Mestre Mariano Ortega tornou-se bicampeão nacional

PorFrancisco Carapinha,28 nov 2021 7:29

Presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez

Mindelo foi palco da final do V Campeonato Nacional Individual Absoluto, que decorreu de 15 a 21 de Novembro, na sala de Conferências da Câmara do Comércio do Barlavento.

Dez nobres jogadores, disputaram entre si o título de Campeão Nacional Individual Absoluto de 2021, num torneio em que todos tiveram de jogar com todos.

Foram 9 sessões de intensa luta no tabuleiro, com todas as partidas a serem transmitidas em directo para todo o mundo, através das maiores e melhores plataformas mundiais de xadrez.

Pela primeira vez em Cabo Verde, na final do Campeonato Nacional, todos os jogadores tinham raking internacional e, pela primeira vez, a sua disputa foi efectuada com 10 participantes.

Á partida, era previsível que fôssemos ter um campeonato competitivo e cansativo, o que se veio a confirmar durante a longa maratona desta final de CNIA 2021.

Logo na primeira ronda, uma das partidas demorou cerca de 5 horas, obrigando os contendores, árbitro e staff, a sairem do local dos jogos, ás duas da manhã e, na ronda seguinte, foram necessárias 4,5 horas para que a última partida do dia chegasse ao fim.

Na derradeira ronda, só depois de terminada a partida final do torneio é que se conseguiu conhecer o actual Campeão, pois os dois protagonistas desta partida tinham, até então, ganho todos os seus duelos anteriores.

Mariano Ortega e David Mirulla foram os protagonistas dessa derradeira contenda onde o primeiro acabou por ser mais forte, conseguindo levar de vencida o outro, arrebatando o título de Campeão Nacional, que já lhe pertencia.

image

O pódio do CNIA 2021: Mirulla (2.º); Ortega (1.º); Célia (3.º)

Ou seja, o Mestre Mariano Ortega, tornou-se bicampeão nacional e David Mirulla acabou por ser o vice campeão. Os resultados que ambos obtiveram demonstram que estão acima da concorrência, pois ambos ganharam a todos os outros jogadores participantes.

Na terceira posição ficou Célia Rodiguez Guevara, única presença feminina na prova.

Para terminar, foi preparada uma festa de encerramento onde estiveram presentes, entre outros, o Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para o Desporto e Juventude, a Presidente do Comité Olimpico Cabo-verdiano e o Presidente do IDJ.

A festa final começou com uma pequena actuação de Chico Serra, o famoso músico nacional, seguindo-se o momento dedicado aos discursos e depois a distribuição de presentes a convidados e prémios aos jogadores, terminando com o senhor Ministro a entregar a Taça de Campeão ao grande vencedor.

image

Pelo meio, ainda houve espaço para a entrega da norma de árbitro FIDE ao santomense José Rita que veio, através da Confederação Africana de Xadrez, coadjuvar o árbitro principal.

Para finalizar a festa do encerramento, a organização preparou um pequeno beberete onde todos puderam conviver e comentar algumas das incidências deste torneio que certamente ficará na memória de todos os que nele participaram.

Terminada a festa final fica a certeza que o dia 21 de Novembro de 2021 ficará como um dia memorável para o xadrez nacional.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1043 de 24 de Novembro de 2021.

Autoria:Francisco Carapinha,28 nov 2021 7:29

Editado porFretson Rocha  em  31 ago 2022 23:28