Artigos de Paulo Lobo Linhares no nosso arquivo

Partiu Nhonhô, o arquitecto que era também músico
Conheci-o já arquitecto, apaixonado pela sua profissão que exercia com entrega.

Sobre a (re)Volta da música instrumental e a nobreza dos instrumentistas
Sempre tive um lugar onde guardo com carinho a música instrumental. Os instrumentistas atraem-me. É um grupo dentro da mãe-música que se apaixona por um instrumento, tornando-o quase que o prolongamento do seu pensar musical.

O Chorinho, a Rainha Gonzaga e os caminhos deste género musical
“O Choro nasceu quando arrastaram o piano para o morro”. É claramente deliciosa a definição para o género musical que na verdade nasceu um pouco da fusão da música europeia dos salões de baile e da música popular brasileira que reinava aproximadamente na segunda metade de 1800.

Sobre as referências feitas na Gala dos CVMA
Já me tinha referido a Mário Marta neste espaço.

Carlos Matos– Estrada com o brilho da noite
Seria quase que incontornável não abordar neste início de semana o vídeo-single – Brilho da Noite - do músico, compositor e maestro Carlos Matos.

Mário Lúcio – música, partilha e gratidão
Não podia deixar de trazer para o nosso encontro semanal um convidado que desde cedo me encantou. Dono de uma criatividade artística de excelência, alia tal dádiva à capacidade de execução.

Música – é só querer e acreditar. Ela estará sempre pronta para responder
E assim foi: ao invés de um espetáculo foram quatro. Quatro vezes mais a adesão do púbico - que assim respondeu aos Colplay - grupo que escolheu Coimbra como cidade portuguesa da sua tournée.

Danae Estrela Alquimista de culturas musicais em formato liberdade
Música e Liberdade são palavras frequentemente associadas. Livres também deverão ser os músicos quando atingem uma determinada dimensão musical, quer seja a compor, a propor ou apenas a “ser em palco”.

The Köln Concert (parte 2) - cidade, inspiração, partilha e beleza em música
Espero não exagerar nesta crónica por falar sob efeito de emoção pura de um disco que certamente foi um dos que me ensinou a olhar para a música e ver nela a grandeza que lhe é inerente – a beleza que ela traz e nos embriaga docemente, o som que dá vida ao mundo.

Há 40 anos, Bulimundo lançava: “Ó Mundo Ka Bu Kába”
É difícil escrever sobre o que nos encanta: nossas preferências e heróis musicais.

Velô – a criatividade sem idade, em cultura e posteridade
Há muitos anos atrás, quando os aniversários não eram comemorados em restaurantes, mas sim nos quintais das nossas casas, onde se misturavam avós, filhos e netos de todos os amigos e as festas terminavam inevitavelmente em tocatinas, uma me terá ficado ainda hoje na lembrança. Teria eu pouquíssimos anos e a festa era em casa do meu avô.

Chalo Correia, viajante musical de um orgânico tradicional Angolano
Carlos, para além de amigo, é completamente apaixonado pela música. Defende que existe uma estrada-música. Segue-a quem quer. Entra nela quem se apaixona pelos seus prazeres.

“Ser de Luz” – o necessário para que um álbum de música tradicional, tivesse ousado e voado, embalado na contemporaneidade musical
Mário Marta há muito que já se justificava o que nos oferece agora.

ALMA no regresso dos “Da Weasel”, em espetáculo de Excelência
Os Da Weasel regressaram aos palcos no dia 9 de Julho para um concerto único e exclusivo no NOS Alive, após 12 anos de ausência. Esta é a segunda vez que o grupo passa pelo Passeio Marítimo de Algés, onde já havia actuado, na primeira edição.

Antero Simas – Doce, Alma e Violão
“Paixão pela música” será, com certeza, uma das expressões que define o músico e compositor Antero Simas.

Cachupa Psicadélica – de um alternativo imaginário cabo-verdiano
Há um conjunto de grupos, que a mistura da sua especificidade e a paixão que por eles nutre, faz com que seja extremamente difícil escrever sobre os mesmos, pois o sentir ofusca o descrever. Fica a sensação de que tudo o que digo, ou é pouco ou não é descrito da forma completa.

“Ka ta kusta nada” - ensinamento comunitário e artístico através do Hip-Hop
Uma das belezas da música, é exactamente estar sempre presente e como que descansando numa nuvem (…não a digital… mas também), vem ter connosco quando há motivos para tal. Estamos sempre rodeados de música, e como ela está atenta aos momentos de aproximação!

José Carlos Schwarz – o poeta de um povo que o encantou
José Carlos Schwarz, poeta, músico, compositor e fundador do grupo Cobiana Djazz, é certamente uma das marcas maiores da música da Guiné-Bissau e com toda a certeza um dos mais preciosos letristas da música africana.

A escolha do risco na (r)evolução musical de uma geração
“Asa krian y n buska spasu…!” Ellah Barbosa lançou o seu mais recente single. Na véspera esteve em concerto na Praia no âmbito das sessões do coletivo 5th Stage Sessions.

Abril Jazz a Mil
Abril começa e com ele a estampa do Jazz. É o mês do Jazz.
mais