Artigos sobre Língua
Cabo Verde: Singularidade e Particularidade
Encontradas sem populações autóctones em 1460, as ilhas de Santiago e Fogo começaram a ser povoadas por europeus e africanos em 1462. No século XVI estendeu-se à ilha do Maio. Na segunda metade do século XVII, já com filhos-da-terra e gentes-de-fora vindas de Portugal, as ilhas montanhosas e agrícolas de Santo Antão, São Nicolau e Brava avançaram no mesmo caminho. Seguiram-se a ilha portuária de São Vicente, povoada no final do século XVIII, bem como as ilhas da Boa Vista e Santa Luzia. A ilha do Sal completou o ciclo em inícios do século XIX.
Ninguém tem uma língua como a sua (e o seu paladar sabe disso)
Análise 3D revelou que as nossas línguas são únicas – tão individuais como as nossas impressões digitais.
ALMA-CV defende oficialização e investimentos para valorização da língua crioula
A Associação da Língua Materna Cabo-verdiana (ALMA-CV) defendeu hoje, na Cidade da Praia, a necessidade da oficialização e de investimentos para continuar a promoção e a valorização da língua crioula.
Os chimpanzés têm a sua própria língua (e já foram descobertas 390 “frases” diferentes)
Os grunhidos e gritos emitidos pelos chimpanzés não são aleatórios, de acordo com um novo estudo, que descobriu 12 tipos diferentes de chamamentos e 390 sequências vocais únicas usadas pelos animais.
Não adiar o futuro com divisões
Pela primeira vez num acto solene de primeira grandeza como é o de investidura do presidente da república o discurso do presidente eleito foi proferido num modo bilingue, parte em português, parte em crioulo.
mais