O tema estará em debate esta quarta-feira, na última sessão parlamentar do ano.
“O governo teve uma visão estratégica que permitiu desenvolver um desporto que orgulha o país, engrandece o espírito cabo-verdiano e patriótico, e que também contribuiu para o crescimento e desenvolvimento alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Um desporto como ferramenta transversal, que impacta a saúde através de vários programas, onde podemos destacar o programa Mexe Mexe, a educação, que também foi reativada, o desporto escolar, o turismo e a coesão social”, afirmou.
Celso Ribeiro reitera que tem havido um aumento no Orçamento de Estado para o sector do desporto e que, graças à comparticipação do Governo, todos os municípios passaram a ter um campo de futebol com relva.
“Foi necessário um aumento substancial do orçamento para o setor. O orçamento, que em 2015 era apenas de 184 mil contos, hoje é de 563 mil contos. Está previsto, para o ano de 2026, um aumento para 606 mil contos. Com a participação substancial do governo, todos os municípios passaram a ter pelo menos um campo de futebol com relva artificial, e cada ilha ou região desportiva passou a ter pelo menos um pavilhão desportivo, além de incentivos aos clubes para também investirem nas sedes sociais”, destacou.
A segunda sessão plenária de dezembro decorre de 17 a 19 deste mês e tem como ponto central o debate com o Primeiro-Ministro sobre o tema “Desporto e Desenvolvimento".
homepage








