Artigos sobre Centro Nacional de Artesanato
Homenagem : Universo Criativo de Manuel Figueira
A URDI – Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde 2022, realizado em Mindelo em Dezembro passado, foi organizada sob o signo “Tradição Oral – Cultura Imaterial” em homenagem a Manuel Figueira, artista plástico e um dos fundadores do Centro Nacional de Artesanato.Com a presença do artista, foi examinado o “universo criativo de Manuel Figueira” cujo texto de apresentação foi agora adaptado para o Expresso das Ilhas.
Óbito: Artista plástico Manuel Figueira morre aos 85 anos
O artista plástico e um dos mentores do antigo Centro Nacional de Artesanato faleceu hoje, no Mindelo, aos 85 anos, deixando um “património imenso” à cultura cabo-verdiana, tal como descreveu o irmão Tchalé Figueira.
Emigrantes em férias: Um impulso económico valioso para os municípios e o país
Enquanto o período de férias se desenrola, emigrantes que voltam à sua terra natal reencontram não só as suas raízes e entes queridos, mas também fornecem um impulso económico valioso que beneficia tanto os municípios quanto a nação como um todo. A chegada destes visitantes sazonais revigora não apenas o sector do turismo, mas também dinamiza uma variedade de indústrias, desde a gastronomia até ao rent-a-car e o entretenimento, impulsionando o consumo e criando um efeito positivo em cadeia que reverbera por todo o país.
Ministro promete eliminar artesanato de má qualidade das ilhas turísticas
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas afirmou esta quarta-feira no Mindelo que quando a regulamentação do artesanato nacional estiver pronta o seu ministério fará de tudo para eliminar o artesanato de má qualidade da costa ocidental africana, das ilhas turísticas de Cabo Verde.
Centro Nacional de Artesanato sem muros, uma nova cultura com pintores de dentro e músicos de fora
A propósito da cerimónia do início com pompa e circunstância de obras que vão ser realizadas no emblemático palacete do Senador Vera Cruz em Mindelo, S. Vicente chama atenção o seguinte: “Esta reabilitação, que, conforme a nova concepção, vai deixar de ter os muros de protecção tanto na parte da frente como no pátio, numa ideia, segundo a mesma fonte, de «liberdade» e de se celebrar uma «nova altura» no país, em que «as casas do Estado e do senhorio também passam a pertencer ao povo» cf. Inforpress, despacho de «04/02/19 - 6:23 p.m.».
"Manter a identidade do artesanato de Cabo Verde tem sido uma luta de resistência"
O mestre Artesão Marcelino dos Santos afirma que preservar e manter a identidade do artesanato cabo-verdiano tem sido uma luta de resistência. Posição defendida em entrevista a Rádio Morabeza, à margem da URDI 2018, que por estes dias decorre no Mindelo.
Concurso Boka Panu selecciona 13 projectos
Foram 13 os projectos seleccionados pelo concurso organizado pelo Centro Nacional de Artesanato e Design, e que a partir de hoje começam a ser encaminhados para oficinas de artesanato em Mindelo para execução do respectivo protótipo.
CNAD pode mudar a vida das pessoas, das comunidades e do país
Com a reestruturação, em Janeiro de 2018, o Centro Nacional de Artesanato (CNAD) passou a designar-se Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, um instituto público com autonomia financeira de gestão e patrimonial. Agora, um dos objectivos é alavancar a vida do artesão, um facto que, espera-se, terá um efeito multiplicador, como assegura Irlando Ferreira nesta entrevista.
Destaques da edição 873
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque a Quebra Canela: Um quebra-cabeças urbanístico e ambiental.
mais