Artigos sobre Federações
Carlos Monteiro, Ministro do Desporto - O sucesso do desporto cabo-verdiano não se pode medir pelo resultado das selecções
2025 ficará na história do desporto cabo-verdiano. A qualificação inédita para o Mundial de Futebol roubou os holofotes, mas é apenas a face mais visível e mediática de uma mudança de paradigma que o Ministro do Desporto garante estar em curso, com ou sem vitórias. "A mudança estrutural não acontece agora porque há essa qualificação", sublinha Carlos Monteiro, apontando para a opção política que, pela primeira vez, assumiu o desporto como eixo de desenvolvimento do país. Da massificação da base à captação da diáspora, passando pela profissionalização, o governante traça um retrato do desporto cabo-verdiano que já não se mede apenas pelos resultados das selecções, mas pela estrutura que se está a construir para as próximas décadas. E garante: "Isto é feito para ser perene."
IDJ assina contratos-programa com três federações e com as Forças Armadas
O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) assinou contratos-programa com as federações cabo-verdianas de andebol, futebol, halterofilismo e com as Forças Armadas para o ano 2025.
“A capacidade de financiamento é o calcanhar de aquiles do desporto cabo-verdiano”
Tomou posse há um ano o primeiro conselho directivo do IDJ, liderado por Frederic Mbassa. Considerado uma das grandes reformas do governo para o sector, o IDJ foi criado para gerir e executar toda a política pública na área do desporto e da juventude. Em entrevista ao Expresso das Ilhas Frederic Mbassa faz o balanço do primeiro ano de actividade do Instituto, fala dos ganhos, das limitações impostas pela COVID-19 e dos principais desafios para os dois sectores.
mais
homepage






