Artigos sobre Protestos
"Assassínios em massa" no Irão. HRW pede reunião urgente da ONU
A Human Rights Watch (HRW) acusou hoje as forças de segurança iranianas de "assassínios em massa", após a escalada dos protestos no país, e pediu à ONU que "convoque urgentemente" uma sessão especial do Conselho dos Direitos Humanos.
Número de manifestantes mortos no Irão estará na casa dos 2.000, segundo ONG
O número de mortos nos protestos contra o regime iraniano, que duram há 16 dias, poderá já ter atingido pelo menos 2.000 pessoas, segundo denunciou esta terça-feira a organização não-governamental Iran Human Rights.
Protestos no Irão tornaram-se violentos "para dar desculpa" a Trump para intervir
O chefe da diplomacia do Irão, Abbas Araghchi, disse hoje que os protestos em todo o país "tornaram-se violentos e sangrentos para dar uma desculpa" para uma intervenção militar dos Estados Unidos.
Irão ameaça retaliar contra EUA e Israel em caso de ataque norte-americano
O presidente do parlamento do Irão avisou hoje que os militares norte-americanos e Israel serão "alvos legítimos" caso de ataque por parte de Washington, tal como ameaçou o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Protesto cresce em Teerão e Internet é cortada em todo o país
No 12.º dia de um movimento de protesto contra o regime iraniano, uma grande multidão de manifestantes concentrou-se esta quinta-feira em Teerão e o país registou um corte geral da Internet, segundo uma organização não-governamental (ONG).
Organizações relatam pelo menos 29 mortos desde o início dos protestos no Irão
Pelo menos 29 pessoas morreram desde o início das manifestações e protestos em várias províncias iranianas, que começaram devido à deterioração da situação económica e à crise energética, segundo organizações de defesa dos direitos humanos.
Retrospectiva 2025: Um ano de guerra e “paz fria”
O ano de 2025 fica marcado como um dos mais turbulentos e transformadores das últimas décadas. Confirmou-se a crise do multilateralismo, guerras continuaram a ceifar vidas, novas forças políticas emergiram com agendas radicais e novas lideranças alteraram o equilíbrio geopolítico mundial. Foi o ano em que o isolacionismo americano se tornou política concreta, moldando o comércio global e a gestão de crises humanitárias. Enquanto isso, o planeta continuou a girar entre crises climáticas, tensões e os protestos da geração Z. Um ano intenso e complexo, em que, entre uma militarização crescente, ganhou força a expressão "paz fria", ou seja, nem guerra declarada, nem confiança restaurada.
Califórnia palco de "protestos violentos". Trump acusa "esquerda radical"
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou hoje a "esquerda radical" de instigar as manifestações realizadas em Los Angeles para contestar detenções em massa de imigrantes alegadamente ilegais e que têm culminado em confrontos com as autoridades.
Donald Trump envia dois mil soldados para a Califórnia após protestos contra rusgas
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou este sábado o envio de 2.000 efetivos da Guarda Nacional para Los Angeles, informou a sua porta-voz, após confrontos na cidade californiana durante os protestos contra as detenções em massa de imigrantes ilegais.
Protestos anti-Trump levam milhares de pessoas às ruas de Los Angeles
Milhares de pessoas saíram para as ruas de Los Angeles no maior protesto contra o Presidente dos Estados Unidos desde o início do segundo mandato, com muita revolta, palavras de ordem e exigências de mudança.
Protestos contra Trump e Musk convocados para sábado nos EUA (e no mundo)
Mais de mil ações de protesto contra a liderança do Presidente republicano Donald Trump e a interferência do bilionário Elon Musk na administração norte-americana estão convocadas para sábado nos Estados Unidos.
Moçambique: Tiros e gás para afastar manifestantes na posse de Daniel Chapo
A polícia recorreu a disparos e gás lacrimogéneo para desmobilizar um grupo de manifestantes que contestava, a cerca de 300 metros do local da investidura, no centro de Maputo, a posse do Presidente da República, Daniel Chapo.
Pelo menos 134 mortos esta semana nas manifestações em Moçambique
Pelo menos 134 pessoas morreram desde segunda-feira nas manifestações pós-eleitorais em Moçambique, elevando a 261 o total de óbitos desde 21 de outubro, e 573 baleados, segundo novo balanço feito hoje pela plataforma eleitoral Decide.
Pelo menos 16 mortos nas últimas 24 horas nos protestos em Moçambique
De acordo com o balanço daquela Organização Não-Governamental (ONG) que monitoriza os processos eleitorais em Moçambique, com dados de 23 e 24 de dezembro, até às 13h30 locais (10h30 em Cabo Verde), as províncias de Nampula, Zambézia e Sofala, norte e centro do país, registaram, cada, quatro mortos, além de dois em Tete e dois na província e cidade de Maputo.
Pelo menos 88 mortos e 274 baleados desde 21 de Outubro em Moçambique
Pelo menos 88 pessoas morreram e 274 foram baleadas durante as manifestações e paralisações de contestação aos resultados eleitorais desde 21 de Outubro, indicou hoje a organização não-governamental (ONG) Plataforma Eleitoral Decide.
Fumo negro, pilhagens, estouros e gás lacrimogéneo levam caos a Maputo
Maputo vive hoje um cenário de caos, com pilhagens, manifestantes pró-Venâncio Mondlane a colocarem pneus a arder nas avenidas principais, intransitáveis, perante um fumo negro cobre parte da cidade, entre consecutivos estouros de granadas de gás lacrimogéneo.
Polícia dispersa com gás lacrimogéneo centenas de manifestantes em Maputo
A polícia dispersou hoje com gás lacrimogéneo centenas de pessoas que tentavam sair do bairro de Maxaquene, nos arredores de Maputo, em direcção ao centro da capital moçambicana para se manifestarem contra o resultado das eleições gerais.
Recontagem parcial de votos confirma vitória do partido no poder na Geórgia
Uma recontagem parcial dos votos das eleições legislativas de domingo na Geórgia confirmou a vitória do partido no poder, anunciou hoje a comissão eleitoral à agência de notícias AFP, após a oposição ter denunciado fraude eleitoral.
Moçambicanos convocados para semana de protestos a partir de hoje
O candidato presidencial Venâncio Mondlane apelou a uma greve geral de uma semana em Moçambique a partir de hoje, manifestações nas sedes distritais da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e marchas para Maputo em 07 de Novembro.
Governo britânico convoca reunião de emergência após protestos violentos
O Governo do Reino Unido convocou para hoje uma reunião de emergência para analisar os protestos violentos de extrema-direita e anti-imigração ocorridos em várias cidades britânicas durante o fim de semana, que levaram a mais de 150 detenções.
mais
homepage






