Artigos sobre Arlindo Barreto
O conhecimento não se gera só no ambiente das escolas e universidades
A qualidade do ensino básico e secundário em Cabo Verde e as competências dos alunos à entrada na universidade são recorrentemente tema de debate e críticas. A pouco tempo do início de mais um ano lectivo, este foi também o principal tópico de uma conversa com o Reitor da Universidade de Cabo Verde, que defende, por um lado, a necessidade de adaptar o ensino aos novos tempos e “à forma como a nova geração percebe o mundo” e, por outro, a importância de manter o que é “essencial e perene” para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os efeitos do uso inadequado dos ecrãs, que moldam os cérebros, afectando habilidades de leitura e concentração são também abordados por Arlindo Barreto. E uma ideia permeia toda a entrevista: a qualidade de educação, preparação e criação de competências nos alunos é um trabalho colectivo, que envolve vários actores e vai muito além das salas de aula.
Edição 1188
AVISO aos LEITORES: Informamos que, devido a uma avaria técnica na gráfica, a edição do jornal que deveria estar nas bancas hoje, quarta-feira, não foi publicada. A situação já está a ser resolvida e o jornal estará disponível amanhã, quinta-feira. Agradecemos a compreensão e pedimos desculpa por qualquer inconveniente.
Novo reitor da Uni-CV aponta sustentabilidade e formação como principais desafios para instituição
O novo reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Arlindo Barreto, aponta a sustentabilidade e a formação dos docentes e pessoal não docente, como os principais desafios a enfrentar durante o seu mandato.
“Confiança”, “inclusão” e “impacto social”. Três caminhos para o futuro da Uni-CV
Três candidatos disputam o mais importante cargo da maior universidade pública do país. Eleições agendadas para 19 de Janeiro.
mais