Abril que floresce em encontros, emoções e música

PorPaulo Lobo Linhares,24 abr 2023 8:33

Como se costuma dizer: “caiu o pano sobre O KJF”. Na verdade, caiu o pano sobre um Abril em notas musicais…um pano tecido por emoções, encontros e reencontros, felicidade entre idades, Cabo Verde, Mundo e Música.

Foi o culminar da semana da música, que começou como o AME e terminou (por agora) com o KJF.

Se o AME trouxe-nos figuras maiores da indústria musical e oportunidades únicas para os músicos se mostrarem em possíveis festivais exteriores, onde, como diz a Label inSulada: os encontros musicais como base de tudo”, o KJF trouxe-nos de novo nomes maiores do mundo da música ao palco Cabo Verde.

Não era minha intensão entrar em nomes, pois penso que o KJF - assim como o AME – é um todo, que para tal conseguem carregar a energia que é trocada por emoção. Mas seria incontornável – pelo menos na minha opinião – não destacar 4 nomes – por motivos que citarei. Contudo que fique claro: todos os grupos presentes, por entre o AME (mais os jornalistas e produtores) e o KJF, foram indispensáveis ora para tudo, ora para todos.

image

Começo pelo KJF. Uma das maiores vozes do mundo esteve entre nós. Num espectáculo de superioridade notável, onde ela ia cantando e “conversando com a banda” tudo foi absolutamente notável. Foi o melhor espectáculo dela que já vi…talvez seja da brisa da nossa “Prasinha Skola Grandi”. Trouxe-nos um trio, onde cada um dos músicos se misturava som os instrumentos e tudo resultava em música delicada e rara.

Confesso que contava os dias para ver um dos grupos referência de sempre: a Orchestra Baobab. Contudo foi mais rápido que pensava e foi na minha “Prasinha Skola Grandi”.

Tckeka tem impregnado em si uma característica musical que o acompanha: é sempre bem-vindo e é sempre esperado. Assim foi.

Passando ao AME – obviamente que não poderia deixar de tocar na banda Bulimundo – os nossos Bulimundo que este ano, neste mês fazem 45 anos…escolheram também Abril…São transversais ao tempo.

image

Continuando, dois momentos que guardarei para sempre como memória deste KJF23:

o menino que oferecia música aos músicos e o pianista que partilhou experiências adquiridas com os mais novos numa tentativa de os incentivar a continuar a acreditar na música.

A música é partilha e foi emocionante ver Zumbi, menino-prodígio que um dia se apaixonou pela musica, a distribuir no fim de cada espetáculo, a cada elemento de cada grupo, discos do seu projecto. Na verdade, foi a primeira vez que o vi e é claramente o significado de música enquanto partilha. Zumbi recebeu de coração aberto o que os grupos lhe propuseram e quis também deixar em cada um deles um bocadinho do ele-musical. Ver Dee Dee Bridgewater com tanta ternura a receber os álbuns que Zumbi lhe oferecia, foi delicioso.

Um dia antes, numa manhã radiosa e cheia de sol, o compositor e pianista Carlos Matos trocou o sol da praia pelo brilho do olhar das alunas de piano da escola Pentagrama do Professor Tó Tavares. Reunidas, ouviram os concelhos do Maestro, fizeram perguntas e responderam também a perguntas feitas por Matos. Para os pais presentes, também momento de esclarecer alguns receios quando ouvem do filho: “pai…quero seguir a formação de música…”

…o Maestro aconselhou o caminho da paixão e liberdade – o tal que faz as estruturas da arte e de quem a escolhe… sim, é possível (também) ter a música como profissão.

Atento a tudo, o eterno aprendiz e formador de músicos – o professor Tó Tavares.

Na verdade, mais uma vez ficou cravado a máxima que defende que a música é partilha.

Não pode ser de outra forma. …e tudo continuara certamente…

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1116 de 19 de Abril de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,24 abr 2023 8:33

Editado porAndre Amaral  em  11 dez 2023 23:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.