Artigos sobre SCM

2024: Classificação do Funaná como Património Cultural Imaterial Nacional marca o ano
Mais um ano chega ao fim. Este ano ficou marcado pela classificação do Funaná como Património Cultural Imaterial Nacional. O Instituto do Património Cultural (IPC) registou “Fongo” como Património Imaterial de Fontainhas, no concelho de Ribeira Grande, Santo Antão. Já a Aldeia de Fontainhas, na ilha de Santo Antão, foi classificada como Património Cultural e Natural Nacional. O ano terminou com um aumento no Orçamento de Estado para 2025 para o sector da Cultura.

Edição 1203
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para o mais recente inquérito da Afrosondagem sobre a confiança na democracia e seus representantes em Cabo Verde.

SCM considera que a Morna é um símbolo da identidade de Cabo Verde
A Sociedade Cabo Verdiana de Música (SCM), na sua mensagem do Dia Nacional da Morna, que se celebra hoje, 3 de Dezembro, felicita todos os seus membros, criadores deste género musical e todos os cabo-verdianos no país e na diáspora, por essa data.

Ministério da Cultura desbloqueia transferência da Taxa de Compensação Equitativa pela Cópia Privada à SCM e SOCA
O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) informou esta sexta-feira, 19, que decidiu pelo desbloqueio da transferência do montante relativo à Taxa de Compensação Equitativa pela Cópia Privada à Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) e a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA), referente ao 1º trimestre de 2024, 5 926 542,00 a cada uma das sociedades, num total global de 11.853.084 escudos.

SCM vai inovar-se com a criação do gabinete jurídico, portal software e implementação do conselho consultivo
A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) vai, ainda no decurso deste ano, inovar-se com a criação do seu gabinete jurídico, com o lançamento de um portal do sistema de software e implementação do seu conselho consultivo.

Sociedade Cabo-verdiana de Música assina protocolo cultural com LIGOC- SV
A Sociedade Cabo/verdiana de Música (SCM) e a Liga Independente dos grupos oficiais do Carnaval (LIGOC- SV) assinaram na terça-feira, 06, um protocolo de parceria cultural, no âmbito do Carnaval de São Vicente.

O percurso musical de Dany Mariano
A música cabo-verdiana, considerada um dos esteios maiores do universo identitário e simbólico nacional, tem sido, desde sempre, construída, reproduzida e recriada através, também, do prestimoso contributo dos compositores e intérpretes, tanto nas ilhas como na diáspora, num processo de criação e de prática musical, que a valorizam e a projetam para patamares cada vez mais elevados da cultura transnacional.

Sociedade Cabo-verdiana de Música eleita membro do Comité Executivo do Comité Africano da CISAC
A SCM (Sociedade Cabo-verdiana de Música) já é membro do Comité Executivo do Comité Africano da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC). A eleição realizou-se na reunião inaugural da Constituição do Comité Executivo do Comité Africano da CISAC que aconteceu, no dia 27 de Novembro, na capital de Marrocos, Rabat.

SCM vai à reunião anual do Comité Africano da CISAC na Argélia
A SCM vai participar na reunião anual do Comité Africano da CISAC, de 27 a 29 deste mês na Argélia, evento que irá celebrar os 50 anos de vida da Entidade de Gestão Coletiva Argelina – ONDA.

Dany Mariano e geração: irreverência musical e sonho, em formato de liberdade-concretizada
Desde miúdo que tenho em mim este universo (que não conheci ao vivo, mas de ir ouvindo através do meu pai o possível) que reinou em São Vicente, creio que centrado em Mindelo, de grupos que para mim soavam a diferença.

