Artigos sobre Direcção Geral do Trabalho
Entre tragédias, progressos e desafios sociais
Tragédias e avanços marcaram o ano em Cabo Verde: desde um fatal ataque a faca no primeiro dia do ano até à implementação de mudanças significativas como o aumento de licenças de maternidade e paternidade, além de desafios na área da saúde e reivindicações por melhores condições de trabalho em diversos sectores.
Os trabalhadores da ilha do Maio estão abandonados- Joaquina Almeida
A secretária-geral da UNTC-CS considera que os trabalhadores do Maio estão abandonados. A conclusão resulta de uma visita de trabalho de três dias à ilha.
Vigilantes realizam greve de três dias
Os vigilantes das empresas de segurança privada em Cabo Verde pretendem realizar, de 21 a 23 de Setembro, uma greve devido à não implementação da grelha salarial.
‘Lay-off’: DGT alerta empresas para a necessidade de indicar o dispositivo legal de proibição de actividade
A Direcção-geral do Trabalho (DGT) alerta as empresas impedidas de exercer as suas actividades para necessidade de indicação do dispositivo legal de proibição de actividades e comunicação de adesão ao regime de suspensão de contrato de trabalho (‘Lay-off’).
Mais de 13 mil contratos de trabalho suspensos
A Direcção Geral do Trabalho registou, até 17 de Abril, cerca de 13. 332 pedidos de suspensão do contrato de trabalho, referentes a um total de cerca de 661 empresa. Santiago lidera no número de empresas, mas é no Sal que há mais trabalhadores afectados.
Sindicalista alerta para possibilidade de instabilidade social
O presidente do Sindicato da Indústria, Comércio e Serviços de São Vicente alerta para a possibilidade de os trabalhadores adoptarem formas de luta que fujam ao controlo sindical. Em causa, a situação laboral considerada nada boa, devido ao não aumento salarial e perda do poder de compra.
DGT garante que se limitou a cumprir as regras no processo do SINCOP
A Direcção Geral do Trabalho (DGT) diz que a demora na publicação do Estatuto do Sindicato Nacional dos Condutores Profissionais (SINCOP), deve-se à verificação de irregularidades em alguns clausulados do estatuto sindical.
mais