Carlos Matos – Promover encontros para musicar momentos

PorPaulo Lobo Linhares,21 fev 2022 8:16

Segundo o significado formal encontro será o acto ou efeito de encontrar, de estar diante de alguém ou coisa.

Para mim, talvez pese aqui o factor pensamento-ilhéu que nos remete para as idas e vindas, partidas e chegadas – encontro soa-me logo ao abraço dado a alguém que há muito não víamos ou o cheiro de lugar de que já tínhamos saudades, os sabores e cores …

Mas também, há os encontros casuais…e aqui me situo. É claramente a amplitude destes a marcar a diferença – começamos então a entrar nos encontros musicais.

Aquando da fundação da label inSulda onde faço a direcção artística, discutia-se o subtítulo para a mesma – tipo de frase que traduz o conceito da marca. Lembro-me que depois de muitas hipóteses, quando propus que fosse: inSulada – encontros musicais – toda a equipa se reconheceu na frase. Não somos uma label direccionada para espectáculos massificados. Criamos espectáculos com conceitos bem marcados e o que nos apaixona é fazer encontros de músicos.

Na verdade, os encontros são especiais. Acredito que, feitos de forma propositada ou casual, os mesmos já estavam para acontecer pois a música já teria espaço guardado para tal. Quando acontece é porque já estava “traçado”.

Carlos Matos, professor universitário na Holanda e pianista por excelência tem ajudado a que estes encontros aconteçam na nossa música (e da nossa música com outras) …obedecendo assim aos mandamentos desta forma de arte. Por isso acredito que fosse meu dever falar dele neste espaço – ainda mais depois de nos ter oferecido o belo dueto com uma voz que confesso passar a conhecer: Nádia Alves.

Neste vídeo a voz e piano, a doce voz de Nádia passeia pelo piano de Calú Matos, numa belíssima morna. Muito interessante a capacidade de Nádia expandir a sua voz para zonas musicais por vezes “distantes” que são de imediato amparadas por Matos.

Antes deste vídeo, o Maestro já tinha também feito outro no mesmo formato, também com a nossa querida morna onde se “encontrou” num dueto a que chamou Voz & Piano, com Nancy Vieira. Momento de enorme beleza, talvez aqui com diálogo mais marcado entre os dois músicos, com silêncios delicados e carregados de música…

image
image

Só me resta falar do início dos encontros, quando ainda vivíamos o inicio da pandemia. A música junta Matos e Humberto Ramos para uma rapsódia de temas, encontro esse que ainda foi pintado com as cores da gratidão-música numa linda homenagem a Dona Tututa e Chico Serra. Dois pianos, dois músicos de excelência e a vénia no seu pleno.

Acredito que virão mais encontros que a música já terá ditado e que certamente passará para Carlos Matos para os tornar realidade em momento certo, pois a paixão do Maestro pela música é grande e este sabe certamente que quando se é grande, a partilha é imperativa.

Os três vídeos estão disponíveis no YouTube de Carlos Matos.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1055 de 16 de Fevereiro de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,21 fev 2022 8:16

Editado porAndre Amaral  em  8 nov 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.