Artigos sobre Moçambique
Gilda Barros representa Cabo Verde na residência UPCYCLES em Moçambique
A artista cabo-verdiana Gilda (Gildoca) Barros é uma das cinco criadoras seleccionadas para a 5.ª edição da Residência Artística UPCYCLES, em Maputo, anunciou esta terça-feira, 27, a organização. A residência decorrerá num formato híbrido, com tutoria à distância a partir de Fevereiro e um período presencial intensivo em Maputo entre 30 de Março e 10 de Abril de 2026.
Surto de cólera em Moçambique com quatro mortos em cinco dias
Moçambique soma 2.650 casos de cólera e 32 óbitos nos quatro meses do atual surto, que em cinco dias fez quatro mortos e 300 novos doentes, segundo dados oficiais.
Sobe para quase 652 mil total de afectados pelas cheias em Moçambique
As cheias em Moçambique já afectaram 651.843 pessoas desde 07 de janeiro, com 12 mortos e 95.870 cidadãos em centros de abrigo, segundo o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).
Época das chuvas já provocou 112 mortos em Moçambique
O total de mortos na época das chuvas em Moçambique subiu para 112, mantendo-se três pessoas desaparecidas, além de 99 feridos, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).
FAO assistiu mais de 1,8 milhões de pessoas em 10 meses em Moçambique
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) assistiu mais de 1,8 milhões de pessoas, de janeiro a outubro, em Moçambique, alertando que a insegurança alimentar continua uma "preocupação crítica".
Cinco mortos e um ferido após confrontos em Moçambique
Pelo menos cinco supostos terroristas foram mortos e um membro da Força Local (paramilitar) foi ferido em confrontos na aldeia de Xaxaxa, distrito de Muluco, província moçambicana de Cabo Delgado, disseram hoje à Lusa fontes oficiais.
Relatório da Democracia 2025 alerta para retrocessos nalguns países lusófonos
O Relatório da Democracia 2025, da responsabilidade do ISCTE, alerta para retrocessos na qualidade das democracias em alguns países lusófonos, distinguindo cinco Estados com regimes democráticos estáveis de três, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, marcados por fragilidades institucionais.
Cabo Verde, Angola e Moçambique em destaque nos Prémios de Turismo de África
Um vídeo narrado pelo cantor Dino d'Santiago sobre Cabo Verde foi distinguido pelos Prémios de Turismo de África 2025, atribuídos no domingo em Londres, onde também venceram personalidades e entidades de Angola e Moçambique.
ONU vai financiar introdução da pulseira eletrónica em Moçambique
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC, sigla inglesa) vai financiar a introdução da pulseira eletrónica em Moçambique, disse hoje o ministro da Justiça moçambicana, estimando poder avançar com a medida ainda este ano.
Guiné Equatorial, Angola e Moçambique em destaque na Semana Africana da Energia
Guiné Equatorial, Angola e Moçambique são os países lusófonos em destaque na Semana Africana da Energia (AEW, na sigla em inglês), que arranca segunda-feira na Cidade do Cabo, na África do Sul, reunindo investidores e líderes políticos e empresariais.
Suaila Lima e Yacine Rosa destacam-se em residência internacional em Maputo
As cabo-verdianas, Suaila Lima (bailarina) e Yacine Rosa (cantora) destacaram-se na residência artística internacional “Resistir Para Existir”, em Maputo, ao representarem Cabo Verde num espectáculo que cruzou música, dança e teatro com tradições e histórias de libertação.
Lançamento oficial da segunda fase do projecto Rede de Cinema e Audiovisual PALOP+TL será em Moçambique
O lançamento oficial da segunda fase do projecto Rede de Cinema e Audiovisual PALOL+TL acontece nesta sexta-feira, 29, no auditório do CCFM -Centro Cultural Franco-moçambicano, em Maputo, e em formato online. O evento integra a programação 15.º do Festival Kugoma.
Nova vaga de violência em Cabo Delgado fez cerca de 47 mil deslocados
A Organização Não-Governamental (ONG) Instituto de Psicologia Paz de Moçambique estimou em cerca de 47 mil o número de deslocados internos com a onda de novos ataques na província de Cabo Delgado, norte do país.
Terroristas queimam casas e colocam população em fuga em Cabo Delgado
O grupo armado de alegados terroristas atacou hoje a comunidade de Maririni, 50 quilómetros no interior do distrito de Chiúre, na província moçambicana de Cabo Delgado, incendiando casas e levando à fuga da população, relataram fontes locais.
Moçambique acolhe assembleia parlamentar da CPLP e assume presidência do órgão
Mais de 100 delegados, incluindo presidentes dos parlamentos, dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam hoje e terça-feira, em Maputo, na 14.ª Assembleia Parlamentar, órgão que Moçambique passa a liderar.
Moçambique vai assumir presidência dos parlamentos da CPLP com foco na paz e inclusão
Moçambique assume em 14 de Julho, em Maputo, a presidência da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), mandato de dois anos focado na paz e inclusão, foi hoje anunciado.
Moçambique celebra hoje 50 anos de Independência
Moçambique celebra hoje a "grande festa" dos 50 anos de independência, com a cerimónia principal, em Maputo, dirigida pelo Presidente, Daniel Chapo, e com a presença de 32 chefes de Estado.
Joaquim Chissano defende "boa cooperação" e não reparações
O antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano rejeita a necessidade de reparações ao país pelo passado colonial português, defendendo em alternativa "boa cooperação" e investimentos em Moçambique por Portugal, mas também recíprocos.
Mais de 577 mil pessoas continuam deslocadas em Moçambique
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que mais de 577 mil pessoas continuam deslocadas no norte de Moçambique, devido a insurgência armada na província de Cabo Delgado.
Moçambique: Quissanga ficou sem infraestruturas do Estado
O administrador de Quissanga, na província moçambicana de Cabo Delgado, reconheceu hoje que não há uma única infraestrutura do Estado em condições de funcionamento naquele distrito, um dos mais fustigados pelos ataques de extremistas.
mais
homepage