“Já dei a minha parte e vou continuar a dar enquanto Deus me der a capacidade de criar”
A 31ª edição do Festival de Santa Maria, no Sal, que se realiza de 15 a 16 de Setembro, vai homenagear o conjunto Bulimundo e Nhelas Spencer. Nesta entrevista, Nhelas Spencer, autor dos clássicos “Nha Terra Escalabrode” e “Torrão di Meu” e com temas gravados por grandes intérpretes da música cabo-verdiana fala do seu percurso na cena musical, reflecte sobre o significado das homenagens e anuncia a sua intenção de se candidatar à presidência da Sociedade Cabo-Verdiana de Autores, cuja Assembleia Geral realiza-se no próximo mês de Outubro. Quanto à gravação do seu disco a solo várias vezes anunciada, mas sempre adiada, o compositor diz que vai seguir o exemplo da filha Zubikilla Spencer que lançou recentemente um disco com seus próprios meios. “Embora já tenha duas instituições que me deram uma ajudazinha que está lá, estou à espera agora que as outras instituições que prometeram, mas que não deram ainda”, lamenta.

Nancy Vieira, Hélio Batalha, Sónia Sousa e Jenifer Solidade vão actuar 2ª edição da gala do Prémio SCM
Nancy Vieira, Hélio Batalha, Sónia Sousa, Jenifer Solidade, Buguin Martins, Grupo Tradison di Terra, Homero Fonseca, Indira, Nataniel Simas, Sadia Youssuf e Alberto Koenig são os artistas que fazem parte do cartaz da 2ª edição da gala do Prémio SCM, que está agendada para o dia 2 de Setembro, na Praça Luís de Camões, no Platô, na Cidade da Praia.

2ª Edição do Prémio SCM: Votações já estão abertas
A Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM) informa os seus membros de que já estão abertas as votações para a 2ª edição do Prêmio SCM.

208 músicas concorrem ao Prémio SCM 2023
A 2ª edição do Prémio SCM conta com 208 músicas em concurso, nas categorias de Música Tradicional e Clássica e Música Urbana e Moderna. As votações começam na próxima segunda-feira, 7, e vão até 21 deste mês.

SCM recebe formação da sua Congénere Sul-Africana CAPASSO
Os colaboradores dos Departamentos Informático e Digital, Operações e Relações Públicas da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) encontram-se numa formação intensiva, durante quatro dias, em metadados de obras musicais no domínio físico e digital e notificação de obras online. Esta formação que está a decorrer na Cidade da Praia, é ministrada pela sua Congénere Sul-Africana CAPASSO.

Dez anos na defesa, arrecadação e distribuição dos direitos autorais
Criada há 10 anos, a Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) é hoje Membro de Pleno Direito da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores-CISAC. A SCM tem ganho uma notoriedade muito forte; com isso, os seus membros têm aumentado e os trabalhos também. A entidade gestora colectiva dos direitos autorais tem apostado nas formações, nos protocolos de parcerias com as câmaras municipais, no sentido de estar mais perto dos seus membros.

SCM passa a ser Membro de Pleno Direito da CISAC
A Sociedade Cabo-verdiana de Música, que era Membro Provisório da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), qualidade que detinha desde 2017, passa a ter estatuto de Membro de Pleno Direito. Com o novo estatuto, a SCM passa a ter oportunidades para obter apoio financeiro, aconselhamento jurídico e assistência técnica, sempre que necessário.

SCM lança curso "Marketing Digital para profissionais da música em Cabo Verde"
A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) vai celebrar o Dia Mundial do Direito de Autor, que se assinala no dia 23 deste mês, com o lançamento do curso “Marketing Digital para Profissionais da Música em Cabo Verde”.

Sociedade Cabo Verdiana de Música abre Serviços no Balcão Único da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago
A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) acaba de abrir os seus serviços no Balcão Único da Câmara Municipal de Santa Catarina, depois da conclusão de uma acção formativa ministrada para músicos, autores, artistas em Santiago Norte.

SCM promove acções formativas em Direitos Autorais em Assomada
A Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM) informa que arrancou esta segunda-feira, 27, uma acção formativa em Direitos Autorais no município de Santa Catarina de Santiago, destinado aos músicos, autores e artistas executantes, produtores fonográficos, editores Musicais e colaboradores das Câmara Municipais de Santa Catarina e de São Salvador do Mundo.
mais