Artigos sobre IDJ

IDJ manifesta “profundo pesar” pelo falecimento de Chidoca, pugilista internacional cabo-verdiano
O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) manifestou o seu “profundo pesar” pelo falecimento do antigo pugilista internacional cabo-verdiano Carlos Alcides, mais conhecido por Chidoca, ocorrido terça-feira, na cidade da Praia.

FCB nega ter recebido 1.600 contos do IDJ para participação de Cabo Verde no campeonato africano
A Federação Cabo-verdiana de Boxe (FCB) nega ter recebido 1.600 contos do IDJ para apoiar a participação de Cabo Verde no campeonato africano da modalidade e desafia a instituição governamental a provar que já disponibilizou esse montante.

IDJ já disponibilizou 1.600 contos para participação de Cabo Verde no Campeonato Africano de Boxe – director
O director do Desporto do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) classificou de “estranhas” as declarações dos pugilistas Nancy Moreira e David de Pina que reclamam falta de verba para participarem no Campeonato Africano de Boxe.

Frederic Mbassa deixa conselho directivo do Instituto do Desporto e da Juventude
Governo aceitou pedido de Fréderic Mbassa para terminar a sua comissão de serviço no cargo de presidente do conselho directivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

Pugilista internacional cabo-verdiana, Nancy Moreira, apela a “mais respeito” pelos atletas do boxe
Nancy Moreira pugilista internacional cabo-verdiana participou no Campeonato do Mundo de Boxe Elite-Feminino 2022, em Istambul (Turquia) que decorreu de 6 a 21 de Maio, a representar Cabo Verde, sem uma equipa. O Expresso das Ilhas foi conversar com essa atleta destemida, que mesmo sozinha, representou Cabo Verde e somou nesta competição mais duas vitórias na sua carreira.

Os desafios da carreira olímpica
Cabo Verde tem uma rica história olímpica. Uma história rica não pela quantidade de medalhas, mas sim pelo esforço individual de cada atleta. A maioria, ilustres desconhecidos no país, apesar de levarem o nome de Cabo Verde às competições internacionais. Para o Comité Olímpico Cabo-Verdiano (COC), o país evoluiu em termos participativos, mas, admite que é preciso melhorar o ambiente desportivo.

Cabo Verde Open
Provavelmente, alguns dos estimados leitores, já questionaram o motivo da longa ausência dos meus escritos aqui nesta página.

"Conhecer para melhor decidir"
No passado dia 12 de Novembro fez-se a apresentação pública do projeto “Censo do Desporto”, o primeiro recenseamento geral do desporto e a principal face da Carta Desportiva Nacional.

Censo para decisão assertiva no desporto
Nas últimas semanas tivemos a notícia do lançamento de um programa que na minha opinião será um dos mais importantes dos últimos 10 anos da história do desenvolvimento nacional através do desporto. Já tinha sido anunciado na proposta de orçamento de estado a verba de 24 000 000 de Escudos cabo-verdianos para a realização do censo do Desporto (e por consequência uma base de dados, plataforma de observatório e plano estratégico).

Governo aprova plano de 45 milhões de escudos para retoma das atividades desportivas
O Governo aprovou um plano para a retoma das atividades desportivas após as limitações impostas pela pandemia de covid-19, orçado em 45 milhões de escudos, apoiando os clubes inscritos nas competições oficiais, foi ontem anunciado.

IDJ apresenta projecto “Censo de Desporto”
O Instituto do Desporto e da Juventude vai apresentar amanhã, 12, a partir das 10h00, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo na Cidade da Praia o projecto “Censo de Desporto”.

Santiago acolhe nos dias 23 e 24 de Outubro mais uma edição do Santiago Ultra Trail
A Ilha de Santiago acolhe nos dias 23 e 24 de Outubro mais uma edição do Santiago Ultra Trail, no âmbito do Cabo Verde Trail Series (CVTS). Rui Marques, da empresa In Totum, que está na organização do evento, em conferência de imprensa esta manhã, na cidade da Praia, diz que a grande novidade para este ano é a participação de 200 crianças, na faixa etária dos 4 aos 12 anos.

Até onde queremos ir no Desporto em Cabo Verde?
Quando abordamos a política desportiva em Cabo Verde, é fundamental analisar alguns pontos: Legislação, Liderança e Recursos.

“A capacidade de financiamento é o calcanhar de aquiles do desporto cabo-verdiano”
Tomou posse há um ano o primeiro conselho directivo do IDJ, liderado por Frederic Mbassa. Considerado uma das grandes reformas do governo para o sector, o IDJ foi criado para gerir e executar toda a política pública na área do desporto e da juventude. Em entrevista ao Expresso das Ilhas Frederic Mbassa faz o balanço do primeiro ano de actividade do Instituto, fala dos ganhos, das limitações impostas pela COVID-19 e dos principais desafios para os dois sectores.

Nick Barros reclama pagamentos pelas medalhas conquistadas nos I Jogos Africanos de Praia
O atleta cabo-verdiano, Nick Barros, medalha de ouro e prata na modalidade freestyle nos I Jogos Africanos de Praia, realizado em 2019, na ilha do Sal, reclama, junto do Governo, o pagamento pelas conquistas.

Cabo Verde realiza “festival no sofá” para angariar fundos para seleção de andebol
A Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) vai juntar vários artistas nacionais para um “festival no sofá” em 26 e 27 de Dezembro, para angariar fundos para a seleção, que em Janeiro joga o mundial da modalidade no Egipto.

IDJ vai apoiar Académica do Porto Novo na construção da sua sede
O presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) garante que a instituição que dirige vai apoiar a Associação Académica do Porto Novo na construção da sua sede social. Posição expressa hoje por Frederico Mbassa, durante o lançamento da primeira pedra para a construção da sede social do clube , em Santo Antão.

IDJ quer esclarecimentos sobre recusa de vistos a atletas pré-convocados para Mundial de Andebol 2021
O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) garantiu, esta terça-feira, que tudo fará para esclarecer junto às entidades competentes, a recusa de vistos a três dos cinco atletas residentes em Cabo Verde, pré-convocados para a selecção nacional de andebol no Mundial 2021.

Cabo Verde assume vice-presidência executiva da Confederação Africana de Voleibol
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV), António Rodrigues, é o novo vice-presidente executivo da Confederação Africana de Voleibol (CAV) em eleição que ocorreu no Egipto, com 54% dos votos na lista liderada por Bouchra, dos Marrocos.

Há novo campeão nacional
Terminou, no passado Domingo, o IV Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA), sagrando o MI Mariano Ortega como novo Campeão Nacional de Xadrez, numa prova em que venceu as sete partidas disputadas.
mais