Artigos sobre Mo Ibrahim

Cabo Verde desce para a quarta posição do Índice Ibrahim de Governação Africana
Cabo Verde desceu para a quarta posição do Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) de 2020 entre 54 países avaliados, de acordo com o relatório hoje publicado.

Mo Ibrahim decepcionado com falta de atenção da COP27 a África
O empresário e filantropo Mo Ibrahim considerou a conferência climática COP27 “uma desilusão”, que deu pouca atenção a África, apesar da vulnerabilidade do continente perante as alterações climáticas e potencial para ajudar na transição energética.

Estado ideologicamente comprometido?
Pelo telejornal da TCV, na segunda-feira à noite, podia-se ficar com a impressão que Cabo Verde teria regredido para a condição de um Estado que, embora afirmando-se uma democracia, vestia as roupagens ideológicas do regime de partido único dos primeiros quinze anos pós-independência.

A democracia precisa de uma sociedade civil actuante
É consenso geral que a democracia para se consolidar precisa de ter uma sociedade civil actuante e ciosa da sua autonomia. Tocqueville nas primeiras décadas da república americana já chamava a atenção para a importância crucial do associativismo e do que hoje se chama de capital social para o funcionamento pleno da democracia.

Presidente cessante do Níger vence Prémio Mo Ibrahim deste ano
O Presidente cessante do Níger, Mahamadou Issoufou, ganhou a edição deste ano do Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana, anunciou hoje a fundação, que anualmente atribui este galardão a líderes excepcionais no continente africano.

Fundação Mo Ibrahim alerta para importância das estatísticas na governação e elogia Cabo Verde
Os países africanos precisam de dados estatísticos robustos para poderem conceber políticas eficientes para a educação ou saúde, avisou a directora executiva da Fundação Mo Ibrahim, Nathalie Delapalme, que elogiou Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Jovens africanos vítimas da regressão no investimento em educação no continente
Os países africanos regrediram nos últimos cinco anos no acesso dos jovens à educação e formação que facilite o acesso a empregos, conclui um relatório da Fundação Mo Ibrahim publicado hoje.

África deve começar a “falar seriamente” sobre planeamento familiar - Mo Ibrahim
O empresário e filantropo Mo Ibrahim defendeu sábado, em Abidjan, que África tem de “falar seriamente” sobre planeamento familiar porque os recursos são insuficientes para gerir “o tsunami de juventude” que representa o crescimento demográfico do continente.

Educação em Cabo Verde deve melhorar em qualidade e pertinência – Pedro Pires
O ex-Presidente Pedro Pires considera que “a melhoria da educação em qualidade e pertinência seria um ganho extraordinário para o desenvolvimento” de Cabo Verde, que recuperou a terceira posição no Índice Ibrahim de Governação Africana 2018.

Destaques da edição 846
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com Jean-Paul Dias, ex-ministro senegalês: Cabo Verde pode ficar na CEDEAO, mas deve pensar em caminhar sozinho.
mais