Além desta sessão, a Cidade do Mindelo receberá mais duas exibições, nomeadamente esta quarta-feira, 14 e quinta-feira, 15, todas no pátio do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD).
Numa nota enviada, o ministério da Cultura e das Indústrias Criativas refere que neste ano de 2022 assinala-se o 11º ano do desaparecimento físico de Cesária Évora, a maior embaixadora da cultura de Cabo Verde - La Diva aux pieds nus, e Cabo Verde recebe a estreia do documentário “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca.
A exibição do documentário acontece também nas ilhas de Santo Antão e Santiago. O concelho de Ribeira Grande de Santo Antão recebe esta sexta-feira, 16, pelas 20h00, no Terrêr, este documentário sobre a nossa Cize. Na Cidade da Praia, o filme chega no sábado, 17, pelas 20h00 e no domingo, 18, com duas sessões (16h00 e 18h00), na Assembleia Nacional.
A estreia do filme/documentário da autoria de Ana Fonseca é realizada em parceria com a Harmonia Produções. As sessões em Cabo Verde terão entrada gratuita, mediante o levantamento dos bilhetes.
O documentário que relata a vivência de Cesária Évora em São Vicente, a sua simplicidade, a forma como ajudava todos os que batiam à sua porta, como se preocupava em dar uma vida melhor à sua família, mas também a sua relação com a bebida e o seu problema de depressão e bipolaridade.
Com imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos dos familiares, amigos de infância, músicos que trabalharam com ela, do próprio Djô da Silva, fica-se a conhecer a privacidade da cantora de casa para os camarins do mundo que nunca abdicou da sua liberdade.
O documentário “Cesária Évora” já venceu o Prémio Público no Festival Indie Lisboa, em Maio deste ano. Foi também selecção oficial no Festival SXSW, em Austin, nos Estados Unidos, e menção especial no Festival da Cracóvia.
Realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, o documentário é dedicado à artista cabo-verdiana, falecida a 17 de Dezembro de 2011, que se tornou num dos maiores nomes da World Music.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1098 de 14 de Dezembro de 2022.