Segundo o vice-presidente da SCM, João Miranda, deste montante 720 mil escudos são referentes a direitos de autor, e 480 mil escudos a direitos conexos, atribuídos aos titulares das obras envolvidas.
“Foram abrangidos no processo de distribuição 18 titulares de direitos autorais e 46 obras musicais”, informou.
Este valor corresponde à utilização de obras musicais durante a campanha eleitoral autárquica de Dezembro de 2024.
“A distribuição dos direitos constitui um dos pilares fundamentais da gestão colectiva, juntamente com a documentação e a arrecadação. Uma boa documentação e uma boa arrecadação são essenciais”, sublinhou.
João Miranda assegurou que todo o processo foi conduzido de forma criteriosa e em conformidade com as normas internacionais de distribuição e atribuição de direitos.
Miranda acrescentou ainda que esta é a primeira vez na história que a SCM consegue arrecadar direitos provenientes das campanhas eleitorais, destacando que já existe compromisso de outros partidos para garantir o pagamento nas próximas eleições.
Por seu lado, o presidente da SCM, Nhelas Spencer, afirmou que este é um momento de grande significado para a entidade, por representar o cumprimento integral do seu estatuto.
“Um momento alto da nossa vida é a distribuição dos direitos autorais e dos direitos conexos. Mas, para podermos distribuir, é necessário um trabalho prévio de documentação e arrecadação. A boa documentação e a boa arrecadação tornam este momento possível”, destacou.
Gala SCM
José da Silva, membro da direcção da SCM, apresentou a Gala Anual da SCM, um momento dedicado ao reconhecimento dos artistas e criadores nacionais. O evento visa valorizar os criadores através dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2024.
“O prémio serve para valorizar a música cabo-verdiana, a música tradicional, clássica, urbana e moderna”, destacou.
A votação é realizada exclusivamente pelos membros da SCM. “A votação é feita através da plataforma do SCM, onde os membros podem escolher três músicas lançadas em 2024”, explicou.
A Gala está agendada para o dia 20 de Dezembro, na Calheta, São Miguel, em parceria com a Câmara Municipal.
Estão em votação as categorias Melhor Música Tradicional, Melhor Música Clássica, Melhor Música Moderna e Urbana, Utilizador Guardião e o Prémio Carreira.
O Prémio Carreira homenageia uma personalidade cujo percurso e contributo tenham marcado significativamente o setor criativo de Cabo Verde. A escolha será feita em Assembleia Geral da SCM, reconhecendo titulares de direitos com obras destacadas e amplamente reconhecidas, tanto pelos membros como pelo público.
homepage









