Artigos sobre Bolsa de Acesso
Indira Lima considera que o balanço do BA-Cultura é positivo, pela sua evolução de ano para ano
Lançado em 2017, o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) completa este ano seis anos de existência. Neste sentido, o Expresso das Ilhas conversou com a coordenadora do BA-Cultura, Indira Lima, para saber da evolução do programa e dos ganhos conseguidos durante todos esses anos. As candidaturas para o programa BA-Cultura que se destinam às escolas, associações e ONGs de cariz cultural, estão abertas até 31 deste mês. O orçamento para este ano, conforme Indira Lima é de 26.651.503 escudos.
Paulo Lobo Linhares diz que faltam produtores musicais para termos mais artistas mirins em Cabo Verde
Cabo Verde é um país de vários talentos no mundo da música. Mas não se tem verificado muitas crianças a investir nessa área, porque o país não dispõe de uma conservatória, nem existem produtores musicais voltados para esta faixa etária e, por último, pela insegurança dos pais em deixar os filhos seguir essa caminhada sendo ainda crianças.
BA-Cultura: Investimento para vida
Com a sua implementação, o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) tem possibilitado o acesso e massificação do ensino de arte em Cabo Verde. Desde o seu arranque em 2017 várias escolas, associações e ONGs foram e têm sido contempladas com esse programa, a nível nacional. Para saber que impacto o programa tem tido junto dos beneficiários conversamos com os representantes de duas escolas, na cidade da Praia, e trazemos dados de quanto já foi investido pelo Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
Ministro da Cultura anuncia para 2021 encontro nacional das escolas de arte financiadas através da Bolsa de Acesso à Cultura
O evento, cuja data precisa não foi avançada, terá como palcos a Assembleia Nacional e o auditório nacional e possibilitará aos jovens o conhecimento da realidade das escolas de arte promovidas em todas as ilhas
Bolsa de Acesso à Cultura: Três anos a investir no ensino da arte em Cabo Verde
São três anos a levar a arte a todos. Esse é um dos objectivos do programa da Bolsa de Acesso à Cultura que, além de financiar as propinas dos alunos, garante a sustentabilidade das iniciativas escolares de ensino artístico, para que não haja exclusão cultural.
mais