De acordo com os dados da Acção Social Escolar, os concursos nacionais e internacionais para atribuição de bolsas têm decorrido normalmente, com a introdução de melhorias significativas nos respectivos regulamentos.
O Programa de Bolsas de Estudo beneficia actualmente 3.560 estudantes do Ensino Superior, tanto em universidades nacionais como no exterior, principalmente em Portugal e no Brasil.
Conforme a mesma fonte, o Governo investe anualmente cerca de 530 mil contos, a fundo perdido, através da verba inscrita no orçamento da FICASE, para apoiar a formação superior dos estudantes.
Para o ano lectivo 2024/2025, foram disponibilizadas 1.300 novas bolsas para formação superior em Cabo Verde e 90 para o exterior, das quais 60 destinam-se a Portugal e 30 ao Brasil.
O concurso nacional contempla ainda candidatos da diáspora cabo-verdiana.
Estudantes em países como Marrocos, Senegal e Rússia também têm sido contemplados com subsídios no âmbito do programa.