O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 1, no Centro Cultural do Mindelo, pelo director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), Artur Marçal, durante a abertura do salão de design Created in Cabo Verde.
Segundo uma nota enviada pelo Ministério da Cultura, a autora da peça explicou que a “Caixa Mágica de Blimund” é inspirada no conto tradicional e oral da ilha de Santo Antão do autor Leão Lopes. A peça foi confeccionada pelo Luthier Luís Baptista, em Mindelo.
“O conto transforma-se num jogo em peças tridimensionais, possibilitando o manuseio de qualquer um dos personagens desfiando a meada do conto num enredo oral”, lê-se na nota.
Conforme a mesma fonte, a peça possibilita múltiplas aprendizagens, lúdico pedagógico que faz um paralelismo com a liberdade, traição, ganância do poder, a defesa e o desacreditar da bondade humana. “Relaciona-se os personagens com os símbolos do feng shui, que nos transporta durante o jogo a força, água, fogo, metal e energia, todos elementos num único enredo”.
A Caixa Mágica e as restantes peças da exposição “Palavras, Formas, a partir de Saberes” podem ser visitadas, no Centro Cultural do Mindelo.
O Salão Created in Cabo Verde consiste na exposição dos trabalhos resultantes do concurso “Palavra Formas a partir de saberes”, com a participação de artesãos de São Vicente utilizando a tecnologia e materiais locais.