Artigos sobre Guiné
Fattú Djakité, o Mundo aproxima-se
Ouvindo o espetáculo de Fattú Djakité, pensava o que será destaque na artista.
Fattú Djakité quer internacionalizar-se e pisar outros palcos
A cantora Fattú Djakité lançou recentemente, na Cidade do Mindelo, o seu primeiro álbum intitulado “Praia-Bissau”. O álbum está disponível nas plataformas digitais e à venda em formato físico. Em conversa com o Expresso das Ilhas, a cantora falou desse seu primeiro álbum que chega depois de vários anos de luta.
Representante da Guiné Bissau considera Cabo verde avançado na questão da educação inclusiva
O ponto focal do Centro Regional KIX África 21 para a Guiné-Bissau, Braima Mane, considerou hoje, no encerramento do “Atelier sobre partilha de experiências entre os países lusófonos (Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe) ” que Cabo Verde está muito avançado na questão da educação inclusiva.
Os tempos clamam por um Estado mais eficiente em tudo
Nos últimos dias vem-se desenvolvendo uma controvérsia à volta da participação do presidente da república numa cimeira da CEDEAO no Gana. Primeiro, através de um comunicado, os serviços da presidência da república anunciaram que por razões logísticas e financeiras o PR não iria estar presente no encontro de Chefes de Estado e de Governo marcado para o dia 4 de Junho.
Priorizar o interesse colectivo
Como fazer para desenvolver Cabo Verde é a grande questão sempre colocada por gerações e gerações de cabo-verdianos ao longo dos séculos. Durante todo esse tempo, recomendações, sugestões e palpites sucederam-se na busca de respostas.
Catorze de Fevereiro
Mil novecentos e sessenta e três. A guerra colonial e os seus muitos lados. Caos nas nossas cabeças. Incapacidade para definir, compreender ou aceitar interdições, proibições e conceitos absolutos.
Uma tentativa e três Golpes de Estado
A Guiné-Bissau viveu, no passado dia 1, (mais) uma tentativa de golpe de Estado. Ao fim de algumas horas o “poder” estava reposto, mas há mortos a lamentar. A concretizar-se, este teria sido o quarto golpe de Estado na sub-região, em apenas 18 meses, depois dos golpes militares no Mali, Guiné-Conacri e Burkina Faso.
OMS diz que "não há provas" da presença do vírus Ébola na Costa do Marfim
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que "não há provas" da presença do vírus Ébola na Costa do Marfim, após novas análises do Instituto Pasteur, em Lyon (França).
Cabo-verdianos que nasceram na Guiné são Guineenses - Sissoko Embaló
O presidente da Guiné-Bissau considera inaceitável que os filhos dos guineenses nascidos em Cabo Verde não tenham nacionalidade cabo-verdiana.
Djam Neguin cria rede de grupos de dança da CPLP
A CPLP terá uma rede de grupos de dança, criada pelo bailarino e coreógrafo cabo-verdiano Djam Neguin. A informação foi avança esta manhã, no acto de apresentação do programa “Menos Álcool, Mais Dança”, enquadrado na campanha Menos Álcool, Mais vida.
Quando todo mundo virou mestiço
Admitindo que as ilhas de Cabo Verde estavam desertas quando do seu achamento, o encontrão entre povos e culturas europeias e africanas, iniciado no século XV no solo cabo-verdiano, marcou um processo histórico de crioulização, relatado como caso singular no quadro das antigas colónias portuguesas em África.
Futebol: Selecção feminina estreia-se no Torneio UFOA em Serra Leoa
A selecção de Cabo Verde de futebol feminino estreia-se esta terça-feira no torneio das Federações Oeste Africanas (UFOA), que se realiza de 25 de Fevereiro a 07 de Março, disputado no Estádio Bo City, na Serra Leoa.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora : “Na Praia viveu-se acaloradamente o fim do Antigo Regime e as lutas entre facções liberais”
Segunda e última parte da entrevista à historiadora portuguesa Maria de Lurdes Caldas, autora do livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, galardoado no ano passado com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram nos mais variados domínios – político, intelectual, científico e académico.
EDITORIAL : Dilemas
Na primeira sessão plenária de Fevereiro da Assembleia Nacional reinou, pelo menos por uma vez, o unanimismo nas posições dos sujeitos parlamentares.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora portuguesa : “Pelas mãos de Baltasar Lopes e de Manuel Lopes cheguei a Cabo Verde e guiada por Teixeira de Sousa alcancei o Fogo” (I)
Foi lançado, em Outubro passado, em Lisboa, o livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, da autoria da historiadora Maria de Lurdes Caldas, galardoado no mesmo ano com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios – político, intelectual, científico e académico – como Eugénio Tavares, Pedro Cardoso, António Carreira, para além de, entre outros, Henrique de Medina Carreira, o ex-Presidente da República Pedro Pires e o actual Presidente Jorge Carlos Fonseca.
Ministro da Saúde pede “debate profundo” sobre situação dos usuários de drogas em Cabo Verde
O ministro da Saúde defendeu hoje a necessidade de se fazer um “debate profundo” sobre a situação dos usuários de drogas em Cabo Verde, propondo um “maior envolvimento” da sociedade civil e um “reajustamento” na legislação.
Viagem para o Maranhão custou mais de 100 contos a cada migrante
Depois de inicialmente ter sido garantida, pela Polícia Federal e pela comunicação social brasileira, a presença de cabo-verdianos a bordo do catamaran rebocado para o porto de São José de Ribamar, no Maranhão, acabou por não se confirmar.
Navio com migrantes cabo-verdianos resgatado no nordeste do Brasil
Governo Estadual do Maranhão e Polícia Federal revelaram que navio com migrantes africanos, entre eles cabo-verdianos, foi rebocado, este sábado, 19, por um barco de pesca para o porto de São José de Ribamar, no Maranhão, nordeste do Brasil.
mais