​URDI 2023 arranca em homenagem à diáspora

PorAnícia da Veiga, Rádio Morabeza,30 nov 2023 10:07

A Praça Nova, em São Vicente, acolheu esta quarta-feira, 29, a abertura da oitava edição da URDI, Feira de Artesanato, Arte, e Design. O evento que acontece sob o lema “emigração na poética das ilhas” visa render uma homenagem aos emigrantes e reflectir sobre como esta impacta a nossa história e cultura.

Para o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que presidiu à abertura, esta oitava edição da URDI é o cumprimento de um dos objetivos da requalificação do Centro de Artesanato, Arte e Design.

“Com a abertura da URDI 2023, nós cumprimos um dos grandes objectivos da requalificação do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, que é trazer para o Mindelo esta pujante homenagem a todos que saíram de Cabo Verde e construíram novas gerações de cabo-verdianos além diáspora e fazer com que aqui em São Vicente sejam permanentemente homenageados”, afirmou.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, destacou a importância da cultura e do artesanato para o desenvolvimento, tanto pessoal, quanto económico.

“As actividades artísticas e culturais são factores fundamentais para a qualidade de vida numa cidade, na medida em que proporcionam oportunidades de valorização e satisfação pessoal ao cidadão. As cidades beneficiam destas amenidades na esfera económica, encontrando aqui um factor crescente de competitividade e atratividade no plano regional e nacional”, frisou.

O director do Centro Nacional de Arte e Design, Artur Marçal, vê a abertura desta edição da URDI como uma oportunidade de se refletir sobre os impactos que a imigração tem nas manifestações artísticas e culturais no arquipélago.

“A proposta que aqui se apresenta é de fazer-nos reflectir sobre a identidade cabo-verdiana e a forma como ela se manifesta por nós, cidadãos cabo-verdianos, quer integrado no território, quer nas comunidades da diáspora” justificou.

A edição de 2023 da URDI destaca os municípios de Tarrafal de São Nicolau e São Filipe do Fogo, pela ligação histórica com a emigração. Os dois municípios trarão para o coração da URDI, a Praça Amílcar Cabral / Praça Nova, a sua essência cultural e artística. A URDI decorre até 3 de Dezembro. Além da feira de artesanato, esta edição contempla outros eventos, incluindo o ciclo de "grandes conversas" e o Prémio Djoy Soares.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Anícia da Veiga, Rádio Morabeza,30 nov 2023 10:07

Editado pormaria Fortes  em  8 mai 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.