Cabo Verde Open

PorFrancisco Carapinha,21 fev 2022 8:17

Presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez

Provavelmente, alguns dos estimados leitores, já questionaram o motivo da longa ausência dos meus escritos aqui nesta página.

Não há qualquer mistério nessa ausência, motivada por questões de ordem profissional, por um período de isolamento e convívio com o bichinho do momento que fez questão em entrar comigo no novo ano e, também o tempo dispendido na preparação daquele que, esperamos venha a ser, o maior torneio internacional de xadrez jamais realizado em Cabo Verde.

Anunciado no passado Sábado, em Conferência de Imprensa, Cabo Verde, mais concretamente a cidade do Mindelo, receberá de 22 a 30 de Abril, próximos, o CABO VERDE OPEN 2022, nome atribuído ao referido torneio internacional.

Este torneio, que conta com a parceria do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), além da componente desportiva e divulgação do xadrez, pretende também promover Cabo Verde e contribuir para a retoma do turismo, importante actividade económica nacional.

Aliada á parceria com o IDJ, o Cabo Verde Open 2022, irá contar com o apoio da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), que para isso seleccionou 50 torneios, entre 110 concorrentes ao seu programa de apoio, a realizar em 2022 um pouco por todo o mundo. Desses 50 torneios, só 7 se realizarão em África e o CV OPEN 2022 é um deles, o que por si só demonstra a importância que o nosso torneio passou a ter.

Mas falando no torneio propriamente dito, que será limitado a 50 participantes, é realizado em 9 rondas no sistema suíço de emparceiramento em sessões diárias, excepto no dia 24 que terá uma ronda dupla para compensar o dia de folga destinado a uma visita a Santo Antão dois dias depois.

image

No CV OPEN 2022 haverá a probabilidade dos jogadores alcançarem normas de Mestre e Grande Mestre Internacional.

Para abrilhantar esta organização da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) já estão confirmados alguns nomes sonantes do xadrez mundial, nomeadamente:

GM SERGEI TIVIAKOV (NED) - Campeão do mundo de Sub-18 em 1990 (Singapura), Campeão Europeu em 2008 (Plovdjy – Bulgária), Campeão da Holanda em 2006, 2007 e 2018, fez parte da equipa russa que venceu a Olimpíada em 1994, conjuntamente com Garry Kasparov, Vladimir Kramnik, Evgeny Bareev, Alexei Dreev e Peter Svidler;

IM ALINA L’AMI (ROM) - Campeã do mundo (feminina) de Sub-10 em 1995 (S. Lourenço) e campeã da Europa em Sub-18 (feminina) em 2002 (Itália);

GM LUÍS GALEGO (POR) – Várias vezes campeão de Portugal e líder no raking em terras lusas;
GM ANTÓNIO FERNANDES (POR) – é o detentor de mais títulos de Campeão de Portugal, tem diversas participações nas Olimpíadas de Xadrez entre 1980 e 2018, conquistou a medalha de bronze individual no segundo tabuleiro, conquistada na Olimpíada de 1992;

GM ALEKSA STRIKOVIC (SRV) - Campeão da antiga JUGOSLÁVIA (1992), participação na selecção do seu país nas Olimpíadas de Novi Sad (Sérvia – 1990), Yerevan (Arménia – 1996) e Elista (Russia – 1998);

WIM CATARINA LEITE ORALOVA (POR) – Campeã de Portugal por 8 vezes é considerada a melhor jogadora portuguesa de todos os tempos;

GM JOHAN-SEBASTIAN CHRISTIANSEN (NOR) – é o n.º 3 do ranking na Noruega, país do campeão mundial;

IM MARIANO ORTEGA (CPV) – é o nosso mestre bicampeão nacional;

Também convidados, esperando a sua confirmação, estão 2 jogadoras de Angola, uma das quais a tri-campeã junior africana, 2 jogadores de Moçambique, 2 de S. Tomé e Principe e jodadores da Nigéria, Senegal, Gana e Libéria.

Para árbitro principal deste torneio, foi escolhido o meu amigo Carlos Oliveira Dias, Árbitro Internacional português que já arbitrou 27 campeões mundiais, e que pretende encerrar aqui, neste nosso torneio, a sua longa e gloriosa carreira na arbitragem internacional de xadrez.

Está ao nosso alcance fazer deste CV OPEN 2022 um sucesso que o xadrez e o país merecem.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1055 de 16 de Fevereiro de 2022.

Autoria:Francisco Carapinha,21 fev 2022 8:17

Editado porAndre Amaral  em  21 fev 2022 14:27