Artigos sobre embaixadora da União Europeia

Cabo Verde vai adquirir navio oceânico com o apoio da União Europeia - embaixadora
A União Europeia aprovou um pacote de 12 milhões de euros para aquisição de um navio oceânico, acção e capacitação de técnicos de manutenção e de formação de pilotos para a Esquadrilha Aérea da Guarda Costeira.

Carla Grijó – Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde: “Cabo Verde é um multilateralista nato”
Carla Grijó está no final do seu mandato como Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, que termina a 31 de Agosto de 2025. Um período marcado pela evolução das relações bilaterais, pela mobilização de mais de 380 milhões de euros através da Global Gateway e pela consolidação do arquipélago como parceiro estratégico de Bruxelas. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, a diplomata faz um balanço da cooperação e reflecte sobre o papel que Cabo Verde pode desempenhar no mundo: um país que, diz, nasceu multilateralista e que hoje pode ajudar a construir pontes num contexto internacional cada vez mais fragmentado.

Governo trabalha com União Europeia para ser referência em cibersegurança
O Governo de Cabo Verde quer trabalhar para ser uma referência na área da cibersegurança, com capacidade para formar quadros nesta área. Revelação feita pelo Vice-Primeiro Ministro, ao presidir esta segunda-feira à abertura do Seminário Estratégico Internacional TAIEX INTPA, sobre cibersegurança, na cidade da Praia.

União Europeia financia infraestruturas no valor de 17 milhões de euros
A União Europeia (UE) e o Governo de Cabo Verde assinaram um acordo de investimento, no valor de 17 milhões de euros, para a melhoria de infra-estruturas portuárias e fomento do desenvolvimento económico, nas ilhas do Maio e do Sal. Esta manhã, na Praia, a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, explicou que o acordo prevêm a mobilização de verbas a fundo perdido.

Sofia Moreira de Sousa, Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde : “Solidariedade não pode ser apenas uma palavra”
Há mais de 35 anos que Cabo Verde e a União Europeia têm uma relação baseada, antes de mais, numa significativa e contínua cooperação para o desenvolvimento. No seguimento e aprofundamento do Acordo de Cotonou de 2000, Cabo Verde e a União Europeia decidiram reforçar as suas relações de forma singular através de dois instrumentos: a Parceria Especial e a Parceria para a Mobilidade. Hoje, a União Europeia é o principal parceiro de Cabo Verde, inclusive no combate à pandemia da Covid-19. Sofia Moreira de Sousa, Embaixadora da União Europeia no arquipélago, falou com o Expresso das Ilhas sobre o que está a ser feito, sobre a visão da União Europeia para lidar com a pandemia a nível global e sobre a recuperação que virá a seguir.

Destaques da edição 962
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Sofia Moreira de Sousa, Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde: “Solidariedade não pode ser apenas uma palavra”.

União Europeia apoia cinco novos projectos em Cabo Verde
A União Europeia vai apoiar cinco novos projectos em Cabo Verde, orçados em cerca de 276 mil contos. Os cinco projectos seleccionados por concurso público têm por objectivo promover os direitos, participação e inclusão sócio-económica das camadas mais vulneráveis da sociedade.

Embaixadora da União Europeia visita Santa Catarina
A Embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, visita esta quarta-feira, 06, o concelho de Santa Catarina, interior de Santiago. Em agenda está um projecto da edilidade com vista a criar alternativas à apanha de inertes.

IPC discute plano estratégico de educação patrimoninal
Acontece hoje, na cidade da Praia, o Atelier de Socialização do Plano Estratégico de Educação Patrimonial. A iniciativa é promovida pelo Instituto do Património Cultural (IPC) e Fundação Amílcar Cabral, em parceria com a Fundação Lelio e Lisli Basso, de Itália.

Governo satisfeito com nível de execução do programa de emergência
Um total de 48,3% dos mais de 1 milhão de contos do programa de emergência para atenuar os efeitos da seca e do mau ano agrícola 2017/2018 já foram utilizados na implementação do referido programa.
mais