Os chimpanzés têm a sua própria língua (e já foram descobertas 390 “frases” diferentes)

PorExpresso das Ilhas,6 jun 2022 7:59

Os grunhidos e gritos emitidos pelos chimpanzés não são aleatórios, de acordo com um novo estudo, que descobriu 12 tipos diferentes de chamamentos e 390 sequências vocais únicas usadas pelos animais.

A linguagem não é algo exclusivo dos humanos. Já sabemos da importância dos sons para alguns animais, como as baleias, mas um novo estudo encontrou sequências vocais específicas entre chimpanzés.

A pesquisa, citada pelo zap.aeiou.pt, foi publicada na Communications Biology e analisou quase 5000 gravações com uma duração total de 900 horas de 46 chimpanzés selvagens adultos na Costa do Marfim. A equipa descobriu 390 sequências vocais únicas que funcionam quase como frases.

Em comparação com os inúmeros significados da comunicação verbal humana, 390 frases distintas parece pouco. No entanto, esta é a primeira vez que uma pesquisa descobre estes padrões entre os primatas, pelo que podem ainda haver muitas outras combinações que a ciência desconhece.

Na análise às vocalizações, os autores identificaram como os sons podiam ser emitidos singularmente ou combinados em sequências de duas ou três unidades. A equipa criou um mapa das redes em que os sons eram combinados e qual a ordem em que estas combinações eram feitas.

No total, foram descobertos 12 tipos diferentes de chamamentos (incluindo grunhidos, arquejos, latidos, gritos ou gemidos) que pareciam ter significados diferentes dependendo do contexto em que eram usados, revela o Science Alert.

“Os grunhidos singulares, por exemplo, foram predominantemente emitidos à comida, enquanto que os grunhidos ofegantes são maioritariamente emitidos como uma vocalização submissa de saudação”, escrevem os autores, citados pela mesma fonte. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1070 de 1 de Junho de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,6 jun 2022 7:59

Editado porAndre Amaral  em  6 jun 2022 7:59

pub.
pub.
pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.