Artigos sobre Coreia do Sul

Presidente sul-coreano investigado por obstruir mandado de prisão
A polícia da Coreia do Sul anunciou hoje uma investigação ao presidente Yoon Suk-yeol por suspeita de obstruir o mandado de detenção de que foi alvo, executado em Janeiro, após uma primeira tentativa.

Presidente na Coreia do Sul começa a ser julgado por insurreição
O julgamento do Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, acusado de insurreição por ter declarado brevemente lei marcial em Dezembro, arrancou hoje, avançou a agência de notícias France-Presse (AFP).

Investigadores pedem que presidente sul-coreano seja acusado de insurreição
O gabinete anticorrupção da Coreia do Sul recomendou hoje ao Ministério Público que o presidente deposto, Yoon Suk-yeol, seja acusado de rebelião e abuso de poder por declarar lei marcial em Dezembro.

Presidente deposto da Coreia do Sul recusa novo interrogatório após detenção
O presidente deposto sul-coreano mantém o silêncio e recusou-se hoje a participar num novo interrogatório, um dia após ter sido detido na residência presidencial, anunciou o advogado de Yoon Suk-yeol.

Seul. Presidente deposto falta à 1.ª audiência de Tribunal Constitucional
O presidente deposto sul-coreano não compareceu hoje na primeira audiência formal do Tribunal Constitucional, que vai tomar uma decisão sobre a destituição definitiva de Yoon Suk-yeol, na sequência da declaração de lei marcial, em Dezembro.

2024: Retrospectiva de um ano “quente”
O ano de 2024, o ano mais quente desde que há registos, foi marcado não só pelas temperaturas extremas, como por um cenário com várias frentes de guerra e uma escalada de tensão ao nível mundial. Na Ucrânia, a guerra contra a Rússia intensificou-se e no Médio Oriente, o conflito entre Israel e o Hamas atingiu níveis alarmantes, com graves consequências humanitárias e críticas internacionais. Em ambos os conflitos, há um rastilho que se estende a outras nações e faz periclitar a frágil “estabilidade” mundial. O futuro é uma incógnita, mas a herança para 2025 é pesada.

Coreia do Sul: Detenção de Yoon Suk-yeol cancelada por obstrução da segurança
As autoridades da Coreia do Sul cancelaram hoje uma operação para deter e interrogar o presidente deposto sul-coreano, depois de terem visto o acesso à residência de Yoon Suk-yeol bloqueado pela segurança presidencial.

Acidente de avião terá causado 179 mortos na Coreia do Sul
Um total de 179 pessoas terão morrido hoje na queda de um avião da Jeju Air no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, de acordo com informações preliminares dos bombeiros.

Oposição quer demitir presidente interino da Coreia do Sul
O principal partido da oposição da Coreia do Sul disse hoje que quer destituir o presidente interino, por Han Duck-soo se recusar a iniciar uma investigação ao presidente deposto Yoon Suk-yeol.

Presidente sul-coreano destituído rejeita convocatórias da Justiça
O presidente deposto da Coreia do Sul rejeitou hoje citações judiciais para o interrogar sobre a breve imposição da lei marcial, enquanto o Tribunal Constitucional começou a examinar a moção de destituição aprovada pelo parlamento.

Polícia da Coreia do Sul impedida de aceder ao gabinete do chefe de Estado
A polícia da Coreia do Sul disse hoje ter sido impedida pelos guardas de segurança do complexo presidencial de fazer buscas no edifício onde se encontra o gabinete do chefe de Estado, Yoon Suk Yeol, implicado na tentativa de instauração da lei marcial.

Ministério da Justiça proíbe presidente de sair da Coreia do Sul
O Ministério da Justiça da Coreia do Sul disse hoje que proibiu o Presidente Yoon Suk-yeol de viajar para o estrangeiro enquanto estiver sob investigação devido à imposição da lei marcial, na semana passada.

Reviravolta na Coreia do Sul: Presidente sobrevive a destituição
A votação para a moção de destituição do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, caiu após quase todos os deputados do partido no poder terem abandonado o parlamento, boicotando a moção. Apenas três membros do Partido do Poder Popular (PPP) permaneceram nos lugares.

Líder do partido no poder na Coreia do Sul pede suspensão do presidente
O líder do partido no poder na Coreia do Sul pediu hoje a suspensão imediata do Presidente, alegando que Yoon Suk-yeol ordenou a detenção de vários dirigentes políticos, durante a lei marcial brevemente imposta na terça-feira.

Mais de 70% sul-coreanos apoiam moção contra Presidente
Sete em cada dez sul-coreanos apoiam a moção parlamentar de destituição do Presidente Yoon Suk-yeol, apresentada pela oposição, depois de o dirigente ter decretado lei marcial, indica hoje uma sondagem do Realmeter.

Oposição apresenta moção de destituição do Presidente da Coreia do Sul
Seis partidos da oposição na Coreia do Sul apresentaram hoje uma moção para a destituição do Presidente Yoon Suk-yeol, depois de este ter visto revogada a lei marcial que decretou na véspera.

Aliança Moscovo-Pyongyang "não é dirigida" contra Coreia do Sul
A aliança entre Moscovo e Pyongyang "não é dirigida" contra a Coreia do Sul, afirmou hoje a embaixada russa em Seul, depois de o embaixador ter sido convocado devido ao envio de tropas norte-coreanas para a Rússia.

Kim Jong-un reage a tensão com Seul: "Fim da relação prejudicial"
O líder norte-coreano afirmou que a recente destruição de acessos que ligam o país à Coreia do Sul marca "o fim da relação prejudicial" com Seul, informou hoje a agência estatal KCNA.

Pyongyang condena exercícios militares entre EUA, Japão e Coreia do Sul
A República Popular Democrática da Coreia denunciou hoje os exercícios militares conjuntos entre a República da Coreia, Japão e Estados Unidos, chamando-os de "versão asiática da NATO" e alertou para "consequências fatais".

Seul dispara tiros após soldados norte-coreanos cruzarem fronteira
O exército sul-coreano disse hoje ter disparado tiros de aviso depois de soldados norte-coreanos terem atravessado, por momentos, a fronteira entre os dois países na quinta-feira, na terceira incursão do tipo este mês.
mais