Artigos sobre Moçambique

População em debandada após ofensiva de terroristas em Cabo Delgado
A população de Iba, a cerca de 33 quilómetros do distrito de Meluco, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, abandonou a aldeia após ataque de supostos terroristas, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial.

Moçambique soma 16 mortos com passagem do ciclone Jude
A passagem do ciclone Jude por Moçambique já fez 16 mortos e afetou mais de 302 mil pessoas, segundo a última atualização feita hoje por fonte oficial.

Maioria dos americanos apoia cortes a ajuda externa
A campanha de intoxicação da opinião pública está a dar resultado, pesquisa revela que mais de 60% dos norte-americanos afirma que o financiamento para ajuda humanitária é “desperdiçado em corrupção ou taxas administrativas”. Mas os Estados Unidos não são caso único, em Portugal, um dos principais parceiros de Cabo Verde no apoio público ao desenvolvimento, um estudo mostra que apesar de considerarem que ajudar os países mais pobres é importante, a maioria dos portugueses quer alguma coisa em troca.

Um total de 105 escolas ainda encerradas em Cabo Delgado
Um total de 105 escolas ainda estão encerradas em distritos afetados por violência armada no norte de Moçambique e pelo menos 40 reabriram este ano face ao "relativo ambiente de segurança", anunciou fonte oficial.

Ruanda envia novo contingente para Cabo Delgado
As Forças de Segurança do Ruanda (RSF, na sigla em inglês) vão enviar um novo contingente para apoiar o combate aos grupos terroristas em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, segundo as autoridades ruandesas.

Moçambique: Acesso a Maputo cortado por manifestantes que usam cisterna como escudo
Os acessos da N4 a Maputo, principal entrada na capital moçambicana e ligação à fronteira da África do Sul, estão completamente bloqueados por manifestantes, que contestam a cobrança de portagem utilizando um camião cisterna com combustível contra a polícia.

Interpol detém suposto terrorista do Estado Islâmico de Moçambique
A Interpol, a polícia contra o crime organizado, deteve 37 presumíveis membros de grupos terroristas numa operação na África Oriental durante Novembro e Dezembro, detendo na Tanzânia um alegado terrorista do Estado Islâmico de Moçambique.

Cerca de 22 mil pessoas sitiadas em Moçambique devido à subida de rio
Cerca de 22 mil pessoas estão sitiadas no distrito de Chibuto, em Gaza, sul de Moçambique, devido ao transbordo do rio Limpopo, disse hoje o administrador local.

Moçambique. Onze mortos e quase 20 mil casas destruídas devido a ciclone
Pelo menos 11 pessoas morreram e quase 20 mil casas ficaram destruídas na sequência da passagem do ciclone tropical Dikeledi na província de Nampula, norte de Moçambique, segundo o mais recente balanço oficial.

Economia da África sub-saariana cresce mais e será 4,1% este ano - Banco Mundial
O Banco Mundial prevê que a economia da África subsaariana cresça de 3,2% no ano passado para 4,1% este ano, com a Guiné-Bissau a ser o país lusófono com a maior expansão, de 5%.

Moçambique: Tiros e gás para afastar manifestantes na posse de Daniel Chapo
A polícia recorreu a disparos e gás lacrimogéneo para desmobilizar um grupo de manifestantes que contestava, a cerca de 300 metros do local da investidura, no centro de Maputo, a posse do Presidente da República, Daniel Chapo.

Moçambique/Eleições: Daniel Chapo investido hoje como quinto Presidente moçambicano
Daniel Chapo é investido hoje, em Maputo, como quinto Presidente da República de Moçambique, o primeiro nascido já depois da independência do país, numa cerimónia com cerca de 2.500 convidados e a presença de dois chefes de Estado.

2024: Retrospectiva de um ano “quente”
O ano de 2024, o ano mais quente desde que há registos, foi marcado não só pelas temperaturas extremas, como por um cenário com várias frentes de guerra e uma escalada de tensão ao nível mundial. Na Ucrânia, a guerra contra a Rússia intensificou-se e no Médio Oriente, o conflito entre Israel e o Hamas atingiu níveis alarmantes, com graves consequências humanitárias e críticas internacionais. Em ambos os conflitos, há um rastilho que se estende a outras nações e faz periclitar a frágil “estabilidade” mundial. O futuro é uma incógnita, mas a herança para 2025 é pesada.

Centenas de empresas vandalizadas e 12 mil desempregados em Moçambique
A Confederação das Associações Económicas - CTA estimou esta segunda-feira à Lusa que mais de 500 empresas foram vandalizadas durante as manifestações pós-eleitorais em Moçambique e pelo menos 12 mil pessoas estão agora sem emprego.

Vizinhos de Maputo juntam-se para vigiar e dar segurança a quem fica em casa
São vizinhos, juntam-se antes da meia-noite, às dezenas, de coletes refletores, em grupos espontâneos e vigiam pela madrugada as ruas de Maputo, tentando dar segurança a quem fica em casa, num ambiente constante de tensão.

Pelo menos 134 mortos esta semana nas manifestações em Moçambique
Pelo menos 134 pessoas morreram desde segunda-feira nas manifestações pós-eleitorais em Moçambique, elevando a 261 o total de óbitos desde 21 de outubro, e 573 baleados, segundo novo balanço feito hoje pela plataforma eleitoral Decide.

Moçambique: Novos focos de protestos e saques aumentam número de mortos
A plataforma eleitoral Decide diz que a expansão de novos focos de protestos, saques e a agitação em cadeias causaram o aumento do número de óbitos nos últimos dias devido às manifestações em Moçambique.

Pelo menos 16 mortos nas últimas 24 horas nos protestos em Moçambique
De acordo com o balanço daquela Organização Não-Governamental (ONG) que monitoriza os processos eleitorais em Moçambique, com dados de 23 e 24 de dezembro, até às 13h30 locais (10h30 em Cabo Verde), as províncias de Nampula, Zambézia e Sofala, norte e centro do país, registaram, cada, quatro mortos, além de dois em Tete e dois na província e cidade de Maputo.

PR expressa solidariedade a Moçambique e França após ciclone Chido
O Presidente da República, José Maria Neves, expressou hoje condolências a Moçambique e a França pelas perdas humanas e destruição provocadas pelo ciclone Chido.

Ciclone Chido: Subiu para 120 o número de mortos em Moçambique
Pelo menos 120 pessoas morreram e outras 868 ficaram feridas durante a passagem do ciclone Chido no norte e centro de Moçambique, indicam dados actualizados hoje pelas autoridades moçambicanas.
mais