Artigos sobre Indústrias Criativas
Chris Borges apresenta exposição “Gotas de Vida” na ilha do Sal
A fotógrafa cabo-verdiana Chris Borges apresenta no sábado, 7, na ilha do Sal, a exposição “Gotas de Vida”. A exposição ficará patente ao público na Kasa d’Arti, em Santa Maria, até 13 deste mês.
Livro com canções inéditas de Norberto Tavares lançado em Setembro nos EUA
O livro com a maioria das letras inéditas escritas pelo compositor Norberto Tavares será lançado no dia 29 de Setembro deste ano, nos Estados Unidos da América. A informação foi partilhada esta segunda-feira, 5, pela Fundação Norberto Tavares, na sua página na rede social Facebook.
Matilde Santos satisfeita com a retoma da Grande Feira do Livro
Mais de 50 mil títulos estarão disponíveis na Grande Feira do Livro que retorna numa organização do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e com co-financiamento do Instituto Camões. A abertura esteve a cargo do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, num momento que foi antecipado por uma homenagem ao escritor, investigador e linguista, Manuel Veiga.
Actores apelam para maior apoio ao teatro
Celebrou-se, na passada quarta-feira, 27, o Dia Internacional do Teatro, e para assinalar a data o Expresso das Ilhas foi saber junto de alguns actores qual é a situação do teatro no nosso país. A saúde do teatro em Cabo Verde divide a opinião dos amantes desta arte cénica: há actores que acham que o teatro está a evoluir e outros dizem que não.
Festival Grito Rock regressa à Praia com homenagem a Tó Tavares
A Cidade da Praia recebe de 20 a 23 de Março, a 8ª edição do Festival Grito Rock Praia, um evento direccionado à música alternativa. O evento que vai homenagear o músico Tó Tavares, arranca com Grito Cinema, seguindo-lhe no dia seguinte o Grito Encontro e termina com o Festival Grito Rock, que contará com a actuação de quatro bandas musicais.
2023, o ano do regresso à normalidade
O ano de 2023 já está no fim, mas antes a Cidade da Praia recebeu dois shows do ano: Do Kriol Kings, na praia da Gamboa e do artista angolano Matias Damásio, no espaço da FIC. Na ilha do Sal aconteceu o show do artista Dynamo e seus convidados. O ano ficou marcado pela retoma de vários eventos culturais, a começar pelo Carnaval que voltou às ruas de Cabo Verde, com muita força. Outro evento muito aguardado que também voltou é o Kriol Jazz Festival.
URDI dinamiza a economia de São Vicente
A URDI – Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde, tem dinamizado a economia de São Vicente. A afirmação é de Artur Marçal, director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), baseando-se num estudo feito no ano passado, em parceria com Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE).
Indira Lima considera que o balanço do BA-Cultura é positivo, pela sua evolução de ano para ano
Lançado em 2017, o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) completa este ano seis anos de existência. Neste sentido, o Expresso das Ilhas conversou com a coordenadora do BA-Cultura, Indira Lima, para saber da evolução do programa e dos ganhos conseguidos durante todos esses anos. As candidaturas para o programa BA-Cultura que se destinam às escolas, associações e ONGs de cariz cultural, estão abertas até 31 deste mês. O orçamento para este ano, conforme Indira Lima é de 26.651.503 escudos.
Mindelo a URDir até domingo
Feira na praça, exposições e conversas. Esta é a semana da URDI, em São Vicente.
CNAD abre-se à cidade, ao país e ao mundo
Marco cultural e arquitectónico do Mindelo e de Cabo Verde foi inaugurado no último fim-de-semana, depois de três anos de obras e com a promessa de fazer convergir tradição e modernidade.
Estatuto do Artista será uma realidade em Cabo Verde
O Estatuto do Artista será uma realidade em Cabo Verde, graças ao financiamento da UNESCO, no valor de mais de 600 mil dólares, para apoiar a sua materialização e implementação, no quadro do inquérito sobre o peso das artes e da cultura no PIB e capacitar a classe artística.
2021: Cultura entre restrições e abertura
O ano ficou marcado pela realização de uma marcha dos agentes culturais apelando a mais solidariedade para com a classe artística. A manifestação aconteceu a nível nacional para demonstrar o descontentamento e a precariedade do sector das artes, entretenimento e indústrias criativas, paralisado desde o início da pandemia.
Governo ambiciona inscrição da olaria cabo-verdiana e da cimboa na lista dos patrimónios da UNESCO
O Governo quer ver inscrita na lista dos patrimónios da UNESCO a olaria cabo-verdiana e a cimboa, estando os projectos de investigação em curso, tendo em vista a concretização desta ambição.
Com Carnaval cancelado, empresários completam um ano de perdas nos grandes eventos
Depois de Baía das Gatas e festejos de fim de ano, agora foi o Carnaval a ser cancelado e a provocar novo rombo na economia de São Vicente. Os três grandes eventos populares, que trazem milhares à ilha, não aconteceram. Já ninguém foi apanhado de surpresa, mas os operadores estão obrigados a gerir novas perdas.
Tristeza e preocupação num Carnaval sem festa
A pandemia cancelou o Carnaval e deixou muitas famílias sem rendimentos
Ministro da Cultura e Indústrias Criativas diz que este ano não há Carnaval
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, disse esta sexta-feira que este ano “não vai haver Carnaval” e que já existe um “consenso tácito” por parte dos organizadores.
CNU entrega prémio “Labirinto do Género”
A Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU) entregou hoje o prémio do concurso “Labirinto do Género”, lançado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas em Agosto do corrente ano.
Música ao vivo nos restaurantes em tempo de COVID-19
Já está de volta a música ao vivo nos restaurantes em alguns pontos do país. Essa animação nesses espaços foi a primeira a encerrar com à pandemia da COVID-19 e declaração do estado de emergência.
“Future Now” a pensar a cultura no cenário da Covid-19 e no pós-pandemia
Com a pandemia da COVID-19, a cultura foi um dos sectores que ficou mais prejudicado. Apesar de já existir uma data para a retoma, ainda não se sabe ao certo como é que esse sector irá comportar no futuro.
Como será a cultura depois da pandemia
Apesar de o Governo ter anunciado uma data para a abertura dos eventos culturais, ainda há algumas interrogações. Não se sabe como é que o mercado vai reagir e se as pessoas vão voltar a reunir nos eventos culturais.
mais