Artigos sobre Futuro

“Estratégia política do Governo para o programa de habitação”
O acesso à habitação está consagrado na Constituição da República de Cabo Verde, no art.º 72º, o qual refere que todos os cidadãos têm direito à habitação condigna e que para garantir esse direito, incumbe designadamente aos poderes públicos (a) promover a criação de condições económicas jurídicas institucionais e infraestruturais adequadas, inseridas no quadro de uma politica de ordenamento do território e do urbanismo e (b) fomentar e incentivar a iniciativa privada na produção de habitação e garantir a participação dos interessados na elaboração dos instrumentos de planeamento urbano.

Memória coletiva e o risco da instrumentalização do esquecimento
Nos últimos tempos, alguns questionamentos têm ocupado particularmente o meu pensamento: que tratamento tem Cabo Verde dado à sua memória coletiva, especialmente no sector da cultura? Mais concretamente, o que tem sido feito dos espólios legados por figuras fundamentais na construção da nossa trajetória enquanto nação? Que condições e políticas públicas têm sido criadas para que este património possa ser preservado, catalogado, estudado e difundido?

Transportes InterIlhas - A solução está no Futuro
Um dos temas com mais impacto na vida de uma Nação composta por ilhas é o transporte que as une. Pessoas e mercadorias necessitam diariamente de mobilidade, e essa dificuldade em obter soluções aumenta o isolamento e o atraso económico e social. As sociedades têm a obrigação de caminhar sempre em direção a um patamar de igualdade de oportunidades e de justiça social, e essa igualdade não existe se populações inteiras tiverem dificuldades reais de ligação a todo o território.

A oscilação entre o antigo regime e a democracia desune o país e não deixa focar no futuro
Donald Trump tomou posse na segunda-feira, dia 20, e confirma-se que o mundo mudou. A ordem política e económica instituída na sequência da segunda guerra mundial vai dar lugar a uma outra ordem cujos contornos ainda não se vislumbram. A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen já veio dizer que a economia mundial já começou a fracturar ao longo de novas linhas e que em relação ao comércio global é de se evitar uma corrida para o fundo.

As expectativas dos jovens para 2024
Envolvidos por anseios e aspirações, os jovens cabo-verdianos reflectem sobre as vivências de 2023 e antecipam com esperança as possibilidades de 2024. Confrontados com desafios como desigualdade social, falta de emprego e questões de segurança, esta geração anseia por mudanças significativas e oportunidades que impulsionem um futuro promissor em Cabo Verde.

Que futuro para o turismo e que espaço para o turismo interno?
Foi esta pergunta que lançámos, em jeito de repto, a dois professores universitários cabo-verdianos, radicados no Brasil. O Expresso das Ilhas continua à procura de respostas sobre o futuro de um sector vital para a nossa economia.

Secretário de Estado defende melhor preparação dos jovens para o mercado do trabalho
O Secretário de Estado Adjunto Do Ministro do Estado, Carlos Monteiro, defendeu hoje a necessidade de se dar aos jovens as ferramentas “úteis e necessárias” para o mercado de trabalho no futuro.
mais