Artigos sobre manifestações
Manifestantes moçambicanos cortam acesso à fronteira com a África do Sul
Protestos de apoiantes de Venâncio Mondlane, exigindo a "reposição da verdade eleitoral", cortaram hoje a circulação em Ressano Garcia, a principal fronteira entre Moçambique e África do Sul, fortemente vigiada por dezenas de militares e polícias.
Fumo negro, pilhagens, estouros e gás lacrimogéneo levam caos a Maputo
Maputo vive hoje um cenário de caos, com pilhagens, manifestantes pró-Venâncio Mondlane a colocarem pneus a arder nas avenidas principais, intransitáveis, perante um fumo negro cobre parte da cidade, entre consecutivos estouros de granadas de gás lacrimogéneo.
Principais partidos guineenses prometem manifestações contra presidente
Duas plataformas de partidos guineenses, que representam cerca de 95% dos deputados no parlamento, anunciaram hoje em Lisboa que vão convocar "manifestações populares" na Guiné-Bissau para resistir "à contínua violação da Constituição pelo Presidente Sissoco Embaló".
Bissau acordou sem Internet, com a polícia nas ruas e sem as manifestações anunciadas
A cidade de Bissau acordou hoje com um forte dispositivo policial espalhado pelas ruas, sem sinais das duas manifestações anunciadas, uma pró e outra contra o regime do país, e sem Internet.
Manifestantes protestam em Israel contra Netanyahu
Várias auto-estradas de Israel continuam bloqueadas por manifestantes em protesto contra o Governo de Benjamin Netanyahu e que exigem a realização de eleições antecipadas e a libertação dos reféns.
Tanzânia. Milhares de manifestantes contra projectos de reforma eleitoral
Milhares de pessoas reuniram-se hoje na capital económica da Tanzânia, Dar es Salaam, em resposta a um apelo do principal partido da oposição para denunciar três projectos de reforma eleitoral.
Terceiro dia de manifestações no Níger a exigir saída de soldados franceses
Milhares de manifestantes concentraram-se no domingo pelo terceiro dia consecutivo junto a uma base militar albergando soldados franceses na capital do Níger, Niamey, para exigir a sua partida.
Mais de mil pessoas detidas em manifestações no Paquistão
Mais de mil pessoas foram detidas desde terça-feira no Paquistão devido a protestos violentos, que já causaram uma morte, contra a prisão do ex-primeiro-ministro Imran Khan, anunciou hoje a polícia paquistanesa.
Governo de Israel prepara medidas contra a liberdade de manifestação
O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gviur, quer reforçar as medidas para detenção de manifestantes que venham a bloquear as estradas na sequência dos protestos contra o novo governo.
Maior cidade do sul da China volta a ser palco de confrontos
Cantão, a maior cidade do sul da China, voltou hoje a registar confrontos violentos entre manifestantes e agentes da polícia, depois de um fim de semana marcado por manifestações em todo o país contra a estratégia 'zero covid'.
Quase 600 condenados em Cuba após protestos do 11 de Julho
As organizações não governamentais (ONG) Cubalex e Justicia 11J informaram hoje que, quase um ano após os protestos anti-governamentais de 11 de Julho, em Cuba, documentaram as condenações de 584 manifestantes de um total de 622 processados.
Número de manifestantes detidos na Rússia aumenta
Mais de 4.600 pessoas que se manifestaram este domingo, na Rússia, contra a intervenção militar na Ucrânia foram detidas, em cerca de 60 cidades, elevando o total para 13.000, desde o início da ofensiva, segundo a ONG OVD-Info.
Oposicionistas recomeçaram a ser julgados e alguns arriscam até 18 anos
Os processos contra os participantes nas manifestações de 11 de julho de 2021, em Cuba, recomeçaram na segunda-feira, com pelo menos nove jovens com menos de 20 anos a arriscarem penas entre 15 a 18 anos, segundo um grupo local.
Apoiantes de Bolsonaro saem hoje às ruas e fazem aumentar tensão política
Apoiantes do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, saem hoje às ruas das principais cidades do país, quando se comemora o Dia da Independência Nacional, em "defesa da liberdade" e "valores conservadores", fazendo aumentar a tensão política no país.
Polícia russa deteve 1.784 apoiantes de Navalny durante manifestações de apoio
A polícia russa deteve pelo menos 1.784 pessoas nas manifestações de apoio ao dirigente da oposição, Alexei Navalny, na quarta-feira em vários pontos da Rússia, indicaram hoje organizações não-governamentais.
Mais dois mortos nos protestos contra golpe militar
Pelo menos duas pessoas morreram e várias foram alvejadas e feridas hoje em Myanmar (antiga Birmânia) durante uma repressão policial de manifestações contra o golpe militar de 01 de Fevereiro.
Putin assina leis que agravam repressão de manifestantes oposicionistas
O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta quarta-feira novas leis que aumentam as multas previstas para as violações legais praticadas por manifestantes ou conglomerados da Internet, depois das recentes manifestações contra o regime.
Sindicatos divididos realizam manifestações separadas por dois dias
A maior central sindical cabo-verdiana, a UNTC-CS está dividida e cada uma das partes vai realizar a sua manifestação, com uma diferença de dois dias, para exigir melhores condições laborais, mas o Governo entende não haver razões para os protestos.
Polícia de Hong Kong ameaça disparar balas reais se protestantes usarem armas letais
O aviso partiu este domingo, da polícia de Hong Kong, vão passar a usar "munições reais" se continuarem a enfrentar manifestantes que usem "armas letais". É o primeiro alerta deste tipo desde o início dos confrontos, há quase seis meses
Manifestações não autorizadas reuniram domingo milhares de pessoas em Hong Kong
Milhares de pessoas participaram domingo, pelo segundo dia consecutivo, em manifestações não autorizadas em Hong Kong, marcadas por confrontos com a polícia, que utilizou canhões de água azul para identificar os manifestantes, gás lacrimogéneo, cargas e detenções.
mais