Artigos sobre FIDE

Taça de Cabo Verde
A Taça de Cabo Verde é a nova competição de xadrez, anunciada a semana passada pela Federação Nacional e que decorrerá em duas fases: a Regional, a realizar-se nas várias regiões desportivas, de Março a 25 de Abril e a fase Nacional, a realizar-se de 29 de Maio a 1 de Junho, em local ainda a designar.

A pandemia continua
Parece que durante a transição do ano de 2020, para este novo ano, houve uma lavagem cerebral nas pessoas que, rapidamente, esqueceram o facto de estarmos a enfrentar uma terrível pandemia, responsável, um pouco por todo o mundo, pela morte de milhares de pessoas, e que continua a fazer cada vez mais vítimas.

Faça favor de entrar senhor 2021
É habitual, no final de cada ano, fazer-se um balanço do que aconteceu, ou poderia ter acontecido, nesse mesmo ano.

Olimpíadas
O facto de o campeonato mundial de equipas em xadrez ser designado por Olimpíada não significa a existência de qualquer ligação com os tradicionais Jogos Olímpicos.

Mudanças à vista
Todos nós estamos desejosos que esta pandemia da COVID-19 tenha rapidamente o seu fim.

Hablando español
Conforme aqui anunciei há algumas crónicas atrás, durante a semana passada, estive envolvido na 1.ª Olimpíada online para jogadores com deficiência, fazendo parte da equipa de arbitragem desta competição organizada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

E se houvesse Gala?
O ano passado, mais ou menos por esta altura, a propósito da Gala do Desporto Cabo-verdiano 2019 (que não teve nenhum nomeado do xadrez), escrevi aqui, neste espaço, que a Gala se tinha esquecido de nós.

Ao mais alto nível
No 90.º Congresso da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) realizado nos finais de Fevereiro último, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), testemunhei a aprovação do meu título da Árbitro Internacional (AI) de xadrez, tornando-me assim no primeiro e único cabo-verdiano a possuir tal título.

XADREZ: Nacional Absoluto
Foi anunciado, recentemente, a realização na Cidade do Mindelo (S. Vicente), de 15 a 18 de Outubro próximos, do IV Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez (CNIA).

XADREZ: Já se joga presencialmente
Como é do conhecimento geral, a COVID-19 forçou, por todo o mundo, o cancelamento das actividades desportivas em curso e, das que estavam programadas, para datas muito próximas da altura em que foi declarado o estado de pandemia.

O nosso doping, chama-se batota
A recente publicação, no BO, da Lei n.º 98/IX/2020, estabelecendo o regime jurídico da luta contra a dopagem no desporto em Cabo Verde, veio colocar o nosso país, na lista dos países seguidores das orientações emanadas pela UNESCO e pela AMA (Agência Mundial Antidopagem), no que se refere à luta contra a dopagem no desporto.

No Dream Team
Não há dúvida que a COVID-19 veio dar uma grande “martelada” em quase todos os desportos. E não digo todos, porque pelo menos um, adaptou-se facilmente e rapidamente aos tempos de pandemia, beneficiando, para isso, das novas tecnologias.

Objectivo falhado
Quando começamos a preparar a equipa nacional que participaria na Olimpíada Online, acalentamos a esperança de que faríamos uma boa prova.

Olimpíada Online
A pandemia do COVID 19 obrigou-nos a adquirir novos hábitos, novas formas de enfrentar determinadas situações e novas atitudes, que não nos passariam pela cabeça virem a acontecer quando o pito soou na Baía a anunciar a entrada deste ano de 2020.

Derrotados pela internet
Fazendo a antevisão dos jogos que disputamos no passado fim-de-semana, referentes à 3.ª ronda das competições de xadrez online em que estamos envolvidos, na passada sexta-feira, dia 10 de Julho, perante as câmaras da Televisão de Cabo Verde, afirmei que os encontros já de si tinham um enorme grau de dificuldade porque os aversários eram fortes e, além disso, havia que contar com outros factores, um deles chamado internet.

A semana passada
A semana passada, em termos de relações pessoais, não foi uma das que pretenda guardar na memória das boas recordações.

Influências para um grande desfecho: MI Mariano Ortega e Célia R. Guevara, jogadores de Cabo Verde
No passado dia 5 de Junho, completaram-se 10 anos, após a minha última participação, como jogador, na Taça de Portugal de Xadrez.

Angola foi superior
Conforme foi amplamente divulgado, no passado domingo, dia 7 de Junho, a partir das 17:00 horas, na plataforma da Chess.com, disputou-se, ao ritmo Blitz (3’+2’’) o “Match da amizade”, entre as equipas nacionais de Cabo Verde e de Angola.

Alinhados
As declarações do Sr. Ministro do Desporto e o que a nossa imprensa disse e escreveu após a reunião, realizada na passada sexta-feira, entre as federações desportivas nacionais e o responsável governamental pelo desporto cabo-verdiano, talvez pudessem dar a entender que havia um desalinhamento entre o xadrez e os outros desportos relativamente às medidas a tomar na luta contra a pandemia da COVID-19.

Quarto
Ao lerem o título desta minha peça de hoje devem, os estimados leitores, pensar que me irei referir a uma divisão do lar, provavelmente a mais íntima. Numa altura em que um vírus mascarado de chinês nos quis vir atormentar quando andávamos tão entretidos com outras coisas, algumas agora até já desvalorizadas, é natural que assim pensem.
mais