Artigos sobre Mo Ibrahim
Uma leitura da Democracia Cabo-Verdiana com base em indicadores
“As democracias estão em declínio ou estagnadas diante de um contexto global em rápida mudança. Mesmo os países anteriormente considerados democracias ‘estabelecidas’ têm vulnerabilidades que não podem ser ignoradas. Ao mesmo tempo, os regimes democráticos não defenderam de forma convincente que podem oferecer o que as pessoas precisam” O Estado Global da Democracia 2022 - Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA)
Cabo Verde desce para a quarta posição do Índice Ibrahim de Governação Africana
Cabo Verde desceu para a quarta posição do Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) de 2020 entre 54 países avaliados, de acordo com o relatório hoje publicado.
Mo Ibrahim decepcionado com falta de atenção da COP27 a África
O empresário e filantropo Mo Ibrahim considerou a conferência climática COP27 “uma desilusão”, que deu pouca atenção a África, apesar da vulnerabilidade do continente perante as alterações climáticas e potencial para ajudar na transição energética.
Estado ideologicamente comprometido?
Pelo telejornal da TCV, na segunda-feira à noite, podia-se ficar com a impressão que Cabo Verde teria regredido para a condição de um Estado que, embora afirmando-se uma democracia, vestia as roupagens ideológicas do regime de partido único dos primeiros quinze anos pós-independência.
A democracia precisa de uma sociedade civil actuante
É consenso geral que a democracia para se consolidar precisa de ter uma sociedade civil actuante e ciosa da sua autonomia. Tocqueville nas primeiras décadas da república americana já chamava a atenção para a importância crucial do associativismo e do que hoje se chama de capital social para o funcionamento pleno da democracia.
Presidente cessante do Níger vence Prémio Mo Ibrahim deste ano
O Presidente cessante do Níger, Mahamadou Issoufou, ganhou a edição deste ano do Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana, anunciou hoje a fundação, que anualmente atribui este galardão a líderes excepcionais no continente africano.
Fundação Mo Ibrahim alerta para importância das estatísticas na governação e elogia Cabo Verde
Os países africanos precisam de dados estatísticos robustos para poderem conceber políticas eficientes para a educação ou saúde, avisou a directora executiva da Fundação Mo Ibrahim, Nathalie Delapalme, que elogiou Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Jovens africanos vítimas da regressão no investimento em educação no continente
Os países africanos regrediram nos últimos cinco anos no acesso dos jovens à educação e formação que facilite o acesso a empregos, conclui um relatório da Fundação Mo Ibrahim publicado hoje.
África deve começar a “falar seriamente” sobre planeamento familiar - Mo Ibrahim
O empresário e filantropo Mo Ibrahim defendeu sábado, em Abidjan, que África tem de “falar seriamente” sobre planeamento familiar porque os recursos são insuficientes para gerir “o tsunami de juventude” que representa o crescimento demográfico do continente.
Educação em Cabo Verde deve melhorar em qualidade e pertinência – Pedro Pires
O ex-Presidente Pedro Pires considera que “a melhoria da educação em qualidade e pertinência seria um ganho extraordinário para o desenvolvimento” de Cabo Verde, que recuperou a terceira posição no Índice Ibrahim de Governação Africana 2018.
Destaques da edição 846
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com Jean-Paul Dias, ex-ministro senegalês: Cabo Verde pode ficar na CEDEAO, mas deve pensar em caminhar sozinho.
mais