Edição 1252

PorExpresso das Ilhas,26 nov 2025 0:05

Destaque de manchete para a situação vivida no norte de Santigo após as chuvas do passado dia 13.

Os estragos causados pelas chuvas da passada quinta-feira, dia 13, em Santiago Norte, já estão a ter impacto directo na agricultura, no comércio e no sector turístico local, com a quebra na produção de frutas e hortícolas e os danos em infra-estruturas. Os produtores alertam que os efeitos poderão não ficar confinados à região, com possíveis consequências para o mercado interno e para as outras ilhas.

Já o Governo aprovou e anunciou um conjunto de medidas de protecção e resposta para a região Norte de Santiago.

Também em destaque está a situação das mulheres perante a violência.

Uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual. Em Cabo Verde, uma em cada seis mulheres (17.3%) já sofreram agressões, um número abaixo da média, mas ainda preocupante. A cada ano, a realidade mundial muda apenas 0,2%. Perante a estagnação, a OMS apresenta um novo guia de prevenção, mas alerta: sem mais dinheiro e vontade política, 2030 chegará sem mudanças reais.

Na capa desta edição do Expresso das Ilhas também damos destaque à confirmação da venda da maioria do capital do BCA à Coris Holding.

O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou esta segunda-feira, 24, em comunicado que o seu Conselho de Administração, reunido a 20 de Novembro, decidiu não se opor ao projecto de aquisição de 59,81% dos direitos de voto e das acções do Banco Comercial do Atlântico (BCA) pela Coris Holding, S.A.

Também em destaque está a discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2026.

O Expresso das Ilhas ouviu os três partidos com assento parlamentar e recolheu posições distintas entre os grupos parlamentares, que antecipam um debate intenso sobre prioridades económicas, sociais e fiscais.

Em São Vicente o destaque vai para a inauguração da Central Solar fotovoltaica de Norte de Baía/Salamansa, um projecto de 6MW que foi apresentada como o primeiro parque solar deste tipo instalado na ilha.

A infraestrutura foi inaugurada pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, que destacou a sua relevância no reforço da produção de electricidade a partir de fontes renováveis e na redução dos custos energéticos para o país.

Na Cultura o destaque vai para mais uma edição do MornaFest, o evento que, todos os anos, celebra a morna em vários palcos de Cabo Verde está de volta à estrada com a sua 12.ª edição. Este ano, cinco municípios recebem o festival, que visa a valorização, salvaguarda e divulgação da Morna. Depois do arranque, em Junho, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, o evento regressa agora com espectáculos em outros pontos do país, como Ribeira Brava (São Nicolau), São Filipe (Fogo), Cidade da Praia e São Vicente.

A ler igualmente os artigos de opinião ‘Quando o céu chora’, de Paulo Veiga e ‘15 Factos sociais apenas, que desmontam a actual corrente negacionista em Cabo Verde2 escrito por Benvindo Rodrigues.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 nov 2025 0:05

Editado porAndre Amaral  em  26 nov 2025 0:05

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.