Artigos sobre imigração

Cabo-verdianos em Portugal: A dura realidade de quem busca uma vida melhor
Nos últimos anos, um número crescente de cabo-verdianos tem emigrado para Portugal em busca de melhores condições de vida. No entanto, muitos enfrentam dificuldades inesperadas, desde o alto custo de vida até à exploração laboral e à incerteza de estar em situação irregular.

“Colocar os Estados Unidos em primeiro lugar não significa que vamos trabalhar sozinhos” - Amanda Roberson
“America First”. O conhecido lema que tem norteado a política dos EUA nas administrações Trump parece mais actual do que nunca. Porém, isso não quer dizer que o país vá trabalhar de forma isolada do resto do mundo. A relação com outras nações continuará a ser fomentada, e a expectativa é que também elas venham a ganhar com a abordagem e se tornem igualmente mais prósperas e seguras. Esta é a ideia transversal e destacada pela porta-voz em Língua Portuguesa, do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, em conversa com o Expresso das Ilhas. A entrevista a Amanda Roberson está inserida numa iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em divulgar junto aos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), tópicos mensalmente definidos sobre a nova política externa global de Washington. Da Imigração à suspensão da USAID, passando pela República Democrática do Congo, e terminando na África do Sul, estes são alguns dos temas abordados.

Governo dos EUA vai exigir que migrantes indocumentados se registem
O Governo dos Estados Unidos anunciou que vai exigir que os milhões de migrantes indocumentados que vivem nos Estados Unidos se registem e forneçam as impressões digitais.

EUA abandonam acordos e organizações multilaterais. Começa a “era dourada” de Trump
Donald Trump tomou posse na passada segunda-feira, 20, e logo lançou um conjunto de iniciativas polémicas que agitaram os EUA, internamente, e o mundo, no seu todo. Entre as medidas destacam-se o perdão aos 1.600 atacantes do Capitólio, a restrição da imigração, bem como a saída dos EUA da OMS e do Acordo de Paris. Da saúde ao ambiente, passando pela migração, não há área que não seja afectada à escala mundial por esta nova entrada em cena do, mais uma vez, presidente americano.

O mundo mudou
Os resultados das eleições americanas de 5 de Novembro apontam para mudanças nas regras do jogo a vários níveis nas relações internacionais. A eleição de Donald Trump para a presidência com maioria folgada juntamente com o controlo do Senado e da Câmara dos Representantes pelos republicanos vai-lhe conceder poder suficiente para pôr em prática as promessas mais disruptivas das políticas feitas durante a campanha eleitoral. Sem grande perspectiva de ver esse poder controlado pelo Supremo Tribunal de Justiça, considerando a sua composição com uma maioria confortável nomeada pelo próprio Trump e a sua aversão aos checks and balances do sistema político, aumenta a probabilidade de que o impacto dessas políticas seja profundo e abrangente.

Políticas anti-imigração afastam talento estrangeiro da Finlândia
Eleita sete vezes como o país mais feliz do mundo, a Finlândia está a perder capacidade de atrair talento estrangeiro, preocupado com as políticas anti-imigração, mas as autoridades defendem que "todos são responsáveis por criar um discurso aberto".

Thugs, Vilões ou vítimas do Sistema?
Era uma vez, numa terra, onde o sol se erguia radiante e se punha com a promessa de um amanhã melhor, mas cujo solo fértil parecia mais destinado a cultivar a delinquência juvenil do que qualquer outra coisa. “Ks dez graozinho di terra, Qui Deus espaia na meio di mar, El j di nos j ca tomado na guerra, É Cabo Verde terra querida”(…) “Terra di paz terra di gozo, Tudo quem djobk’l pa sk rkgoce, El ca ta ba el qu’rk fica, Ma s’el mandado el ta tchora”, (MONTEIRO, Cabo Verde, Terra Estimada). Um cenário digno de um romance irónico onde os problemas sociais são abundantemente irrigados pela preguiça política e a avareza das elites. A juventude, que deveria ser o futuro da nação, florescia sem rumo e a delinquência era um jogo de azar com a sorte sempre contra.

EUA preparam programa para legalizar 490 mil cônjuges de norte-americanos
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, deverá anunciar hoje uma importante mudança na política de imigração, que poderá evitar a deportação para quase meio milhão de cônjuges estrangeiros de cidadãos norte-americanos.

Alta Autoridade quer imigração na campanha autárquica em Cabo Verde
A presidente da Alta Autoridade para a Imigração (AAI), Carmen Furtado, disse hoje esperar que os programas eleitorais das eleições autárquicas deste ano incluam medidas de integração de imigrantes, a nível local.

Quinze países da UE pedem medidas mais fortes para proteger fronteiras
Quinze Estados-membros da União Europeia (UE) defenderam, esta quinta-feira, em Atenas, medidas mais fortes e financiamento adequado para proteger as fronteiras externas da comunidade, incluindo barreiras físicas e o reforço de meios de vigilância.

Edição 1108
O grande destaque da edição desta semana do Expresso das Ilhas vai para o regresso do Carnaval.

Primeiro-ministro diz que processo de regularização extraordinária de cidadãos estrangeiros "é um sucesso"
Governo está a estudar a possibilidade de realizar um novo período de regularização extraordinária de estrangeiros. Em cinco meses foram recebidos mais de cinco mil pedidos estraordinários de regularização.

Governo admite possibilidade de alargar regularização extraordinária de imigrantes
O Governo admitiu hoje a possibilidade de alargar o prazo para a regularização extraordinária de imigrantes, lançada em 15 de Janeiro, ou mesmo fazer alterações na lei para uma regularização mais célere.

Edição 1053
Esta semana o destaque principal do Expresso das Ilhas vai para a plataforma digital que o governo está a criar para agilizar negócios e financiamentos para as empresas.

Socióloga Carmem Furtado vai presidir à nova Alta Autoridade para a Imigração
A socióloga Carmem Barros Furtado, de 38 anos, vai presidir à nova Alta Autoridade para a Imigração (AAI) de Cabo Verde, que terá a responsabilidade de elaborar propostas de políticas e estratégias para integrar estas comunidades.

Remessas dos emigrantes cabo-verdianos sobem 26%
As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago aumentaram 26% até Março, para o equivalente a mais de 60 mil contos por dia, segundo cálculos com base num relatório do banco central.

Trump anuncia suspensão temporária da imigração para os EUA
O Presidente norte-americano anunciou a suspensão temporária da imigração para os Estados Unidos para “proteger os empregos” no país, na sequência da crise económica causada pela pandemia da covid-19.

Governo anuncia para breve título de residência electrónico
O Governo anuncia a implementação, em breve, do título de residência electrónico para agilizar o processo de documentação das comunidades estrangeiras residentes no país. A iniciativa vem dar resposta a uma das principais preocupações dos imigrantes no arquipélago.

Autoridades portuguesas desmantelam rede de auxílio à imigração ilegal a partir de Bissau
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal anunciou hoje que desmantelou uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal para a Europa, que tinha “como figura central” um funcionário do serviço consular da embaixada de Portugal em Bissau.

México defende declínio “irreversível” da migração
O chefe da diplomacia mexicana defendeu, na terça-feira, que as medidas do seu Governo conseguiram uma tendência “irreversível” de declínio da imigração ilegal para os EUA, mas Washington insistiu que há “mais a fazer” para conter esse fluxo migratório.
mais