Artigos sobre pedro pires
Equívocos para continuar a controlar o passado e o futuro
O governo apresentou na segunda-feira, dia 18 de Março, o programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da libertação dos presos do Campo do Tarrafal. Não se conhece se o acto foi precedido da publicação de uma resolução do governo.
“Amílcar Cabral era uma personalidade excepcional que não nasce todos os dias” – Pedro Pires
O comandante Pedro Pires caracterizou, hoje, Amílcar Cabral como uma personalidade excepcional que “não nasce todos os dias”, e defende que se deve olhar para ele de forma inteira e não apenas após o seu desaparecimento.
Fundação Amílcar Cabral considera que celebrar centenário de Cabral é um “dever de memoria”
O presidente da Fundação Amílcar Cabral (FAC), Pedro Pires, considera que a comemoração do centenário do herói Nacional é um “dever de memória” e defende que seria interessante colocar as suas obras nos centros das actividades histórico-culturais.
Presidente da República considera que “excessiva partidarização” prejudica desempenho do Estado
José Maria Neves considerou esta quarta-feira, na Praia, que o desempenho da administração pública e do Estado está a ser prejudicado por uma “excessiva partidarização”.
Actual e antigos Presidentes da República reunidos para debater o futuro da política em Cabo Verde
O Presidente da República, José Maria Neves, participa esta quarta-feira no debate sobre o futuro da política em Cabo Verde, que reúne igualmente os antigos chefes de Estado, Pedro Pires e Jorge Carlos Fonseca.
Carta Aberta de Caldeira Marques ao Primeiro-Ministro Pedro Pires
Escrita em Junho de 1982
Pedro Pires prevê classificação de escritos de Cabral um ano antes do centenário
O presidente da Fundação Amílcar Cabral prevê a classificação dos escritos do seu patrono à memória da UNESCO um ano antes da celebração do centenário do nascimento, pedindo “bastante atenção” dos Governos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.
Replicar modelo europeu na União Africana não foi melhor opção
O antigo Presidente da República, Pedro Pires, que há 20 anos esteve na criação da União Africana, admite que replicar o modelo organizacional da União Europeia não terá sido a melhor solução e pede independência financeira da organização africana.
As sete eleições presidenciais de Cabo Verde
A 17 de Outubro de 2021 Cabo Verde vai a votos naquelas que são as sétimas eleições presidenciais em democracia. Nunca a corrida foi tão participada: um total de 8 candidaturas apresentou-se ao Tribunal Constitucional e 7 foram aprovadas, batendo assim qualquer participação anterior. Recordemos as Presidenciais anteriores.
Pedro Pires pede aos actores políticos que tenham em conta a situação epidemiológica do país nas campanhas
O ex Presidente da República, Pedro Pires, pediu hoje aos actores políticos que tenham em conta a situação epidemiológica do país durante as campanhas eleitorais de modo a evitar resolver os problemas que ficam. Pedro Pires fez este pedido hoje, depois de ter sido vacinado com AstraZeneca no Centro de Saúde de Achada Santo António.
Pedro Pires: “Aquilo que se tem construído durante 45 anos é o Cabo Verde possível”
O antigo Presidente da República, Pedro Pires, afirmou este domingo que o sonho de ter um “Cabo Verde ideal” ainda não foi concretizado
Pedro Pires endereça mensagem de admiração e solidariedade aos profissionais da saúde
O antigo Presidente da República, Pedro Pires, endereçou esta quinta-feira, uma saudação de admiração, de simpatia, de carinho e de solidariedade aos profissionais de saúde no país.
O 19 De Fevereiro de 1990, a Mudança do Regime Político e a Instauração da Democracia Representativa em Cabo Verde
Entre os comentadores e fazedores de opinião que se situam no campo político do MPD é frequente e sistemática a tentativa de reduzir o alcance e o valor histórico da decisão do PAICV anunciada a 19 de Fevereiro de 1990. Desta forma, pretendem transferir os méritos da instauração da democracia representativa em Cabo Verde, em exclusivo para o MPD e para os seus dirigentes.
A “abertura política” de 19 de Fevereiro
Cabo Verde não embarcou, em 1975, na chamada terceira onda de democracia, mas em 1990, para fazer face à apatia e insatisfação que se fazia sentir na sociedade e embalando nos ventos políticos vindos da Europa do Leste, o PAICV anunciava, a 19 de Fevereiro, a “abertura política”, ao aprovar medidas que deviam conduzir, “a prazo”, à mudança do regime e ao pluralismo partidário em Cabo Verde.
Congresso do PAICV com 364 delegados e quatro partidos convidados
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ai realizar a partir de sexta-feira o seu XVI Congresso, que contará com 364 delegados e convidados de Angola, São Tomé e Príncipe e Portugal, anunciou hoje o partido.
Ex-PR de Cabo Verde pede para se esperar pela justiça no caso de estudante que morreu em Bragança
O ex-Presidente de Cabo Verde Pedro Pires pediu esta segunda-feira que se espere pelas investigações e pela justiça portuguesa no caso do estudante cabo-verdiano que morreu após agressões em Bragança.
Ministro da Saúde pede “debate profundo” sobre situação dos usuários de drogas em Cabo Verde
O ministro da Saúde defendeu hoje a necessidade de se fazer um “debate profundo” sobre a situação dos usuários de drogas em Cabo Verde, propondo um “maior envolvimento” da sociedade civil e um “reajustamento” na legislação.
Pedro Pires pede cooperação para garantir segurança em Cabo Verde
Pedro Pires apelou à cooperação entre as diferentes instituições para garantir a segurança em Cabo Verde, um "objetivo fundamental" para o futuro do país e transversal a toda a sociedade. O ex-Presidente sublinhou ainda que a responsabilidade para resolver os problemas actuais é, sobretudo, "da nova geração".
Educação em Cabo Verde deve melhorar em qualidade e pertinência – Pedro Pires
O ex-Presidente Pedro Pires considera que “a melhoria da educação em qualidade e pertinência seria um ganho extraordinário para o desenvolvimento” de Cabo Verde, que recuperou a terceira posição no Índice Ibrahim de Governação Africana 2018.
Candidatura de escritos de Amílcar Cabral à Memória do Mundo não é uma competição
O presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires, disse terça-feira que a instituição não está em competição para candidatar os escritos do líder histórico da independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde ao programa "Memória do Mundo", da UNESCO.
mais