Artigos de Francisco Carapinha no nosso arquivo

Já está!
A semana passada, durante 5 dias, a Cidade da Praia recebeu a Fase Final do VI Campeonato Nacional Individual Absoluto.

Amiga
“E com um brilhozinho nos olhos Guardei um amigo Que é coisa que vale milhões”

Ficou em casa
Frequentemente vejo-me a citar a “Pedra filosofal” do poeta luso António Gedeão, porque entendo que os sonhos são um dos motores da evolução e progresso.

No feminino
Numa tentativa de captar, para o xadrez, mais atletas do sexo feminino, a Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) instituiu a época de 2022 como sendo o ANO FEMININO.

Um ucraniano chamado Oleg Romanishin
Esta semana fui apanhado de surpresa com o pedido de preencher esta coluna com um dos meus escritos, numa altura em que nada tinha previsto para isso.

Cabo Verde Open
Provavelmente, alguns dos estimados leitores, já questionaram o motivo da longa ausência dos meus escritos aqui nesta página.

Mestre Mariano Ortega tornou-se bicampeão nacional
Mindelo foi palco da final do V Campeonato Nacional Individual Absoluto, que decorreu de 15 a 21 de Novembro, na sala de Conferências da Câmara do Comércio do Barlavento.

Uma promoção estranha
A história que hoje aqui vos trago foi-me contada há uns largos anos.

A bengala
No Verão de 2018 fui convidado a participar num Congresso sobre o Xadrez em África a ser realizado em Marrakesh, antiga cidade imperial situada no Oeste de Marrocos.

Efemérides e CNIA
Quando se evoca o dia 11 de Setembro é natural que a grande maioria, para não dizer a totalidade das pessoas, relacione a data com o terrível ataque à humaninade ocorrido, em 2001, nos EUA, perpetrado por uns quantos tresloucados.

Divisão 3
Quando há 15 dias atrás aqui escrevia que para apróxima haveria mais, referindo-me à nossa participação na Olimpíada Online, estava longe de imaginar que essa próxima estava tão próxima.

Olimpíada Online
Iniciou-se no passado dia 20 a Olimpíada on-line 2021, numa organização da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

O mate descansado
Conforme já tenho aqui escrito algumas vezes, o facto de, já há muitos anos, arbitrar torneios de xadrez, permitem-me assistir a inúmeras cenas hilariantes e que são motivo para contar uma boa história e largar aumas boas gargalhadas.

Foi bonita a festa, pá
No passado dia 1 de Junho, quando terminou a Taça de Cabo Verde veio-me à memória a frase “Foi bonita a festa, pá» da célebre canção de Chico Buarque “Tanto mar».

2.º lugar
Em Abril de 2016, quando assumi o cargo de presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, fiz questão de afirmar, em vários locais e por diversas ocasiões, que não podia ser espectável que Cabo Verde, no xadrez, obtivesse resultados de topo no imediato.

Em Abril, Xadrez Mil
A Lusofonia é rica em provérbios, as tais frases que são utilizadas em contextos certos e com sentido lógico para todos. Frequentemente trago aqui à liça alguns desses ditados populares e, até foi com uma dessas frases, há quase 11 anos anos, que iniciei aqui estes meus escritos com uma peça intitulada ”Até ao lavar dos cestos é vindima”.

93
Quando projectei a realização da Taça de Cabo Verde de xadrez, tinha em mente uma competição que envolvesse as Associações Regionais e que, neste tempo de pandemia, trouxesse a retoma das competições presenciais a essas regiões.

O estreante
Os muitos anos que já levo de xadrez proporcionaram-me a vivência de inúmeras situações dignas de registo. Algumas dessas situações classifico-as de hilariantes, enquanto outras considero serem comoventes e outras ainda, estão catalogadas como irritantes.
mais