Destaques da edição 873

PorExpresso das Ilhas,22 ago 2018 0:15

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque a Quebra Canela: Um quebra-cabeças urbanístico e ambiental.

Com o avançar das obras para a construção de mais um espaço na ribanceira que circunda a praia de Quebra Canela, a mais frequentada da cidade da Praia, um grupo de banhistas resolveu levar mais adiante as reclamações e endereçaram às autoridades uma carta onde denunciam aquilo que entendem ser um atentado ecológico e ambiental e o fim anunciado da emblemática praia. A Câmara Municipal da Praia reagiu ao Expresso das Ilhas.

Também neste número, José Carlos Leandro, Vice-Presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve: O All Inclusive seca tudo à volta. O Algarve recebeu 4 milhões de turistas no ano passado, o que correspondeu a 18 milhões de dormidas e representa cerca de metade dos rendimentos obtidos pelo sector em Portugal. O turismo no sul de Portugal começou há cerca de 40 anos, com os ingleses, mas muitos dos desafios de hoje têm algumas semelhanças com os que Cabo Verde enfrenta, seja o peso dos grandes operadores, seja os problemas causados pelo All Inclusive. Para falar destas, e de outras questões, o Expresso das Ilhas entrevistou José Carlos Leandro, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Alisios Imobiliária e Turismo S.A. e Vice-Presidente da AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve).

Óbito: Kofi Annan, ou a visão de um mundo desenvolvido e em Paz. A diplomacia mundial perdeu uma das suas figuras incontornáveis. Kofi Annan, Nobel da Paz e 7º Secretário-Geral das Nações Unidas, faleceu no passado sábado, 18, em Berna (Suíça). Na memória ficará o seu carisma e elegância e também o forte sentido humano e humanitário com que geriu os seus dois mandatos. Apesar de uma carreira pontuada por alguns fracassos é o rosto de uma ONU focada no desenvolvimento global e na responsabilidade de proteger e promover a segurança humana.

Porto(s) de águas profundas e a importância estratégica de Cabo Verde. A construção de um porto de águas profundas tem sido causa de alguma polémica com declarações aparentemente contraditórias. São Vicente ou São Nicolau, qual das duas ilhas receberá a infraestrutura? Segundo o Primeiro-ministro, a construção de um não implica o abandono do projecto do outro.

A desinformação é uma ameaça real à democracia. Uso das emoções em detrimento dos factos, tácticas de propaganda utilizadas pelos nazis, uso de inteligência artificial para multiplicar o número de seguidores ou de apoiantes, vale tudo na era da desinformação e da manipulação sobre as massas. Um relatório do Parlamento Britânico desvenda a influência exercida pelas notícias falsas nas eleições norte-americanas, no Brexit, ou no referendo sobre a independência da Catalunha. No total, a manipulação da opinião pública pelas redes sociais atingiu 48 países, em todos os continentes.

Na cultura, Irlando Ferreira, o percurso de um gestor cultural. O actual director do Centro Nacional de Artesanato, Arte e Design expõe, em conversa com o Expresso das Ilhas, as novas atribuições e o plano de acção para os próximos dois anos e traça o seu percurso académico e profissional enquanto gestor artístico.

No interior, a opinião de José Almada Dias, A indústria Verdiana do lazer e do entertainment – da Baía das Gatas ao Kavala Fresk, passando pelo Mindelact e o Mindelo Summer Jazz; de César Monteiro, Tony Lima, Kaoguiamo e música de intervenção; e a última parte das crónicas de Arsénio de Pina, Como fiz o que pude enquanto João Semana nas ilhas cabo-verdianas.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 ago 2018 0:15

Editado porDulcina Mendes  em  22 ago 2018 16:46