Artigos de Carlos Filipe Gonçalves no nosso arquivo
Música de Cabo Verde na Europa: do som cósmico à lenda do Funaná
Dois CD de música de Cabo Verde estão a fazer sucesso na Europa do norte (nomeadamente Alemanha, Suécia e Reino Unido). O primeiro lançado no início deste ano tem como suporte «marketing» uma história fantástica sobre como chegaram os sintetizadores à Ilha de S. Nicolau e cativaram o músico Paulino Vieira. O segundo CD recentemente lançado intitula-se “Legend Of Funaná (The Forbidden Music of The Cape Verde Islands)” e tem como suporte uma biografia do tocador de gaita Bitori di Nha Bibinha, e a história do triunfo do Funaná como uma das grandes conquista musicais depois da Independência em 1975.
Cize, o delírio dos fãs e uma traição da energia eléctrica no Mindelo antigo
A Morna “Flor di Nha Esperança” de Cize no disco vinil 45 rpm editado em meados dos 1960 pela CASA MIMOSA, S. Vicente – Cabo Verde, foi divulgada numa página Facebook num post * de 27 de Agosto de 2020 que foi um retumbante sucesso: mil e duzentas partilhas!
O glorioso futebolista do Benfica e histórias de gente conhecida da Praia
Um dos primeiros grandes jogadores do Benfica era crioulo? Nááá! Incrível, mas é verdade! Quem me enviou os dados desta «estória de dias há» foi o meu prezado amigo Artur Mendes, classificado por um outro nosso amigo como «um incansável pesquisador, que tem resgatado da poeira dos arquivos, tudo o que possa contribuir para edificar o património das nossas memórias colectivas»!
O combatente, o google e o envelope de histórias de dias-há
Recebi na segunda-feira 8 de junho a inesperada notícia de falecimento de mais um amigo, o Faka, Nicolau Tolentino… Fiquei triste, mas sobretudo magoado, porque devido às restrições impostas pela pandemia, estava impedido de, presencialmente, poder dizer um adeus, prestar uma homenagem, abraçar e consolar os familiares!
Centro Nacional de Artesanato sem muros, uma nova cultura com pintores de dentro e músicos de fora
A propósito da cerimónia do início com pompa e circunstância de obras que vão ser realizadas no emblemático palacete do Senador Vera Cruz em Mindelo, S. Vicente chama atenção o seguinte: “Esta reabilitação, que, conforme a nova concepção, vai deixar de ter os muros de protecção tanto na parte da frente como no pátio, numa ideia, segundo a mesma fonte, de «liberdade» e de se celebrar uma «nova altura» no país, em que «as casas do Estado e do senhorio também passam a pertencer ao povo» cf. Inforpress, despacho de «04/02/19 - 6:23 p.m.».

O estudo da Unesco, os herdeiros da Cesária… e de como voltam à actualidade artigos abandonados (1)
“O número de trabalhadores envolvidos nas actividades culturais em Cabo Verde aproxima-se aos 19 mil e 200 - diz um relatório do Ministério da Cultura que será apresentado hoje. Isso inclui os trabalhadores a tempo inteiro e a tempo parcial, bem como os formais e informais.”
mais
homepage






