Artigos de Armindo Ferreira no nosso arquivo
Breve nota de apresentação de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe: Esquema de uma Evolução Conjunta
Breve Nota de Apresentação «A doutrina segundo a qual o contacto das culturas negras com as europeias provoca o aparecimento de uma civilização nova baseia-se na ideia de que toda a civilização vive de empréstimos. E, daí, infere-se que a colonização, pondo em contacto duas civilizações diferentes, levará a civilização indígena a tomar elementos culturais à civilização do colonizador e que resultará desse casamento uma civilização nova, uma civilização mestiça. O erro de tal doutrina está em que ela repousa sobre a ilusão de que a colonização é um contacto de culturas como qualquer outro contacto e que nela todos os empréstimos se equivalem. A verdade é outra: o empréstimo só é válido quando ele é reequilibrado por um estado interior que o solicite e que em definitivo o integre no sujeito, o qual sujeito, assimilando esse elemento emprestado, o torna seu»
O Genocídio Ocultado – O tráfico negreiro árabo-muçulmano
Uma breve impressão de leitura. Tenho lido muitos livros sobre a escravatura.
Eleições Presidenciais – uma abordagem inquietante
Fiquei triste. Muito triste mesmo. Não só porque não esperava, mas sobretudo pelos resultados em si próprios desequilibrados tendo em conta o suposto apoio do partido que ele, Carlos Veiga, ajudou a fundar e que acabara de sair vitorioso, ainda há bem poucos meses, de uma disputa eleitoral, bem como o histórico das anteriores eleições presidenciais, designadamente, o “score” das suas duas anteriores participações.
A (ir)responsabilidade da Gestão de Topo da nossa Administração
O Serviço Público é uma responsabilidade do Estado. Visa servir os cidadãos em toda a sua extensão.
A deriva do MpD, Figuras do Estado e o Dia do Município
Recebi, por e-mail, um texto (autor devidamente identificado) há já algum tempo, não muito, uma vez que dizia respeito a uma data referenciada – aniversário da fundação do MpD (14.03.1990) – um pequeno texto, que, galgando a onda do anglicismo que hoje vagueia pelo mundo, se designa por “post”, que a seguir reproduzo, com a devida vénia, por com ele concordar, embora ache que o autor tenha sido algo comedido na sua apreciação: “OS DOIS EMEPÊDÊS...
O equívoco de Pidgiguiti e a figura de António Carreira
Pigikintá…Pinginkinti…Pigingotá… raio de nome difícil! Ehn! – Que nos idos e agitados tempos dos primórdios da independência – nem os então “irmãos” (1974-1980) cabo-verdianos o sabiam pronunciar e muito menos escrevê-lo com alguma aproximação correcta! Por muito que quisessem descrever o conflito laboral que se passou em 1959 na cidade de Bissau, como sendo iniciativa do PAIGC.
A Ofensiva dos “Melhores Filhos” e a Cumplicidade dos “Filhos Pródigos” e “Adoptivos”
O respeito pela dignidade, pela diferença, pelas instituições e pelo primado da lei são indicadores essenciais para uma primeira abordagem sobre a saúde de uma democracia.
mais