Artigos sobre desporto

Governo define nível de risco em cada modalidade desportiva e nas competições oficiais
O Governo decidiu pela retoma das actividades desportivas, mas sem presença do público, e definiu vários níveis de risco para cada modalidade e, conforme o grau de risco, a regra é a realização de teste.

Vacina para o COVID19 e o Desporto
O Comité Olímpico Internacional (COI) já emitiu uma comunicação a informar que, alem de encorajarem os participantes da próxima edição dos Jogos Olímpicos de Toquio2020 serem vacinado contra o COVID19, esta não será obrigatória.

Desporto em 2021 – Parte II
Na continuidade do artigo da semana transata, continuo a realizar a síntese no qual a reputada consultora DELOITE fez o seu habitual relatório anual na faz uma antevisão das grandes tendências do desporto para o ano de 2021. Uma das grandes tendências para o próximo ano será o de (re)pensar o papel do desporto na sociedade.

4ª e última fase: A criação do Sporting Clube da Praia
Como já tinha abordado nos artigos que antecederam este, realço a suma importância do Rápido Clube na construção do Sporting Clube da Praia. Hoje, para finalizar, abordo como foi o “modus operandi” no processo de criação do Sporting Clube da Praia. Afinal o que se passou depois da recuperação do extinto Rápido Clube e extinto Sporting Clube de Cabo Verde? Qual foi a narrativa e o contexto desta fusão? E porquê de o nome permanecer “Sporting” e não outro?

Desporto em 2021 – parte I
A reputada consultora DELOITE fez o seu habitual relatório anual na faz uma antevisão das grandes tendências do desporto para o ano de 2021. Irei nas próximas semanas realizar uma abordagem sintética a este relatório em 3 partes no sentido de dar aos nossos leitores uma visão global das tendências desta área para o próximo ano.

E se houvesse Gala?
O ano passado, mais ou menos por esta altura, a propósito da Gala do Desporto Cabo-verdiano 2019 (que não teve nenhum nomeado do xadrez), escrevi aqui, neste espaço, que a Gala se tinha esquecido de nós.

IPC e a Equipa de Refugiados para Tóquio 2020
Nos Jogos Olímpicos de Rio2016 o Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou a presença pela primeira vez de uma equipa de Refugiados. Este foi um momento sublime e grande significado. Na altura de apresentação da equipa oficialmente, choveram elogios de todos os quadrantes do mundo e o COI prontamente confirmou a continuidade deste projeto para Tóquio 2020.

Investimento do desporto nos países em desenvolvimento
A investigação mostra que o investimento no desporto nos países em desenvolvimento é muito menor do que nos países desenvolvidos, uma vez que o desenvolvimento desportivo não é geralmente uma prioridade no orçamento nacional ou no sistema educativo da maioria destes países.

Política e Gestão do Desporto
Recentemente o Olympic Studies Center (Centro de Estudos Olímpicos) do Comité Olímpico Internacional (COI) fez uma sessão sobre a diplomacia e o desporto com Peré Miro. Esta sessão abordou bastantes temas de elevado interesse e acabou por tocar em certa medida na temática da visão do desporto aos olhos de certos regimes de alguns países.

Desporto e direitos humanos
O Irão segue destacado nas últimas noticias pelos piores motivos. Depois da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) ter atribuído ao Irão a próxima edição do mundial de Sub-19 para rapazes (prevista para 2021), as mulheres iranianas são ainda impedidas de assistirem a jogos de voleibol no país. Esta atribuição só foi possível depois das autoridades iranianas começaram a permitir que as espectadoras femininas entrassem em jogos de voleibol em 2017, mas apenas um número limitado de mulheres pré-vetadas.

Orçamento de Estado para 2021 e Desporto
A proposta de orçamento de estado (OE) para 2021 já foi publicada no site das Finanças. Esta proposta tem um valor global de 77.896 milhões de CVE. Este orçamento comtempla naturalmente a dotação orçamental para a área do desporto. A primeira boa notícia é que existe um aumento do OE de 2020 para o ano de 2021 de cerca de 30 Milhões de CVE (17%) respeitante ao Programa de Promoção do Desporto. E que outras novidades os leitores podem encontrar?

Desporto e a Violência Baseada no Género
Cabo Verde acordou a semana passada com mais uma notícia de feminicídio. Infelizmente, uma jovem de 17 anos foi assassinada à facada na tarde de terça-feira, 04 de agosto, em Achada Bel-Bel, município de Santa Cruz, alegadamente por um jovem de 23 anos.

Desporto e Agenda 2030
A Agenda 2030 descreve o desporto como um facilitador muito importante do desenvolvimento sustentável e da paz. Esta agenda das Nações Unidas reconhece a crescente contribuição do desporto na promoção da tolerância e respeito no empoderamento de mulheres e jovens, pessoas com deficiência, povos indígenas e em geral indivíduos de qualquer idade e comunidade.

Desporto e o poder da mudança
De uma maneira consensual afirma-se que o desporto pode contribuir positivamente para o desenvolvimento social e a promoção da paz. Contudo, é muito importante notar que o desporto não é automaticamente positivo (como muitas pessoas tendem a assumir).

Gracelino Barbosa e o efeito ídolo – Parte 2
O movimento olímpico constitui-se através de uma filosofia de vida que coloca o desporto ao serviço do desenvolvimento humano. No centro desta filosofia encontra-se o seu elemento nuclear que é o atleta.

Atleta “A” – Abuso Sexual no Desporto
Na semana passada, o documentário Atleta “A" estreou no Netflix. Este documentário de 1 hora e 44min segue uma equipa de jornalistas do Indianapolis Star, que divulgou um dos maiores escândalos do mundo do desporto. Eles descobriram o ataque sexual de centenas de jovens ginastas pelo médico da equipa de ginástica dos EUA – Dr. Larry Nassar.

A história da emigração cabo-verdiana na Argentina e o Desporto
Os primeiros ecos de um cabo-verdiano na América do Sul remontam ao século XVII.

Unidade e Luta: Quando Amilcar Cabral se serviu do desporto para guiar a luta de libertação nacional
Decorriam os anos 70, Amílcar Cabral preparava os camaradas para a Luta pela Independência de Cabo Verde e Guiné Bissau.

Eventos desportivos e desenvolvimento através do desporto
Por todo o mundo, várias comunidades que têm seus meios de subsistência vinculados a eventos desportivos. O adiamento destes eventos impacta a sua capacidade de trabalhar, participar de atividades comunitárias e sustentar as suas famílias. É importante refletir em que medida os eventos desportivos podem ser uma forma de empoderamento comunitário sem manter uma fórmula de distribuição de riqueza aos mais ricos e negligenciando as comunidades.

Desporto, inovação e emprego
O desporto como ferramenta de desenvolvimento humano pode criar potenciais impactos sociais positivos e inovações. O desporto pode desempenhar um papel fundamental nas áreas de bem-estar social, juventude, emprego e turismo responsável.
mais