Artigos sobre Irlando Ferreira
Edição 1184
A conquista da primeira medalha olímpica para Cabo Verde faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Irlando Ferreira um dos bolseiros de Investigação Curatorial 2024
O curador cabo-verdiano Irlando Ferreira é um dos bolseiros de Investigação Curatorial 2024. Informação anunciada esta quinta-feira, 18, pelo Independent Curators International (ICI).
Irlando Ferreira sai da direcção do CNAD
Despacho do Conselho de Ministros foi publicado no Boletim Oficial.
“A minha visão é que o CNAD inspire uma nova dinâmica a nível criativo”
Lidera o Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD) desde 2015 e foi o grande impulsionador da remodelação do antigo edifício e construção do novo espaço. Gestor, programador e curador, Irlando Ferreira quer promover diálogos entre a arte, o artesanato e o design, de Cabo Verde para o mundo.
CNAD abre-se à cidade, ao país e ao mundo
Marco cultural e arquitectónico do Mindelo e de Cabo Verde foi inaugurado no último fim-de-semana, depois de três anos de obras e com a promessa de fazer convergir tradição e modernidade.
Renovado CNAD abre portas a 30 de Julho
O remodelado Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) será inaugurado a 30 de Julho. A informação foi confirmada hoje, num dos hotéis do Mindelo, durante uma cerimónia de apresentação do trabalho feito no espaço. Foram investidos perto de 120 mil contos.
URDI termina com promessa de mais engajamento do Governo
O Governo vai continuar a apoiar e reforçar a sua participação para que a Feira de Artesanato e Design (URDI) continue a acontecer. Garantia deixada, na noite deste domingo, 28, pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, durante o discurso de encerramento da sexta edição do evento, que teve como palco a Praça Nova, em São Vicente.
Edição 1043
O Orçamento do Estado para 2022 vai estar em debate esta semana na Assembleia Nacional e faz a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.
URDI regressa à Praça Nova e está aí à porta
Um total de 161 artesãos, de todos os municípios do país, deverão marcar presença na Feira de Artesanato e Design, URDI, que acontece de 24 a 28 de Novembro, em São Vicente. Sal e Ribeira Grande de Santiago são os destaques da edição.
Artesãos e seus trabalhos disponíveis na internet
A partir de hoje, os artesãos e os seus trabalhos vão estar acessíveis a todos através um click na internet. Tudo graças à plataforma digital SIArt (Sistema Integrado do Artesanato).
URDI arranca hoje com 187 artesãos de todas as ilhas
A Feira de Artesanato e Design (URDI) arranca hoje, no Mindelo, com 187 artesãos de todas as ilhas, num “formato diferente”, que permitiu a “descentralização” e participação dos profissionais nos próprios ateliês, avançou Irlando Ferreira.
“O desafio este ano era não deixar cair a URDI” – Abraão Vicente
A 5ª edição da Feira Nacional de Arte, Artesanato e Design – URDI, que acontece entre os dias 25 e 29 de Novembro, está orçada em cerca de 3500 contos, abaixo de 50% dos orçamentos anteriores. Mesmo num formato diferente, por causa da COVID-19, há custos fixos para manter a qualidade do evento, disse hoje o ministro Abraão Vicente.
URDI 2020 nas ilhas
O director do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) confirma a realização da URDI 2020, mas num formato diferente. A Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde, decorre entre os dias 25 e 29 de Novembro. Este ano, o evento de artesanato e design vai acontecer em todas as ilhas, nos ateliers dos artesãos.
Processo de reconhecimento profissional do artesão em fase de implementação
A cidade do Mindelo acolhe, a partir desta terça-feira, 2, o encontro de artesãos para a implementação do Processo de Reconhecimento Profissional do Artesão. Esse encontro tem como objectivo socializar com a classe o processo que visa regulamentar esse sector de actividade.
Dois artesãos e um artista plástico representam Cabo Verde no Salão Internacional de Artesanato de Dakar
Os artesãos Luís Baptista e Aniceto Gomes e o artista plástico Bento Oliveira participam na 2ª edição do Salão Internacional de Artesanato de Dakar (SIAD), levando como destaque a morna como Património Imaterial da Humanidade.
URDI será "um momento especial" - director do CNAD
Está por dias a abertura oficial de mais uma edição da URDI, a primeira a acontecer depois de publicada a portaria que regulamenta o sector do artesanato. Para Irlando Ferreira, director do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), trata-se de “um momento especial”.
Ministro promete eliminar artesanato de má qualidade das ilhas turísticas
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas afirmou esta quarta-feira no Mindelo que quando a regulamentação do artesanato nacional estiver pronta o seu ministério fará de tudo para eliminar o artesanato de má qualidade da costa ocidental africana, das ilhas turísticas de Cabo Verde.
URDI 2019: entre o presente e o futuro do artesanato
O Ministro da cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirma que a 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) marca um ponto de viragem no sector do artesanato no país. Posição justificada com a publicação, em breve, da portaria que regulamenta o sector e com o lançamento do “Manual do Artesão”.
Mindelo em contagem decrescente para o Carnaval
O presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC) garante que tudo estará pronto a tempo da festa do rei Momo, em São Vicente.
Começa a nascer o novo CNAD
O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) reabilitado e ampliado, representa o início de um novo momento para a cultura do país e transforma Mindelo num grande pólo artístico. Afirmação do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), feita hoje, durante a visita às obras de ampliação e reabilitação do CNAD.
mais