​Documentário “Cesária Évora” chega a Cabo Verde no próximo mês de Dezembro

PorDulcina Mendes,29 nov 2022 14:24

O Documentário “Cesária Évora”, da realizadora portuguesa Ana Sofia Fonseca chega a Cabo Verde no mês de Dezembro, com seis sessões gratuitas.

A informação foi avançada hoje, pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, numa conferência de imprensa de apresentação dos projectos seleccionados, no âmbito do Edital de Resgate de Música Tradicional Cabo-verdiana.

Na ilha de São Vicente, o documentário será exibido no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), nos dias 13, 14 e 15. Em Santo Antão será no dia 16, em Ribeira Grande, e na Praia será exibido na Assembleia Nacional, nos dias 17 e 18.

Abraão Vicente disse que o filme chega a Cabo Verde, graças ao financiamento do Ministério da Cultura, “o documentário já tinha recebido o financiamento através do Fundo do Turismo”.

O documentário que relata a vivência de Cesária Évora em São Vicente, a sua simplicidade, a forma como ajudava todos que batiam à sua porta, como se preocupava em dar uma vida melhor à sua família, mas também a sua relação com a bebida e o seu problema de depressão e bipolaridade.

Com imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos dos familiares, amigos de infância, músicos que trabalharam com ela, do próprio Djô da Silva, no documentário, conheceu-se a privacidade de casa para os camarins do mundo da Diva dos pés descalços que nunca abdicou da sua liberdade.

O documentário “Cesária Évora” já venceu o Prémio Público no Festival Indie Lisboa, em Maio, também foi selecção oficial no Festival SXSW, em Austin, nos Estados Unidos, e menção especial no Festival da Cracóvia.

Realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, o documentário é dedicado à artista cabo-verdiana, falecida há 10 anos, que se tornou num dos maiores nomes da world music.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,29 nov 2022 14:24

Editado porAntónio Monteiro  em  22 ago 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.