Artigos de Chissana Magalhães no nosso arquivo
3ª edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal homenageia Orlanda Amarílis e Goethe
A escritora cabo-verdiana pela marca que imprimiu na trajectória da prosa cabo-verdiana. O poeta alemão por ter criado o conceito de literatura-mundo. Orlanda Amarílis e Johann Goethe serão os homenageados pelo Festival Festival de Literatura-Mundo do Sal que este ano acontece de 27 a 30 de Junho, com um pendor assumidamente mais científico do que literário.
Efeitos da lei já se sentem em diferentes domínios
O programa Vagrogue foi desenhado pelo Ministério do Desenvolvimento Rural há quase dez anos, em 2010. Mas foi a partir de 2015, com a criação da lei e entrada em cena da Inspecção Geral das Actividades Económicas que a regulamentação do fabrico e comercialização da aguardente começou a dar passos.
ICCA reduziu em 73% número de crianças em permanência nos centros de emergência
Em 2016 os centros de emergência do Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente tinham à sua guarda 193 crianças em situação de risco. Este número registou uma queda em 73%, anunciou a Ministra da Família e Inclusão Social no II Fórum Internacional Cuidados Alternativos de Crianças que termina hoje na cidade da Praia.
Entre a nostalgia de fim de ciclo e as incertezas do amanhã
Terminaram as aulas para os milhares de alunos que frequentaram no ano lectivo 2018/2019 o 12º ano do Ensino Secundário. Para alguns, falta ainda fazer a Prova Geral Nacional (PGN). Para os que dispensaram, é tempo de últimos preparativos para a tão aguardada festa de finalista. O fim do liceu marca o fim de um ciclo. Marca também, de certa forma, o fim da adolescência. Sobre as expectativas, os medos e anseios quanto ao futuro ouvimos estudantes e pais.
Get It Social continua a defender prioridade das redes sociais no marketing digital
Depois de no ano passado ter conseguido encher o Auditório Nacional Jorge Barbosa e realizado uma extensão em Mindelo, regressa nesta sexta-feira (31) o Social Media Summit Cabo Verde. Nesta sua IV edição o mote original mantém-se: massificar as melhores práticas de marketing digital no uso das redes sociais.
Tarrafal já tem o seu festival literário e é voltado para a literatura infanto-juvenil
O Presidente da República fez ontem, 29, a abertura da I.ª Semana da Literatura Infanto-Juvenil do Munícipio do Tarrafal de Santiago com uma comunicação sobre “Livros, Escrita e Leitura”. Iniciativa da Câmara Municipal local e do projecto Mala de Contos conta com a participação de vários escritores.
Rosa de Porcelana ganha concurso para traduzir biografia de Cesária Évora
A Rosa de Porcelana ganhou recentemente vários concursos para financiamento de traduções de obras para língua cabo-verdiana e portuguesa. A editora foi também seleccionada, de entre 200 candidaturas, para fazer circular obras de Monteiro Lobato fora do Brasil.
Activistas LGBTI querem criminalização da homofobia em Cabo Verde
Activistas das associações de LGBTI de Cabo Verde estão a organizar-se por forma a terem maior visibilidade e prioridades bem definidas. Uma das reinvidicações que querem trazer para o topo da agenda é a criminalização da homofobia e transfobia. No Dia da Luta Contra a Homofobia, o Expresso das Ilhas falou com os activistas Samory Araújo e Helen Lopes sobre estes e outros aspectos da luta.
“Sonhos e Desvarios” em contos de Fátima Bettencourt
O território que escolheu para dar asas à imaginação, e situar os seus personagens e as histórias por estes vividas, é o dos textos curtos. Em contos e em crónicas, Fátima Bettencourt cimentou uma carreira literária que tem já 25 anos, se se usar como marco inicial a publicação do seu primeiro livro, “Semear em Pó”. Este que integra hoje os currículos de cursos de Literatura Africana em universidades estrangeiras e que vai ganhar futuramente uma reedição. Com a Rosa de Porcelana, Fátima Bettencourt lança esta quarta-feira “Sonhos e Desvarios”, o seu terceiro livro de contos, feito de “material” que diz não ser seu.
