Artigos sobre Médio Oriente
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/B/a/kK2kLQTOSweurWABRllw/000-36y398g.jpg)
"Entristece-me o recomeço dos pesados bombardeamentos israelitas" – Papa Francisco
O Papa Francisco disse hoje estar triste com novos ataques israelitas em Gaza e pediu que as armas sejam silenciadas de "imediato", e que se chegue a "um cessar-fogo definitivo", numa mensagem após a oração do Angelus.

2024: Retrospectiva de um ano “quente”
O ano de 2024, o ano mais quente desde que há registos, foi marcado não só pelas temperaturas extremas, como por um cenário com várias frentes de guerra e uma escalada de tensão ao nível mundial. Na Ucrânia, a guerra contra a Rússia intensificou-se e no Médio Oriente, o conflito entre Israel e o Hamas atingiu níveis alarmantes, com graves consequências humanitárias e críticas internacionais. Em ambos os conflitos, há um rastilho que se estende a outras nações e faz periclitar a frágil “estabilidade” mundial. O futuro é uma incógnita, mas a herança para 2025 é pesada.

Médio Oriente entrou em ebulição com receio de escalada nos conflitos
O Médio Oriente viveu um ano de ebulição, com o alastramento da guerra entre Israel e o Hamas ao Líbano, o Ocidente a defender Telavive e Rússia e Irão a levantarem a ameaça de uma escacada no conflito.

Escolas no Líbano tornaram-se lugares de sobrevivência - UNICEF
As escolas no Líbano deixaram de servir para a aprendizagem e tornaram-se “lugares de sobrevivência” para milhares de crianças deslocadas, exaustas e a precisar de apoio psicológico, numa “infância em espera”, descreveu hoje o porta-voz da Unicef.

Líbano queixa-se na ONU de ataques israelitas contra jornalistas
O Líbano apresentou hoje uma queixa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas contra os bombardeamentos israelitas contra jornalistas, na sequência da morte de três repórteres num ataque na sexta-feira no sul do país.

Pelo menos 128 jornalistas já morreram nos conflitos no Médio Oriente
Pelo menos 128 jornalistas foram mortos na guerra de Israel contra o Hamas e na ofensiva israelita contra o Hezbollah, além de 69 repórteres feitos prisioneiros este ano, declarou hoje o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

“Podemos fazer melhor”
Discurso de abertura das Reuniões Anuais do FMI e do Grupo Banco Mundial de 2024 pôs o dedo em várias feridas. Georgieva salientou a importância de valorizar o que de positivo foi alcançado, mas também alertou para o que pode correr mal no futuro, com ênfase nas dívidas públicas e no estreitar dos espaços fiscais. No fundo, uma visão realista de onde estamos e para onde vamos.

Egipto e Irão demonstram preocupação sobre guerra regional
O Presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, acordaram hoje no Cairo incentivar esforços diplomáticos para se evitar uma guerra regional no Médio Oriente.

Guterres diz que 7 de Outubro deixou cicatrizes nas almas e pede silêncio das armas no Médio Oriente
O secretário-geral da ONU divulgou, sábado, uma mensagem de vídeo em alusão ao dia 7 de Outubro de 2023, quando o Hamas “lançou um ataque terrorista em grande escala em Israel, matando mais de 1.250 israelenses e cidadãos estrangeiros, incluindo crianças e mulheres”. Um ano após os acontecimentos do que classifica de “dia terrível”, António Guterres disse que o ataque “deixou cicatrizes nas almas”.

Guterres pede fim do ‘derramamento de sangue’ na Faixa de Gaza e no Líbano
O secretário-geral da ONU apelou ao fim da “violência chocante” e do “derramamento de sangue” na Faixa de Gaza e no Líbano, dois dias antes do primeiro aniversário do ataque que desencadeou o conflito.

Milhares de pessoas apelam em Paris a boicote a Israel e cessar-fogo em Gaza
Milhares de manifestantes juntaram-se hoje em Paris para exigir um boicote a Israel por parte do governo francês e um cessar-fogo imediato em Gaza, acusando o Presidente Emmanuel Macron de cumplicidade no “genocídio” do Médio Oriente.

EUA e Reino Unido em alerta para aniversário de ataque do Hamas contra Israel
A polícia de Londres e a polícia de investigação dos Estados Unidos alertaram para possíveis protestos e actos violentos este fim de semana, com o aproximar do primeiro aniversário do ataque do Hamas contra Israel.

Quase um ano após ataque do Hamas, região em mudança sob risco de guerra total
Um ano após o ataque do Hamas a Israel, a 07 de Outubro de 2023, o Médio Oriente poderá estar à beira da guerra total, que, defendem analistas, pode ser evitada se os principais actores mundiais assim o entendam.

Antigo PM israelita quer destruição de instalações nucleares do Irão
O ex-primeiro-ministro israelita Naftali Bennett defendeu hoje um ataque ao Irão que destrua as instalações nucleares daquele país e paralise o seu regime, um dia depois do lançamento de 200 mísseis iranianos contra Israel.

Bombardeamentos israelitas contra Síria são "agressão flagrante"
A Síria classificou hoje os bombardeamentos realizados no domingo por Israel contra o seu território, que fizeram pelo menos 16 mortos, de "agressão flagrante", acusando os israelitas de aumentar a tensão no Médio Oriente.

Médio Oriente: Antony Blinken no Egipto para continuar negociações
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chegou hoje ao Egipto para continuar as negociações que têm como objectivo alcançar uma trégua entre Israel e o Hamas, incluindo a libertação dos reféns detidos na Faixa de Gaza.

Pelo menos nove mortos em ataque israelita no Líbano
Pelo nove pessoas morreram num ataque israelita no sul do Líbano, anunciou hoje o Ministério da Saúde Libanês.

EUA ordenam acelerar destacamento de porta-aviões para o Médio Oriente
O secretário da Defesa dos EUA ordenou o acelerar do destacamento de um porta-aviões para o Médio Oriente, onde aumentam os receios de um alastramento regional da guerra entre Israel e o Hamas.

Scholz pede a Netanyahu para quebrar "espiral de retaliação"
O chanceler alemão, Olaf Scholz, apelou hoje ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para "quebrar a espiral de retaliação", defendendo que um cessar-fogo em Gaza seria um "passo decisivo" para a desescalada da tensão no Médio Oriente.

Irão acusa silêncio da Europa e inacção da ONU face a "crimes" de Israel
O Irão denunciou hoje o silêncio da Europa e a inacção do Conselho de Segurança da ONU face aos "crimes israelitas", incluindo o assassinato do líder político do movimento islamita Hamas, Ismail Haniyeh, durante uma visita oficial a Teerão.
mais