Artigos sobre Médio Oriente

Em 2022 o mundo mudou
É hoje ponto geralmente assente que o mundo mudou em 2022. Ao longo da década passada grandes mudanças já se vinham verificando a todos os níveis designadamente políticos, económicos, sociais e culturais.

Web Summit planeia expansão para Médio Oriente e África
O presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, revelou numa entrevista à agência Lusa que quer expandir as conferências tecnológicas regionais, após o Rio de Janeiro, para o Médio Oriente em 2024 e para África em 2025.

Os 100 dias da guerra sem fim à vista
Mortos. Destruição. Refugiados. Regresso do proteccionismo. Fantasmas da crise alimentar global. A ofensiva que começou a 24 de Fevereiro fez 100 dias no passado dia 3 deste mês. Ainda não se sabe quanto tempo mais de conflito teremos pela frente.

O equilíbrio entre o homem e a natureza
Segundo a Wikipedia a Terra existe há cerca de 4,5 bilhões de anos. Contudo, com a revolução industrial que teve o seu início na Grã-Bretanha por volta de 1760, viria a mudar para sempre, a relação entre o homem e a natureza.

Estados Unidos prontos para destacar forças militares no Médio Oriente
Os Estados Unidos mantêm-se prontos para destacar "forças militares significativas" no Médio Oriente, afirmou hoje o secretário da Defesa norte-americano, reiterando a determinação em não deixar o Irão dispor de armas nucleares.

Desporto e refugiados
O mundo está em suspenso com a situação de conflito contínuo e guerra no Médio Oriente e a migração de refugiados de todas as partes do mundo (Desde a Ásia, África ou América do Sul). Esta semana as notícias são vibrantes com imagens emocionais de pessoas deslocadas no Mediterrâneo e também com o conflito na Faixa de Gaza.

Apreendidas mais de 17 toneladas de droga em África e Médio Oriente
Mais de 17 toneladas de droga foram apreendidas em operações coordenadas pela Interpol em África e no Médio Oriente durante os meses de Março e Abril, levando à detenção de 287 pessoas, foi hoje anunciado.

Mundo bate recorde de casos num dia e totaliza 3.088.103 mortos
Perto de 893 mil novos casos de covid-19 foram reportados em todo o mundo na sexta-feira, um número recorde desde o início da pandemia, que já provocou 3.088.103 mortos a nível mundial, segundo um balanço divulgado hoje pela AFP.

Ano 2020 em perspectiva
Com a entrada no ano 2020 Cabo Verde começa a se preparar para as eleições autárquicas, que virão ainda no segundo semestre, e as legislativas e presidenciais, separadas seis meses umas das outras, que se realizarão no próximo ano. Já foi dado o pontapé de saída.

Ataque a bases americanas não causou baixas. Retaliação será económica
Nenhum americano morreu ou ficou ferido, garantiu hoje Donald Trump, nas primeiras declarações públicas à nação após os ataques iranianos às bases militares americanas no Iraque. O presidente dos EUA avançou ainda que irá impor novas sanções económicas ao Irão.

"O mundo não pode permitir outra guerra no Golfo" - Guterres
O secretário-geral da ONU, António Guterres, avisou hoje que "o mundo não pode permitir outra guerra no Golfo", numa referência ao ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdad, que matou o general iraniano Qassem Soleimani.

Milhares de pessoas manifestam-se em Teerão contra "crimes" dos EUA
Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se hoje em Teerão para denunciar os "crimes" norte-americanos, constatou um jornalista da agência France Presse, após a morte de um alto comandante iraniano num ataque norte-americano em Bagdad.

Mundo 2010-2019: Parabéns, você sobreviveu
Foram dez anos de desafio para a humanidade. Anos de conflito, de poucas ou nenhumas certezas, de crise e de recuperação. Colocámos tudo em causa e ainda bem. É que isto está mesmo de pernas para o ar.

General morto em ataque ordenado por Trump. Irão promete vingança
O comandante da força de elite iraniana Al-Quds, o general Qassem Soleimani, morreu hoje num ataque aéreo contra o aeroporto internacional de Bagdad, anunciaram as autoridades de segurança do Iraque. O líder supremo do Irão prometeu já vingar a morte do general iraniano e declarou três dias de luto nacional, enquanto o chefe da diplomacia iraniana fala em "acto de terrorismo extremamente perigoso e escalada imprudente".

Khashoggi. ONU, Amnistia e Repórteres Sem Fronteiras contra decisão da justiça saudita
As organizações Amnistia Internacional, ONU e Repórteres sem Fronteiras criticaram esta segunda-feira a Justiça saudita pelas cinco condenações à morte pelo assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, e por afastar as acusações ao príncipe herdeiro e a um conselheiro.

Democracia e guerras culturais
As respostas não vieram. O debate sobre o estado da Nação mais uma vez não foi ao encontro das apreensões das pessoas quanto ao presente e futuro do país.

"Tensão no Golfo Pérsico é o culminar de um longo processo" - analista
O especialista em assuntos internacionais, José Pedro Teixeira Fernandes, considera que a actual situação no Golfo Pérsico é o culminar de um longo processo de tensões entre Teerão e Washington. Sobre a possibilidade de uma guerra, o professor universitário recorda que "há uma incerteza sobre o futuro".

Irão "está pronto para a guerra"
O comandante dos Guardas da Revolução do Irão, o general iraniano Qassem Soleimani, disse hoje que o país "não tem qualquer intenção" de entrar em conflito com algum país do mundo mas "está pronto para a guerra".

"Irão continuará a resistir à pressão dos Estados Unidos" - Ali Khamenei
O guia supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, reafirmou hoje que o seu país continuará a resistir à pressão política e económica dos Estados Unidos.

África Ocidental é a prioridade do Estado Islâmico
A migração do radicalismo islâmico para a África Ocidental não é nova, mas o fim do califado do autoproclamado Estado Islâmico (ISIS) no Médio Oriente vem aumentar as preocupações. O movimento dos muçulmanos extremistas está a acontecer, principalmente, na região do Sahel e volta a pisar as fronteiras do antigo califado de Sokoto. As autoridades cabo-verdianas garantem estar atentas.
mais