O Ministério da Cultura e das Industrias Criativas (MCIC) reunirá, em 2021, na Praia, todas as escolas de arte, financiadas através da Bolsa de Acesso à Cultura, uma oportunidade para os jovens artistas pisarem “um grande palco nacional”.
O anúncio foi feito este domingo, no Porto Novo, pelo ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que esteve no município para conhecer os resultados do projecto de formação nas áreas do teatro e música, promovido, desde 2017, pela escola secundária “Progresso”, financiado no âmbito da Bolsa de Acesso à Cultura.
O encontro da Praia, agendada para o próximo ano, será “uma espécie de recompensa” aos jovens que participam nos projectos de formação, financiados através da Bolsa de Acesso à Cultura, os quais formarão “uma grande caravana a nível nacional” num “grande espectáculo” na capital do País.
O projecto de formação de teatro e música a cargo da escola privada “Progresso”, na cidade do Porto Novo, envolve 60 crianças e jovens, que, além destes dois domínios, já participaram numa acção de capacitação a nível de arte gráfica.
Trata-se, segundo o director desta escola, Elísio Rocha, de “um projecto ambicioso” que visa despertar no seio desses jovens a capacidade para desenvolverem o teatro e a música.