Artigos sobre Urdi

2021: O ano possível em São Vicente
As retrospectivas valem o que valem e são sempre – apenas e só – o resultado das escolhas de quem as escreve. Entre uma crise nos Paços do Concelho, resolvida quando parecia irresolúvel, obras anunciadas e paradas, inaugurações e eventos (realizados, reinventados ou cancelados), assim foi – para nós - 2021 em São Vicente.

URDI termina com promessa de mais engajamento do Governo
O Governo vai continuar a apoiar e reforçar a sua participação para que a Feira de Artesanato e Design (URDI) continue a acontecer. Garantia deixada, na noite deste domingo, 28, pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, durante o discurso de encerramento da sexta edição do evento, que teve como palco a Praça Nova, em São Vicente.

Regressar à Praça para ver futuros
"Deixemos a esperança perdoar a alma que não ouve senão a esperança".

Colocar o artesanato no centro das políticas públicas
“Aquilo que nos dará maior alegria é ver as pessoas a fruírem na plenitude daquilo que andamos aqui esse tempo todo a preparar a pensar na classe e a pensar no público”. A afirmação é do director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) que nesta conversa com o Expresso das Ilhas expõe os objectivos da URDI 2021 e expressa a sua alegria por este evento ter regressado ao seu espaço de eleição, a Praça Nova.

Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos várias sugestões. Uma delas é a URDI cuja 6ª edição decorreem São Vicente.

URDI de volta à praça
A edição 2021 da Feira de Artesanato e Design (URDI) arrancou esta quarta-feira, em São Vicente, naquilo que é considerado um regresso a casa. Sob o lema "imaginar futuros", a Praça Nova volta a ser palco do certame, que acontece até 28 de Novembro e conta com a presença de 161 artesãos e designers, de todos os municípios do país.

URDI regressa à Praça Nova e está aí à porta
Um total de 161 artesãos, de todos os municípios do país, deverão marcar presença na Feira de Artesanato e Design, URDI, que acontece de 24 a 28 de Novembro, em São Vicente. Sal e Ribeira Grande de Santiago são os destaques da edição.

Onze projectos seleccionados no concurso de design Klaridad
Onze projectos foram seleccionados no concurso de design “Klaridad, Imaginar Futuros”, promovido no âmbito do Salão Created in Cabo Verde para a Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde (Urdi) 2021.

Caderno especial sobre a edição da URDI
A Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde decorreu entre 25 e 29 de Novembro

URDI arranca hoje com 187 artesãos de todas as ilhas
A Feira de Artesanato e Design (URDI) arranca hoje, no Mindelo, com 187 artesãos de todas as ilhas, num “formato diferente”, que permitiu a “descentralização” e participação dos profissionais nos próprios ateliês, avançou Irlando Ferreira.

“O desafio este ano era não deixar cair a URDI” – Abraão Vicente
A 5ª edição da Feira Nacional de Arte, Artesanato e Design – URDI, que acontece entre os dias 25 e 29 de Novembro, está orçada em cerca de 3500 contos, abaixo de 50% dos orçamentos anteriores. Mesmo num formato diferente, por causa da COVID-19, há custos fixos para manter a qualidade do evento, disse hoje o ministro Abraão Vicente.

Governo aponta 2020 como ano de consolidação da “nova visão” cultural
O Governo afirma que 2020 será o ano de consolidação de uma nova visão de gestão cultural em Cabo Verde, mesmo com os 0,71% do Orçamento do Estado destinado ao sector, disse ontem o ministro Abraão Vicente.

URDI - Repicando para a Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde
A URDI decorre de 27 de Novembro a 1 de Dezembro no Mindelo

URDI será "um momento especial" - director do CNAD
Está por dias a abertura oficial de mais uma edição da URDI, a primeira a acontecer depois de publicada a portaria que regulamenta o sector do artesanato. Para Irlando Ferreira, director do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), trata-se de “um momento especial”.

Residência criativa chama a São Vicente os tambores das ilhas
A quarta edição da Feira do Artesanato e Design de Cabo (URDI) só começa na próxima semana, a 27 de Novembro, mas o Mindelo já se prepara para o evento. No CNAD, a residência artística “Tambor d’Ilha” serve de antecâmara à programação principal.

Ministro promete eliminar artesanato de má qualidade das ilhas turísticas
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas afirmou esta quarta-feira no Mindelo que quando a regulamentação do artesanato nacional estiver pronta o seu ministério fará de tudo para eliminar o artesanato de má qualidade da costa ocidental africana, das ilhas turísticas de Cabo Verde.

URDI 2019: entre o presente e o futuro do artesanato
O Ministro da cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirma que a 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) marca um ponto de viragem no sector do artesanato no país. Posição justificada com a publicação, em breve, da portaria que regulamenta o sector e com o lançamento do “Manual do Artesão”.

Sugestões para um fim-de-semana fora de casa
Decorre na cidade do Mindelo a URDI 2018 – Feira do Artesanato e Design, com 144 expositores. Durantes esses dias estão programados “Grandes Conversas”, Oficinas, Feira, Exposição colectiva, Concertos, Salão Created in Cabo Verde e Volta N`Atelier.

"Manter a identidade do artesanato de Cabo Verde tem sido uma luta de resistência"
O mestre Artesão Marcelino dos Santos afirma que preservar e manter a identidade do artesanato cabo-verdiano tem sido uma luta de resistência. Posição defendida em entrevista a Rádio Morabeza, à margem da URDI 2018, que por estes dias decorre no Mindelo.

Todos à praça, a URDI já começou
A 3ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI), começou quarta-feira e decorre 2 de Dezembro, no Mindelo. O evento reúne mais de 140 criadores, nacionais e estrangeiros, sob o lema “Importância do Centro Nacional de Artesanato na criação de uma identidade visual cabo-verdiana”.
mais