Artigos sobre protestos

Moçambique: Tiros e gás para afastar manifestantes na posse de Daniel Chapo
A polícia recorreu a disparos e gás lacrimogéneo para desmobilizar um grupo de manifestantes que contestava, a cerca de 300 metros do local da investidura, no centro de Maputo, a posse do Presidente da República, Daniel Chapo.

Pelo menos 134 mortos esta semana nas manifestações em Moçambique
Pelo menos 134 pessoas morreram desde segunda-feira nas manifestações pós-eleitorais em Moçambique, elevando a 261 o total de óbitos desde 21 de outubro, e 573 baleados, segundo novo balanço feito hoje pela plataforma eleitoral Decide.

Pelo menos 16 mortos nas últimas 24 horas nos protestos em Moçambique
De acordo com o balanço daquela Organização Não-Governamental (ONG) que monitoriza os processos eleitorais em Moçambique, com dados de 23 e 24 de dezembro, até às 13h30 locais (10h30 em Cabo Verde), as províncias de Nampula, Zambézia e Sofala, norte e centro do país, registaram, cada, quatro mortos, além de dois em Tete e dois na província e cidade de Maputo.

Pelo menos 88 mortos e 274 baleados desde 21 de Outubro em Moçambique
Pelo menos 88 pessoas morreram e 274 foram baleadas durante as manifestações e paralisações de contestação aos resultados eleitorais desde 21 de Outubro, indicou hoje a organização não-governamental (ONG) Plataforma Eleitoral Decide.

Fumo negro, pilhagens, estouros e gás lacrimogéneo levam caos a Maputo
Maputo vive hoje um cenário de caos, com pilhagens, manifestantes pró-Venâncio Mondlane a colocarem pneus a arder nas avenidas principais, intransitáveis, perante um fumo negro cobre parte da cidade, entre consecutivos estouros de granadas de gás lacrimogéneo.

Polícia dispersa com gás lacrimogéneo centenas de manifestantes em Maputo
A polícia dispersou hoje com gás lacrimogéneo centenas de pessoas que tentavam sair do bairro de Maxaquene, nos arredores de Maputo, em direcção ao centro da capital moçambicana para se manifestarem contra o resultado das eleições gerais.

Recontagem parcial de votos confirma vitória do partido no poder na Geórgia
Uma recontagem parcial dos votos das eleições legislativas de domingo na Geórgia confirmou a vitória do partido no poder, anunciou hoje a comissão eleitoral à agência de notícias AFP, após a oposição ter denunciado fraude eleitoral.

Moçambicanos convocados para semana de protestos a partir de hoje
O candidato presidencial Venâncio Mondlane apelou a uma greve geral de uma semana em Moçambique a partir de hoje, manifestações nas sedes distritais da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e marchas para Maputo em 07 de Novembro.

Governo britânico convoca reunião de emergência após protestos violentos
O Governo do Reino Unido convocou para hoje uma reunião de emergência para analisar os protestos violentos de extrema-direita e anti-imigração ocorridos em várias cidades britânicas durante o fim de semana, que levaram a mais de 150 detenções.

Centenas manifestam-se na capital do Senegal para pedir eleições presidenciais
Centenas de pessoas manifestaram-se hoje na capital do Senegal, Dakar, para pedir ao chefe de Estado do país eleições presidenciais antes do fim do seu mandato, em 02 de Abril, depois de o governante as ter adiado.

Oposição abandona debate sobre reformas na Argentina devido a repressão
Vários deputados da oposição abandonaram, por momentos, o debate no parlamento da Argentina sobre a reforma da economia, em protesto contra o que consideraram ser "a repressão policial" de uma manifestação anti-governamental no exterior do edifício.

Trabalhadores da Frescomar protestam nas ruas contra despedimentos
Um grupo de trabalhadores da Frescomar manifestou-se hoje pelas ruas do Mindelo. Em causa, a alegada intenção da administração da empresa em desencadear um despedimento colectivo que pode afectar centenas funcionários da fábrica conserveira.

Argentina: Noite de protestos na Argentina contra medidas económicas de Milei
Milhares de pessoas manifestaram-se na quinta-feira à noite em vários pontos da Argentina, pela segunda noite consecutiva, em protesto contra as medidas económicas anunciadas pelo novo Presidente do país.

A precarização e a desvalorização do trabalho docente: um breve olhar global e local
No mundo atual, a precária situação laboral da classe docente tem suscitado preocupações e protestos, sobretudo, por parte dos professores, em diversos países. Em Cabo Verde, ações reivindicativas também têm sido realizadas pela classe docente, para pressionar as autoridades governamentais (ou seja, o Ministério da Educação) a resolver os problemas de precariedade que enfrentam no exercício da sua atividade profissional.

Guatemaltecos na rua contra "golpe" denunciado por presidente eleito
Cerca de 4.000 guatemaltecos manifestaram-se no sábado contra o "golpe de Estado" denunciado pelo Presidente eleito, Bernardo Arévalo de León, que acusa a Procuradoria-Geral de levar a cabo um plano para impedir que tome posse em Janeiro.

Polícia israelita deteve 42 manifestantes em nova vaga de protestos
A polícia israelita prendeu 42 manifestantes por "violação da ordem pública", numa nova vaga de protestos em todo o país contra a reforma judicial promovida pelo governo de Benjamin Netanyahu.

Mais de 700 detidos na quinta noite consecutiva de distúrbios em França
Pelo menos 718 pessoas foram detidas e 45 polícias ficaram feridos na quinta noite consecutiva de distúrbios em França por causa da morte de um adolescente abatido na terça-feira pelas forças de segurança, indicou hoje o Ministério do Interior.

Cuba detém pelo menos cinco pessoas que protestavam contra o regime
Pelo menos cinco pessoas foram detidas após os protestos ocorridos no sábado na cidade cubana de Caimanera, no leste do país, de acordo com relatos hoje feitos por ativistas opositores do regime.

Israelitas bloqueiam estradas em protesto contra plano jurídico
As manifestações e bloqueios de estradas regressaram hoje a Israel, contra um plano do Governo para reformar o sistema judiciário, para aumentar a pressão sobre o parlamento depois do primeiro-ministro ter interrompido as reformas durante um mês.

Protestos em Marrocos contra subida de preços de bens essenciais
Centenas de marroquinos protestaram, no sábado, em várias cidades do país, contra o aumento dos preços dos bens essenciais e para denunciar a gestão do atual governo.
mais