Artigos sobre S. Vicente
O exercício das funções presidenciais em colisão com a Constituição causa tensão política
Baseado na técnica da sociologia politica, o ex-presidente da Câmara Municipal da Praia lança um olhar sobre os principais temas que marcaram o ano político no país e perspectiva os seus desenvolvimentos em 2024: o “caso” do salário da Primeira-Dama; as eleições autárquicas deste ano tendo como pano de fundo as crises nas câmaras da Praia e de S. Vicente e a tensão no relacionamento entre o Presidente da República e o Governo em que Jacinto Santos considera que o Presidente está a trabalhar com uma Constituição na cabeça que não corresponde ao que está estabelecido na Constituição de 1992, defendendo a introdução do princípio do impeachment quando o Presidente entra em confronto directo com a Constituição.
Há Taça
Iniciou-se em S. Nicolau, no passado dia 6 de Abril, a Fase Regional da II Taça de Cabo Verde, competição que irá terminar com a realização, de 2 a 4 de Junho próximos, no concelho de S. Salvador do Mundo da Fase Nacional.
Grupo cria Comissão Adhoc + S. Vicente cuja missão é divisar respostas adequadas para os problemas da ilha
Um grupo de cabo-verdianos, residentes no país e na diáspora, criou a comissão Adhoc + S. Vicente, com a missão de divisar respostas adequadas e duradoras para os problemas da ilha, como desemprego, particularmente entre os jovens, pobreza e pobreza extrema.
O novo amigo
Há 30 anos, completados o mês passado, quando Garry Kasparov e Nigel Short se encontraram, em Londres, para disputar o match final do Campeonato Mundial de Xadrez de 1993, um dos mais controversos de sempre, estava longe de imaginar que aconteceria o que vivi durante os últimos dias da semana passada e o início desta.
Luís Morais, a grandeza humana de um ícone da música cabo-verdiana
“O clarinete, as melodias e os solos de Luís Morais constituem uma ponte emotiva entre ele e o seu povo, entre o hinterland e a diáspora”. (Corsino Fortes)
Tempo para reflexão
Eis que mais um ano se fecha no calendário histórico, 2022, já 47 afastados da data da independência de Cabo Verde, primeira pedra de uma edificação complexa, início de uma alquimia inédita visando a realização do sonho que permitiu o dia: afastar de vez o pesadelo de massivos corpos a apagar; perpetuar a chama do 5 de julho; tornar o quotidiano uma rotina prática; o rótulo de subproduto da construção de impérios, um símbolo de resistência; fazer da condição alforra uma soberania de facto.
Estudantes timorenses sentem-se bem integrados em Cabo Verde
São ao todo 41 estudantes timorenses que chegaram a Cabo Verde no ano lectivo 2016/17. Para saber da sua experiência universitária o Expresso das Ilhas conversou com o Adido da Educação da Embaixada de Timor-Leste em Portugal, e com mais dois recém-licenciados que foram unânimes em enaltecer a qualidade do ensino superior em Cabo Verde.
Quo Vadis políticas públicas?
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou na semana passada dados preliminares do Censo 2021 incidindo sobre a população e a habitação. De entre as informações passadas ficou-se a saber com alguma surpresa que a população de 2010 para 2021 diminui de 491.683 habitantes para 483.628.
INTERILHAS, uma crónica de desassossego
É madrugada do segundo dia de esperança para viajar de S. Vicente para S. Nicolau. Este é o nosso quotidiano insular para quem tem que viajar desta ilha para as demais que lhe estão a Nordeste e Sul: S. Nicolau, Sal, Boa Vista e Santiago. Digo de esperança para não dizer de angústia.
O País e o desenvolvimento, uma pista a explorar
Nos avanços e recuos do escalar da montanha, Cabo Verde, talvez pela necessidade de manter bem acesa a chama da alma e não perca o olimpo da ambição, tanto repete que no desenvolvimento o povo das ilhas é o seu melhor recurso que dizê-lo tornou-se um hábito, ainda que, visto de fora, um despropósito – recurso sujeito um compósito do mesmo processo.
Em Abril, Xadrez Mil
A Lusofonia é rica em provérbios, as tais frases que são utilizadas em contextos certos e com sentido lógico para todos. Frequentemente trago aqui à liça alguns desses ditados populares e, até foi com uma dessas frases, há quase 11 anos anos, que iniciei aqui estes meus escritos com uma peça intitulada ”Até ao lavar dos cestos é vindima”.
Arte de aprender e ensinar
Cumpre-se, mais uma vez em abril, o ritual de celebrar o Dia do Professor Cabo-verdiano, evocando o seu patrono Baltasar Lopes da Silva.
O estreante
Os muitos anos que já levo de xadrez proporcionaram-me a vivência de inúmeras situações dignas de registo. Algumas dessas situações classifico-as de hilariantes, enquanto outras considero serem comoventes e outras ainda, estão catalogadas como irritantes.
John
Não é cristão alegrar-se com a desgraça alheia. Mas, não terá havido, na ilha, fiel cristão que não se tivesse alegrado com o inglório fim de John, na fatídica madrugada do dia 25 de Novembro de 1947. O acontecimento foi, até, considerado por muitos, crentes, uma bênção mandada pela mão de Deus. Para outros, fantasiosos, "Face à recusa do governo de Salazar em permitir a descarga em Cabo Verde, o capitão, condoído, agiu intencionalmente, para salvar o povo faminto". Mas, na verdade, o encalhe de John se ficou a dever a inexplicada e grosseira negligência do seu imediato. Bendita negligência!
XADREZ: Nacional Absoluto
Foi anunciado, recentemente, a realização na Cidade do Mindelo (S. Vicente), de 15 a 18 de Outubro próximos, do IV Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez (CNIA).
EDITORIAL : Culpar os outros
Mais de duas semanas depois do fim do estado de emergência na ilha de Santiago a situação da Covid-19 em Cabo Verde não é a mais rósea. Os números de contágio quase de duplicaram passando de 406 casos no dia 29 de Maio para 781 no dia 16 de Junho.
EDITORIAL : Pensar estratégias de saída
Está prestes a chegar ao fim o estado de emergência decretado pelo presidente da república no dia 29 de Março. Os casos de Covid-19 já ultrapassaram uma dezena e as pessoas em quarentena, por razões ligadas aos casos diagnosticados, estão acima das quinhentas, 216 em S. Vicente e as restantes na ilha da Boa Vista.
O ÚLTIMO MUGIDO de Germano Almeida
Ao lermos a primeira página deste romance, de frente para o portão do cemitério, assistimos à saída da multidão que tinha acompanhado o funeral do célebre escritor Miguel Lopes Macieira. Percebemos de imediato a ligação com o anterior, O Fiel Defunto, que termina com essa multidão a dirigir-se ao cemitério para o funeral do escritor assassinado pelo seu melhor amigo, no dia em que lançava mais um livro, precisamente O Último Mugido.
Cabo Verde - Perspectivando o relançamento económico após a Covid-19
Na edição 955 do semanário Expresso das Ilhas, teci algumas considerações sobre determinadas consequências económicas do vírus corona e alertei para a necessidade do ponto de vista económico, nos prepararmos para o pós-crise.
Espaços com história V
O nome de Augusto Vera-Cruz tinha sido apagado [após a independência] da respectiva rua¹, desde a igreja paroquial até à Rua de Camões também esta desbatizada.
mais