Artigos de Francisco Carapinha no nosso arquivo

Faça favor de entrar senhor 2021
É habitual, no final de cada ano, fazer-se um balanço do que aconteceu, ou poderia ter acontecido, nesse mesmo ano.

Olimpíadas
O facto de o campeonato mundial de equipas em xadrez ser designado por Olimpíada não significa a existência de qualquer ligação com os tradicionais Jogos Olímpicos.

Mudanças à vista
Todos nós estamos desejosos que esta pandemia da COVID-19 tenha rapidamente o seu fim.

Hablando español
Conforme aqui anunciei há algumas crónicas atrás, durante a semana passada, estive envolvido na 1.ª Olimpíada online para jogadores com deficiência, fazendo parte da equipa de arbitragem desta competição organizada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

E se houvesse Gala?
O ano passado, mais ou menos por esta altura, a propósito da Gala do Desporto Cabo-verdiano 2019 (que não teve nenhum nomeado do xadrez), escrevi aqui, neste espaço, que a Gala se tinha esquecido de nós.

Ao mais alto nível
No 90.º Congresso da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) realizado nos finais de Fevereiro último, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), testemunhei a aprovação do meu título da Árbitro Internacional (AI) de xadrez, tornando-me assim no primeiro e único cabo-verdiano a possuir tal título.

Figueira da Foz
Habitualmente, por esta altura do ano (final de Outubro/início de Novembro), é nesta bonita cidade que costumo passar, pelo menos, uma semana.

Até ao lavar dos cestos é vindima (2)
No passado dia 29 de Setembro completaram-se dez anos que publiquei, neste espaço, a minha primeira crónica.

Há novo campeão nacional
Terminou, no passado Domingo, o IV Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA), sagrando o MI Mariano Ortega como novo Campeão Nacional de Xadrez, numa prova em que venceu as sete partidas disputadas.

CNIA em tempo de pandemia
O IV Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA), que começa na próxima Quinta feira, está aí a bater-nos à porta e eu sinto-me como me sentia em 2017 quando nos preparavamos para realizar os primeiros campeonatos nacionais de xadrez.

Xadrez lusófono perde MI
Ontem, quando estava a tratar de alguns preparativos para a realização do nosso IV Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA 2020), recebi uma mensagem do meu homólogo da federação angolana, informando-me do desaparecimento físico de um dos melhores, senão mesmo do melhor, jogadores de xadrez de Angola.

COVID é um jogo de xadrez?
Foi publicado originalmente por Bloomsbury, Nova Iorque, em 2007, um livro com o título a “Vida imita o xadrez”, da autoria de Garry Kasparov.

Jovens Damas
O ano passado, por altura dos Campeonatos Nacionais de Jovens que decorreram na capital do país, publiquei neste espaço um texto que intitulei de “O Bispo Bom e o Bispo Mau”.

Xadrez e Chuva
As recentes chuvadas e inundações que aconteceram recentemente em Cabo Verde, trouxeram-me à memória outras inundações e chuvadas da minha juventude.

XADREZ: Nacional Absoluto
Foi anunciado, recentemente, a realização na Cidade do Mindelo (S. Vicente), de 15 a 18 de Outubro próximos, do IV Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez (CNIA).

XADREZ: Wolfgang Uhlmann
A primeira vez que joguei com um Grande Mestre (GM) internacional de xadrez, foi em Santarém, cidade cujo Liceu Nacional frequentei de 1977 a 1979.

XADREZ: Já se joga presencialmente
Como é do conhecimento geral, a COVID-19 forçou, por todo o mundo, o cancelamento das actividades desportivas em curso e, das que estavam programadas, para datas muito próximas da altura em que foi declarado o estado de pandemia.

Uruguai, histórias com regras
O Uruguai, país latino-americano, ficará para sempre associado à história do xadrez Cabo-verdiano por nos ter apadrinhado na nossa estreia absoluta, em competições, como equipa nacional.

O nosso doping, chama-se batota
A recente publicação, no BO, da Lei n.º 98/IX/2020, estabelecendo o regime jurídico da luta contra a dopagem no desporto em Cabo Verde, veio colocar o nosso país, na lista dos países seguidores das orientações emanadas pela UNESCO e pela AMA (Agência Mundial Antidopagem), no que se refere à luta contra a dopagem no desporto.

No Dream Team
Não há dúvida que a COVID-19 veio dar uma grande “martelada” em quase todos os desportos. E não digo todos, porque pelo menos um, adaptou-se facilmente e rapidamente aos tempos de pandemia, beneficiando, para isso, das novas tecnologias.
mais