Artigos sobre António Carreira
Não é a primeira vez que as escolas fecham por causa de uma calamidade
O Mundo, neste momento, está a registar um surto epidémico do chamado novo coronavírus – COVID -19. O Governo tem adotado um conjunto de medidas de cunho restritivas, porém necessárias e preparatórias, em sintonia com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), por forma a fazer face ao COVID -19.
Mãe crioula, mulher orgulhosamente só
A situação de pobreza e carência em que vive a mãe crioula não se resume à relação de desigualdade que persiste na distribuição de recursos entre homens e mulheres, mas também prende-se com o défice de assunção das responsabilidades parentais (mormente financeiras) por parte do pai crioulo. Isto significa que, além de ter acesso a menos recursos, são os rendimentos que a mulher ganha, debaixo do lume de sol, que cobrem as despesas de sustento, educação e lazer dos filhos.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora : “Na Praia viveu-se acaloradamente o fim do Antigo Regime e as lutas entre facções liberais”
Segunda e última parte da entrevista à historiadora portuguesa Maria de Lurdes Caldas, autora do livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, galardoado no ano passado com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram nos mais variados domínios – político, intelectual, científico e académico.
Revolta de Ribeirão Manuel: 110 anos no dia 12 de Novembro de 2020
O regime tinha mudado em Portugal, com a implantação da República a 5 de Outubro de 1910. O novo governador Arthur Marinha de Campos tomou posse no comando das ilhas no dia 14 de Novembro. Antes da tomada de posse, no dia 12 de Novembro, tinha-se iniciado a chamada Revolta de Ribeirão Manuel. Com o seu canhão de guerra, o governador Marinha de Campos aportou-se na Ribeira da Barca no dia 17 de Novembro, causando terror nos povoados de Santa Catarina.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora portuguesa : “Pelas mãos de Baltasar Lopes e de Manuel Lopes cheguei a Cabo Verde e guiada por Teixeira de Sousa alcancei o Fogo” (I)
Foi lançado, em Outubro passado, em Lisboa, o livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, da autoria da historiadora Maria de Lurdes Caldas, galardoado no mesmo ano com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios – político, intelectual, científico e académico – como Eugénio Tavares, Pedro Cardoso, António Carreira, para além de, entre outros, Henrique de Medina Carreira, o ex-Presidente da República Pedro Pires e o actual Presidente Jorge Carlos Fonseca.
O equívoco de Pidgiguiti e a figura de António Carreira
Pigikintá…Pinginkinti…Pigingotá… raio de nome difícil! Ehn! – Que nos idos e agitados tempos dos primórdios da independência – nem os então “irmãos” (1974-1980) cabo-verdianos o sabiam pronunciar e muito menos escrevê-lo com alguma aproximação correcta! Por muito que quisessem descrever o conflito laboral que se passou em 1959 na cidade de Bissau, como sendo iniciativa do PAIGC.
mais