Artigos sobre Cesária Évora

Biografia polaca da “Diva dos pés descalços” já disponível em português
O livro “Cesária Évora” da escritora Elżbieta Sieradzińska, editado em 2015 na Polónia, já está disponível em língua portuguesa e foi apresentado na Cidade da Praia esta sexta-feira, dia 18 de Dezembro.

Cesária Évora em livro
O livro Cesária Évora é uma das mais importantes biografias feitas sobre a diva maior da música cabo-verdiana, falecida em 2011. A sua leitura permitirá conhecer Cesária Évora para além das luzes da ribalta, nos bastidores, no dia-a-dia e na intimidade, uma preciosa contribuição da crítica genética sobre esta grande artista.

Destaques da Edição 994
Nas vésperas de se assinalar mais um Dia Mundial de Luta Contra a Violência Contra as Profissionais do Sexo o Expresso das Ilhas traz-lhe uma reportagem sobre este “assunto” arriscado e “silencioso”.

Palácio da Cultura realiza 2ª edição do concerto “Elas Cantam Cize”
O Palácio da Cultura Ildo Lobo realiza este sábado, 5, o concerto “Elas Cantam Cize”. Este concerto que já vai na sua 2ª edição, visa celebrar à data de aniversário da “Diva dos pés descalços”.

Hoje é "Dia dos pés descalços”
Celebra-se hoje, 27, mais um aniversário da cantora Cesária Évora, que se estivesse viva completaria 79 anos de vida. Conhecida como "Diva dos pés descalços", por cantar sempre de pés nus, o epíteto dá nome a uma iniciativa que visa homenagear a cantora mais conhecida de Cabo Verde.

Mindel Band, transversal ao tempo
Há discos que parece que chegam quando devem chegar: no momento em que nós precisamos e que sobretudo a música precisa.

Mulheres na música: Um caminho aberto a todas
Desde há muito que a música teve uma forte presença de mulheres em todo o mundo. Este cenário tem crescido ano após anos. E hoje em dia cada vez mais mulheres estão a apostar nessa área não só como cantoras, mas também como produtoras, realizadoras e Dj, esta última ainda de uma forma muito tímida no nosso país.

Mindelo com mil novas camas até 2022
Projectos calendarizados ou já em execução representarão aumento significativo da oferta turística em São Vicente.

2019: Ano da consagração da morna a património da humanidade
O ano terminou com a boa notícia para a nação cabo-verdiana: a morna é elevada a património cultural da humanidade.

Morna no Expresso das Ilhas
Por ocasião da elevação da Morna a Património Imaterial da Humanidade e para assinalar os 8 anos sem a Cesária Évora, o Expresso das Ilhas reedita os editoriais publicados pelo Dia Nacional da Morna, em 2018, e pela a morte da Cize, em 2011.

Morna: percursos na rádio e no disco
Rádio Mindelo, um CD que dá a conhecer o início da carreira da diva Cesária Évora, nos finais dos anos de 1950, através de gravações (hoje raras) realizadas na antiga Rádio Barlavento, em Mindelo, ilha de S. Vicente, é um exemplo da actividade desenvolvida pelas rádios em Cabo Verde na promoção/divulgação da música cabo-verdiana, em particular a Morna.

Morna recebe tributo em Lisboa
Com “Morna Sons, Personagens e Sentimentos”, o Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa está por esses dias a homenagear este género musical, com várias actividades culturais.

VII edição da Morna Fest com espectáculos na Praia e no Mindelo
Mindelo e Praia são os palcos dos espectáculos, no âmbito da 7ª edição da Morna Fest 2019, em homenagem à Morna e aos Trovadores das ilhas. O evento está agendado para a segunda semana de Dezembro com música, palestras e workshops.

Morna: Alma de um Povo
A colecção Morna: Música Rainha de nôs terra (5 livros + CD) começa a ser distribuída em Cabo Verde pelo Expresso das Ilhas a partir do dia 27 de Novembro e, em Portugal, pelo jornal Público a partir de 29 de Novembro, durante cinco semanas.

Expresso das Ilhas distribui colecção "Morna: Música Raínha de Nôs Terra"
O Expresso das Ilhas, por ocasião da Candidatura da Morna a Património Cultural da Humanidade, vai distribuir com o jornal, durante os meses de Novembro e Dezembro, uma colecção de “Morna: Música Rainha de Nôs Terra” (5 livros + CD), que é o resultado de uma parceria com a Editora a Bela e o Monstro e o jornal Público, de Portugal.

Vhils deixa marca na Praia e São Vicente
Novo mural, novo artista e técnica diferente daquilo a que estamos acostumados. O artista que conquistou o mundo com a sua arte, veio a Cabo Verde deixar a sua marca.

Nós éramos todos Cesária
Olhou para mim e de repente “ninguém é de ninguém” perdeu qualquer significado: Cesária era minha. Cesária era nossa. Nós éramos todos Cesária

“É preciso estar do lado do correcto, e o lado correcto é estar junto da Cize” – José Gonçalves
Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, em São Vicente, a obra artística que retrata Cesária Évora, esculpida na parede traseira da Alliance Française do Mindelo. A obra, que homenageia Cize, foi executada em frente à Praça D. Luis, pelo artista português Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils.

Elas Cantam Cize
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Direcção-Geral das Artes e das Indústrias Criativas e do Palácio da Cultura Ildo lobo, realizam o concerto "Elas Cantam Cize", sexta-feira, 30 de Agosto de 2019.

Aniversário de Cesária Évora lembrado pela Google
Diva dos pés descalços faria hoje 78 anos e o Google não esqueceu a data.
mais