Artigos sobre rádio barlavento

Efeméride: A tomada da Rádio Barlavento em S. Vicente em 9 de dezembro de 1974
A 9 de dezembro comemora-se uma efeméride em Cabo Verde: o 50º aniversário da tomada da Rádio Barlavento. A Rádio Barlavento, localizada em São Vicente, era uma rádio privada e a principal emissora do arquipélago, simbolizando um importante meio de comunicação. Tratou-se de um evento histórico marcante e extraordinário, que culminou um ciclo de meses de agitação política no arquipélago, na sequência do abalo sísmico representado pela Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, em Lisboa.

Espaços com história V
O nome de Augusto Vera-Cruz tinha sido apagado [após a independência] da respectiva rua¹, desde a igreja paroquial até à Rua de Camões também esta desbatizada.

Livro “Bá dal na Rádio” apresentado na Praia
A Livraria Pedro Cardoso apresenta esta sexta-feira, na cidade da Praia, a obra “Bá dal na Rádio! - Memórias da Rádio Barlavento” de Carlos Filipe Gonçalves.

Morna: percursos na rádio e no disco
Rádio Mindelo, um CD que dá a conhecer o início da carreira da diva Cesária Évora, nos finais dos anos de 1950, através de gravações (hoje raras) realizadas na antiga Rádio Barlavento, em Mindelo, ilha de S. Vicente, é um exemplo da actividade desenvolvida pelas rádios em Cabo Verde na promoção/divulgação da música cabo-verdiana, em particular a Morna.

Resiliência democrática precisa-se
O trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim aconteceu no sábado passado, dia 9 de Novembro. Por todo o mundo e em especialmente nas democracias o evento foi saudado com especial relevo nos jornais, rádio e televisão e relembrado em conferências, fóruns e artigos de opinião.

Centro Nacional de Artesanato sem muros, uma nova cultura com pintores de dentro e músicos de fora
A propósito da cerimónia do início com pompa e circunstância de obras que vão ser realizadas no emblemático palacete do Senador Vera Cruz em Mindelo, S. Vicente chama atenção o seguinte: “Esta reabilitação, que, conforme a nova concepção, vai deixar de ter os muros de protecção tanto na parte da frente como no pátio, numa ideia, segundo a mesma fonte, de «liberdade» e de se celebrar uma «nova altura» no país, em que «as casas do Estado e do senhorio também passam a pertencer ao povo» cf. Inforpress, despacho de «04/02/19 - 6:23 p.m.».

Editorial: Incongruências
O Dia Nacional da Rádio foi mais uma vez comemorado pela Rádio de Cabo Verde no dia 9 de Dezembro, desta feita com uma conferência sobre “Desafios do jornalismo na era da pós-verdade: Rádio Pública e o combate às Fake News”.
mais