Artigos sobre Ensino Superior

REPENSAR A EDUCAÇÃO - Educação com Ritmo, Cor e Movimento
Homenagem ao Pintor de Arte, Actor e Escritor António Pedro da Costa (Santiago, 1909 – 1966)

Estudantes vão pagar parte das dívidas no ensino superior – Governo
O Governo aprovou o regulamento que permite aos estudantes finalistas do ensino superior regularizar dívidas de propinas, com 70% pagos pela Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase), 20% pelas universidades e 10% pelos próprios alunos.

Governo quer elevar para 25% a proporção de jovens no ensino superior
O Governo quer aumentar para 25% a proporção de jovens no ensino superior, actualmente em cerca de 23%, através do reforço das bolsas de estudo no país e no exterior.

Edição 1239
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a entrevista com Arlindo Carvalho, Presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde.

Bolsas de estudo para o Ensino Superior mais do que duplicam em oito anos
O número de bolsas de estudo atribuídas para o Ensino Superior passou de 679 no ano lectivo 2017/2018 para 1.416 em 2024/2025. Actualmente, o Programa de Bolsas de Estudos beneficia 3.560 estudantes, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação.

Partidos apelam à “valorização” do ensino superior em Cabo Verde
Os partidos com assento parlamentar apelam a uma maior valorização do ensino superior em Cabo Verde e à necessidade de repensar as políticas de concessão de bolsas de estudo no exterior para cursos de licenciatura já disponíveis no país. Em causa está a sustentabilidade do financiamento do ensino superior no arquipélago, num contexto de recursos públicos limitados.

Estudo visa novo modelo de financiamento do Ensino Superior “mais justo e sustentável”
A Direcção-Geral do Ensino Superior está a promover um estudo abrangente para apoiar a reforma do modelo de financiamento do sector, buscando soluções "mais justas e sustentáveis".

Repensar a Educação - Ensino Privado: A Reinvenção Necessária
Homenagem ao Professor Júlio Nascimento Teixeira “Sr. Julinho” (Santo Antão, 1927 – 2020)

Repensar a Educação - Universidade: O Futuro Começa Aqui
Homenagem ao Professor e Escritor António Aurélio Gonçalves (São Vicente, 1901 – 1984)

Governo timorense suspende abertura de novos cursos no ensino superior
O governo de Timor-Leste determinou hoje, em reunião do Conselho de Ministros, a suspensão de abertura de novos cursos no ensino superior em áreas onde já existe muita oferta e o encerramento de cursos de doutoramento não autorizados.

Criada associação para inclusão de alunos com deficiência no ensino superior
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (UniPiaget), em parceria com o Governo, apresentou esta terça-feira uma associação que vai apoiar estudantes com deficiência no ensino superior e profissional, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.

CENORF encerrado há mais de dois meses, deixando centenas sem acesso aos serviços ortoprotésicos
Há mais de dois meses, as actividades do Centro Nacional Ortopédico e de Reeducação Funcional (CENORF) estão encerradas. A interrupção, causada por questões administrativas relacionadas com a renovação do alvará, deixou centenas de pacientes sem acesso a serviços essenciais, como a manutenção de próteses e os tratamentos de reabilitação, que foram retomados esta semana. Bernardino Gonçalves, presidente do conselho de administração do CENORF, alerta para as graves consequências deste cenário.

“Só com a educação se tem uma ferramenta fiável de superação da pobreza. O resto é conversa”
“O esboço da Universidade de Santiago surgiu em 2004, no âmbito de um estudo sobre a oferta formativa e o acesso ao ensino superior na ilha de Santiago”, começa por contar o reitor, Gabriel Fernandes. Esse estudo, continua, revelou grandes disparidades regionais. Constatou-se, por exemplo, que “os estudantes do interior de Santiago pagavam o dobro ou o triplo do que pagava um estudante da Praia para ter acesso ao ensino superior.” E enquanto a capital e o Mindelo contavam já com várias instituições de ensino superior, Santa Catarina e São Salvador do Mundo, com uma população estudantil equivalente à de São Vicente, não tinham nenhuma na sua região.

“Não vejo razão para essa busca em massa por estudos em Portugal”
A Universidade Lusófona e a Universidade de Santiago são duas entre as 12 instituições que compõem o panorama do ensino superior em Cabo Verde. Em conversa com o Expresso das Ilhas, os reitores, Carlos Delgado e Gabriel Fernandes, falam sobre a visão estratégica destas universidades e seu alinhamento com os desígnios de desenvolvimento do país. Temas mais amplos, como a “fuga” de estudantes e a Investigação, são também abordados numa análise geral sobre o sistema e desafios do ensino superior cabo-verdiano.

Edição 1183
No dia em que no Parlamento se debate o estado da Nação, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

“Em política, não basta realizar, é preciso gerir expectativas” - Francisco Tavares, consultor de Planeamento Estratégico e Políticas Públicas
O Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as Estatísticas do Mercado de Trabalho, bem como o III Inquérito sobre Governança, Paz e Segurança, dois documentos que tomam o pulso à realidade socioeconómica e às percepções da população sobre aspectos fundamentais da política, democracia e vida em comum. Em análise aos dados, e com foco na juventude, o consultor Francisco Tavares destaca a necessidade de alinhar políticas públicas com as expectativas dos jovens para evitar a sua saída do país e melhorar a percepção da população sobre os políticos.

Esta questão da natural ambição da juventude cabo-verdiana para obter uma boa formação e um trabalho justo é inegável, é incontestável
Um recente estudo sobre a integração de estudantes dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) em Portugal aponta para a necessidade de um período preparatório para favorecer a adaptação dos alunos e responder à crescente procura, que está a impactar as instituições daquele país. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, a Secretária de Estado do Ensino Superior aponta preocupações específicas para os estudantes cabo-verdianos, mencionando a experiência do “Ano Zero” em Cabo Verde como um exemplo bem-sucedido. Eurídice Monteiro defende que uma aproximação entre os sistemas de ensino dos dois países permitiria identificar lacunas e desenvolver soluções para promover uma integração mais eficaz dos estudantes cabo-verdianos no ambiente académico português.

Cabo Verde é segundo país dos PALOP com mais estudantes no Ensino Superior em Portugal
O relatório “Perfil do Estudante dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nas Instituições do Ensino Superior em Portugal”, referente ao período de 2015 a 2021, revela que Cabo Verde se destaca como o segundo país dos PALOP com o maior número de candidatos inscritos nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal. Com um total de 22.592 inscritos, o país evidencia uma preferência por áreas como Ciências Empresariais e Administração, Engenharia e Tecnologias Afins, e Saúde.

Edição 1168
A entrevista com a Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, sobre medidas para colmatar as lacunas dos estudantes que vão prosseguir a sua formação em Portugal, faz a manchete desta edição 1168.

Governo quer mudar modelo de financiamento do ensino superior
O Governo, através Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE), tem aberto um concurso internacional para o recrutamento de uma consultoria para apoiar o Ministério da Educação na reforma do modelo de financiamento do Ensino Superior.
mais