Artigos sobre Manuel Lopes
Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas e Políticas Editoriais – Desafios e Oportunidades
A promoção da leitura é um factor essencial para o desenvolvimento de Cabo Verde, indo além da simples acumulação de conhecimento e aumento de capacidades. Ler estimula a criatividade, incentiva o pensamento inovador e ajuda a formar uma base sólida para a procura de soluções criativas e eficazes diante de qualquer desafio.
Cultura e outras derivas
Há muito tempo que não visito publicamente questões sobre a Cultura. Especialmente em Cabo Verde. Perdi o pé, perdi o fio à meada dos meandros por que se cosem hoje as coisas da e sobre cultura: políticas públicas de cultura; práticas de cultura; educação e cultura; economia da cultura; confusões e equívocos terminológicos e conceptuais nesse campo que vão sendo produzidos aqui e acolá.
Diário de António Pedro
Para assinalar os 90 anos da publicação do Diário (Praia, Imprensa Nacional, 1929), e os 110 anos do seu autor, António Pedro [Costa] (Praia, 09.Dez.1909 – Moledo do Minho, 17.Agosto.1966), artista plástico surrealista, homem de teatro, escritor, poeta e jornalista, a Livraria Pedro Cardoso lança no dia 7 de Janeiro, sexta-feira, a edição facsimilada dessa obra, organizada pelo Professor universitário e antropólogo Manuel Brito-Semedo, com apresentação da Professora universitária Elvira Reis.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora portuguesa : “Pelas mãos de Baltasar Lopes e de Manuel Lopes cheguei a Cabo Verde e guiada por Teixeira de Sousa alcancei o Fogo” (I)
Foi lançado, em Outubro passado, em Lisboa, o livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, da autoria da historiadora Maria de Lurdes Caldas, galardoado no mesmo ano com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios – político, intelectual, científico e académico – como Eugénio Tavares, Pedro Cardoso, António Carreira, para além de, entre outros, Henrique de Medina Carreira, o ex-Presidente da República Pedro Pires e o actual Presidente Jorge Carlos Fonseca.
Preservar a cabo-verdianidade
No último fim-de-semana aconteceu algo provavelmente sem precedentes. Cabo-verdianos saíram à rua em protesto em todas as ilhas, em várias cidades portuguesas, em algumas cidades noutras partes da Europa e também em Brockton, nos Estados Unidos da América. Nas manifestações e marchas todos mostravam consternação, indignação e revolta pela vida perdida do jovem estudante Giovani Rodrigues, mas o móbil maior das acções de rua foi protestar contra o racismo que estaria na base da sua morte violenta.
Histórias da educação na literatura (V)
[Os Flagelados do Vento Leste de Manuel Lopes] Ao reler um clássico da literatura cabo-verdiana – Os flagelados do vento leste, de Manuel Lopes – deparei-me com a professora Maria Alice, “abandonada no morro do Norte do Meio” na ilha de Santo Antão.
Cabo Verde volta a ter “Chuva Braba”
Regressa às livrarias e bibliotecas do país uma das obras maiores da literatura cabo-verdiana: Chuva Braba. Passadas seis décadas da sua primeira publicação, a Biblioteca Nacional de Cabo Verde reedita este que é um dos títulos mais conhecidos e apreciados de Manuel Lopes.
mais