Santos (também) de Casa
Dia 19 de Maio celebra-se o Município da Praia, que muito se confunde com a Cidade da Praia. Mas Praia município é mais. É também São Tomé, São Francisco e São Martinho Pequeno. Três pequenas localidades arredadas do centro urbano e que crescem no seu próprio ritmo. Um ritmo demasiado lento em alguns casos. Emprego e água são as principais reivindicações. Mas há quem também queira melhor acesso à internet. Consideradas zonas urbanas, estas localidades espelham, na sua reduzida dimensão, as contradições e os desafios que em escala maior vive a cidade da Praia, centro do município.
Assistentes sociais da Macaronésia reunidos na cidade da Praia
Decorre entre hoje (16) e amanhã, no salão de banquetes da Assembleia Nacional, o Congresso de Assistentes Sociais da Macaronésia que pretende reflectir sobre a prática profissional e promover a partilha de experiências oriundas desse espaço geográfico.
Mayra Andrade canta com Emicida na Virada Cultural de São Paulo
O influente rapper brasileiro convidou a cantora cabo-verdiana para o seu show Domingo, 19, na prestigiada Virada Cultural de São Paulo.
26 Anos PJ. Ministra promete mais recursos mas avisa que vai exigir resultados
Ministra da Justiça e do Trabalho presidiu hoje, Domingo, ao acto de celebração dos 26 anos da Polícia Judiciária de Cabo Verde. Janine Lélis assumiu as tensões no seio da instituição e prometeu mais e melhores recursos para o pleno funcionamento da mesma.
Dina Salústio soma novo romance à sua bibliografia
Com a chancela da Rosa de Porcelana editora, chega esta sexta-feira ao público o novo livro de Dina Salústio. Dez anos depois, “Veromar” traz de volta a escritora ao romance, depois de há precisamente um ano ter regressado às publicações com o livro de contos “Filhos de Deus”.
DOCTV CPLP. Filme de Cabo Verde tem ante-estreia esta 5ª em Lisboa
Tem ante-estreia esta quinta-feira, em Lisboa, o documentário Bidon: Nação Ilhéu, vencedor de Cabo Verde do programa DocTV CPLP. O filme de Celeste Fortes e Edson Delgado será exibido no Palácio Conde de Penafiel, em um evento especial de comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Lingua Oficial Portuguesa.
Pedro Gregório Lopes e as Ressonâncias e Flutuações no Oceano da Memória
O título de primeiro arquitecto cabo-verdiano acompanha-o sempre. Desenhou, entre tantas outras obras, o emblemático edifício Galerias e a muito popular Pracinha da Escola Grande (Praça António Lereno, ex- Luis de Camões). Foi também o primeiro arquitecto distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura, atribuído pela Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde. Aos 85 anos provou que ainda era tempo da “primeira vez” e inaugurou, no ano passado, a sua primeira exposição de pinturas em Mindelo. Agora, repete o feito na cidade da Praia. Pedro Gregório Lopes apresenta “Ressonâncias e Flutuações no Oceano da Memória” como “uma espécie de reencontro” consigo mesmo.
De Jovem para Jovem: não à discriminação
Na Cidade da Praia um grupo de jovens está a trabalhar a educação de pares com foco em temas como a identidade, os relacionamentos e a discriminação. A Câmara Municipal da Praia, através do seu Pelouro de Acção Social, é uma das nove parceiras do projecto internacional Recognize & Change, que quer a participação dos jovens na luta contra todas as formas de discriminação, particularmente as relacionadas às diferenças culturais, migratórias e de género.
Praia é cidade há 161 anos
A 29 de Abril de 1858 a vila da Praia de Santa Maria era elevada, por decreto assinado pelo Visconde de Sá da Bandeira, Ministro de Ultramar, à categoria de Cidade. Passados 161 anos, Praia alberga uma população de cerca de 171 mil habitantes e recebe diariamente mais 30 mil indivíduos residentes em outros locais.
Cabo Verde vai ter sistema integrado de informação e seguimento de casos de abuso sexual de menores
Medida de reforço do sistema de protecção da criança e do adolescente em Cabo Verde, o sistema integrado de informação e gestão de dados sobre casos de violência e abuso sexual vai ser criado no quadro da cooperação entre o Governo e o Sistema das Nações Unidas.
Gente Que Lê
Na data de 23 de Abril celebra-se o livro e o autor. Mas desta vez quisemos pôr foco nos leitores. Os iniciantes e os persistentes, que resistem aos novos tempos onde o apelo a outros tipos de conteúdos é cada vez maior.
mais